Agregados

Tensionadores mecânicos de correia

 
 
 

Os tensionadores mecânicos de correia representam uma excelente solução econômica para acionamentos de correia multi V tensionados automaticamente. A força necessária de pré-carga da correia é produzida pelo torque de uma mola prato assim como o braço de alavanca e a polia tensora. O conjunto amortecedor, consistindo de disco de fricção e pastilha de atrito, está précarregado com a força axial da mola. Ao movimentar-se, o braço da alavanca causa um movimento relativo no conjunto amortecedor, o que resulta em atrito e no consequente amortecimento. A força de pré-carga da correia (através do torque da mola) e o amortecimento (através da força axial da mola) são ajustados independentemente a cada aplicação. Devido aos materias usados, é possível alcançar valores elevados e consistentes de amortecimento independentemente de temperatura e freqüência, assim como efeitos mínimos de amaciamento.

Os dois diferentes modelos permitem o aproveitamento ideal do espaço construtivo disponível.

As polias tensoras instaladas consistem de rolamentos de esferas de uma ou duas carreiras, especialmente desenvolvidos pela INA para aplicações de acionamento por correia, com rodas fabricadas em poliamida reforçada com fibra de vidro ou aço anti-corrosivo, dependendo da aplicação

Graças à avançada tecnologia de ferramental e de produção, as rodas fabricadas em poliamida resistente a altas temperaturas se igualam às rodas de aço usadas como alternativa, em relação à circularidade e às características de operação.