Aplicações

Engrenagem de navio

Dados técnicos

  • Potência: P = 5 475 kW
  • Rotação: 750 min –1
  • Rotação: 209 min –1
  • Temperatura de operação ca. 50 °C

Exigências

  • Alta segurança
  • Boa vedação

 
 
 

Escolha do rolamento

Eixo da embreagem

O eixo da embreagem está apoiado em um rolamento auto compensador 3248B.MB (1) como rolamento livre e em um rolamento de rolos cilindricos NU1056M (2) como rolamento livre. O eixo transmite somente o momento de torque. Seus rolamentos são sobrecarregados apenas pela força do próprio peso e por pequenas forças do acionamento secundário. As medidas do rolamento se resultam da construção, o que leva a utilização de rolamentos grandes. Por esta razão é necessário observar o tempo de vida útil.

Eixo de transmissão

Dos rolamentos auto compensadores 23248B.MB (3,4) absorvem as forças radiais da estrutura dentada no eixo de transmissão As forças axiais da direção principal da rotação são absorvidas por um rolamento auto compensador axial 29434E (5) O rolamento 23248B.MB (4) do lado esquerdo absorve as forças axiais na direção contrária. Ele está posicionado com uma folga mínima contra o rolamento auto compensador axial e pré-tensionado por molas. O pré-tensionamento cuida para que os rolos e as pistas do rolamento não se separem uma das outras. O anel externo do rolamento não recebe apoio na carcaça e por isto este rolamento não pode transmitir nenhuma força radial.

Eixo de transmissão

As forças radiais e axiais são absorvidas totalmente separadas umas das outras nos eixos de transmissão. As forças radiais são absorvidas por dois rolamentos auto compensadores 23068MB (6) . Um rolamento auto compensador axial 29464E (7) absorve a diferença da força de avanço da hélice e as forças axiais. As pequenas forças axiais na rotação contrária são absorvidas pelo pequeno rolamento auto compensador 29364E (8). Estes dois rolamentos axiais são ajustados com uma pequena camada axial de ar, são pré-tensionados com mola e não tem apoio radial na carcaça.