Produção de aço

Máquina de fundição contínua

Pivô para panelas de fundição

Um componente muito importante nas fundições é o pivô para a panela de fundição. Ele serve como apoio para a panela de fundição (peso até 300 toneladas). Com o auxílio do pivô as panelas são giradas alternadamente na posição de despejo. Esta função garante o funcionamento contínuo. Enquanto a panela despeja o aço, do outro lado é feita a substituição de uma outra panela cheia.

O mancal no pivô da panela tem uma durabilidade de mais de 10 anos apesar das forças enormes e altos momentos.

Aqui são utilizados rolamentos de rolos cilindricos e rolamentos auto compensadores axial com diâmetros de mais de 1000 mm e rótulas INA.

 
 

Guia dos rolos

A linha de fundição é apoiada por rolos que são desviados da posição vertical para a horizontal. Para reduzir a curvatura, os rolos são apoiados em seu comprimento por vários mancais.

Estes rolamentos são expostos à altas cargas, baixas rotações, à água e altas temperaturas.

Para os mancais dos rolos são utilizados rolamentos auto compensadores e rolametnos de rolos cilindricos nas versões abertas, vedados, divididos ou não e nos segmentos superiores são utilizados rolamentos de agulhas.

Os rolamentos nas fundições possuem um tempo de vida útil que varia de um até vários anos, dependendo da aplicação e manutenção. O tipo e qualidade da vedação dos rolamentos são os fatores mais importantes.