Agregados

Tensionadores hidráulicos de correia

 
 
 

As unidades tensoras hidráulicas de correia constituem uma solução para acionamentos de correia multi V sujeitas a elevadas exigências. Elas consistem de um elemento hidráulico com uma mola de compressão integrada e o amortecimento hidráulico do espaço de fuga, junto com o braço de alavanca com uma polia tensora. O amortecimento hidráulico do espaço de fuga atua de maneira controlada e proporcional à velocidade, de forma que o amortecimento somente é produzido quando necessário. A força necessária de pré-carga da correia é adequada à aplicação específica através da relação de compressão integral e a relação das alavancas. O amortecimento necessário é ajustado através da definição do espaço de fuga. As características do óleo hidráulico utilizado garantem a menor dependência térmica possível do amortecimento, além de excelente resistência ao envelhecimento - praticamente sem desgaste.

As polias tensoras instaladas consistem de rolamentos de esferas de uma ou duas carreiras, especialmente desenvolvidos pela INA para aplicações de acionamento por correia, com rodas fabricadas em poliamida reforçada com fibra de vidro ou aço anti-corrosivo, dependendo da aplicação.

Graças à avançada tecnologia de ferramental e de produção, as rodas fabricadas em poliamida resistente a altas temperaturas se igualam às rodas de aço usadas como alternativa, em relação à circularidade e às características de operação.