Sistemas de acionamento por corrente

Desenvolvimento de sistemas

 

Os sistemas de acionamento em motores modernos de combustão são compostos por uma séria de componentes individuais como elementos de tensionamento, trilhos, rodas e correntes, os quais atuam uns com os outros. Para alcançar o máximo de funcionamento e durabilidade é necessário considerar não somente cada componente, mas o sistema todo como um conjunto. Para isto a empresa INA oferece sistemas completos e desenvolve estes sistemas junto com os produtores de motores.

 

Software de cálculo – INA (1)
No começo em cada desenvolvimento de correia está a fixação dos lay-out´s Isto é feito com o auxílio de um sistema moderno CAD e um software para cálculo desenvolvido especialmente pela INA. Este programa testa o Layout produzido pelo CAD considerando os parâmetros como tolerância, propagação de calor, desgaste e elasticidade. As alterações geométricas em dependência das influências são exibidas pelo engenheiro, o qual utiliza o software CAD para isto.
   
 

Ao lado da estrutura cinemática é simulado também as características dinâmicas da "correia". Podemos encontrar no desenrolar do projeto fatos sobre o toruqe e vibração, além de economizar tempo.

 

Depois de terminar a etapa de construção, a amostra deve passar por diversos testes. A função do componente no motor de testes é provar suas condições e reações. Sendo assim fica provado se os ajuste do elemento tensionador no eixo foi corretamente realizado, a construção e vibração da correia está adequada. Além de outros diversos parâmetros serem também, nestes testes, reavaliados. Após isso a dureza da peça em relação a vida útil do motor tem que ser assegurada. Esta verificação pode ser realizada pela própria INA, como também a vida útil do motor completo. Assim como a montadora fará com o veículo completo. Durante os testes os especialistas conseguem acompanhar a reação do componente em questão. Quanto a dureza do material do componente, esta também pode ser verificada nas máquinas de testes.

Somente depois de diversos testes e liberações técnicas o componente pode seguir para produção em série. Enquanto o Grupo Schaeffler produz elementos tensionadores, rodas de correntes, trilho e guia tensionadora as correntes vem de um experiente parceiro.