Publicações
 

Brochura | 2015-07
Expertise in Bearing Technology and Service for Rail Vehicles

 
 

Informação técnica do produto | 2014-09
Repair and Reconditioning of Rolling Bearings

 
CONTATO
Linha de Produtos

Outros Suportes de Rolamento

Os mancais da Schaeffler também são ideias para polias tensoras de cabos aéreos e AMVs (aparelhos de mudança de via), tecnologia pendular e sistemas estabilizadores, bem como sistemas de ajuste de bitolas de trilhos ferroviários, graças a sua robustez, confiabilidade e economia. Eles também asseguram segurança e longa vida operacional em suportes de rolamento para sistemas de portas e auxilio de embarque, para conexões de vagões e bogies e para sistemas de frenagem.

 

Suportes de Rolamento para Polias Tensoras de Cabos Aéreos e AMVs

 

Seguro e firme apesar das cargas permanentes

Como bem muito durável, a rede ferroviária representa um investimento de longo prazo, o qual durante muitos anos está sujeito a cargas pesadas. Os mancais da Schaeffler ajudam a garantir que AMVs e polias tensoras de cabos aéreos, por exemplo, possam operar com confiabilidade por muitos anos.

 

Suportes de Rolamento e Componentes para Sistemas de Frenagem

 

Design testado assegura segurança e funcionalidade

Peso leve, mínima necessidade de espaço, funcionamento suave e confiabilidade são os requisitos dos modernos sistemas de frenagem em veículos ferroviários. É ai onde se fazem presentes as vantagens dos rolamentos de agulha, buchas de agulha fechadas, rolamentos axiais de rolo e mancais de roda livre possibilitando desenvolvimentos avançados.

 

Suportes de Rolamento para Tecnologia Pendular e Sistemas Estabilizadores

 

Tempos de viagem mais curtos e mais conforto graças às velocidades mais altas

Os rolamentos INA para tecnologia pendular e sistemas estabilizadores proporcionam tempos de viagem mais curtos e maior conforto no transporte ferroviário entre cidades. Dependendo da aplicação são usados rolamentos de rolos de apoio, rolamentos de rolos cilíndricos com ranhuras anulares, rolamentos axiais/radiais de rolos cilíndricos e rótulas radiais que dispensam manutenção, da INA. Os rolamentos da Schaeffler para tecnologia pendular estão instalados no trem suíço Swiss Intercity Tilting Train (ICN) e no novo Pendolino da Alstom, por exemplo.

 

Suportes de Rolamento para Sistemas de Ajuste de Bitolas de Trilhos Ferroviários

 
 
 
 

Redução de custos e economia de tempo com ajuste de bitolas de trilhos

Diferenças nas bitolas dos trilhos na Europa e Ásia geralmente causam atrasos para passageiros e cargas ferroviárias nas fronteiras. Instalações de ajuste automático de bitolas em estações de fronteira e conjuntos de rodas de ajuste de bitolas nos veículos ferroviários permitem que a distância entre as rodas e os eixos seja ajustada de forma rápida e econômica.

Buchas cilíndricas de deslizamento que dispensam manutenção e rolos de apoio da INA suportam os complexos mecanismos de ajuste de bitolas e ajudam a aumentar os intervalos de manutenção. Elas são instaladas, por exemplo, no sistema de ajuste de bitolas de trilhos SUW 2000 ZNTK da Poznán SA.

 

Suportes de Rolamento para Acoplamentos

 
 
 
 

Características estáveis de transporte graças à desnecessidade de manutenção

Os acoplamentos transferem a força de tração da locomotiva para os vagões acoplados a ela, ou conectam diversas unidades acionadas entre si. Alguns designs especiais, como acoplamentos fechados, não só suportam as forças de tração como também pressões e forças de peso.

Mancais de deslizamento da INA tem sido usados com êxito por mais de 30 anos nesta aplicação. No início eram utilizados mancais de deslizamento que requerem manutenção, hoje, a alta capacidade de desempenho da nossa malha deslizante ELGOGLIDE® nos permite cada vez mais fornecer versões que dispensam manutenção e têm longa vida nominal. Tudo isto vai de encontro a atender a necessidade dos operadores de veículos ferroviários para reduzir os custos de manutenção e os tempos de parada.

 

Suportes de Rolamento para Pantógrafos

 
 
 
 

Muitos anos de operação confiável devido à rigidez e pouca folga

Coletores de corrente e pantógrafos transferem a energia elétrica das catenárias rígidas aos veículos elétricos. Eles devem realizar esta tarefa sob as mais variadas condições operacionais. Essas condições compreendem velocidades acima dos 500 km/h e baixas temperaturas de operação equivalentes a -40 °C (condições climáticas às quais os componentes estão expostos sem proteção).

Os rolamentos do Grupo Schaeffler permitem soluções de funcionamento suave, pouca necessidade de espaço e baixo atrito e que também proporcionam a rigidez e folgas mínimas necessárias para muitos anos de uso em campo.

 

Suportes de rolamento para sistemas de portas e de auxílio de embarque

 
 
 
 
 
 

Baixa necessidade de manutenção graças à durabilidade e robustez

Os mancais da Schaeffler são usados em sistemas de portas de veículos ferroviários de passageiros, vagões de carga e plataformas. Rolos de leva, rolos de suporte e rolos de apoio, buchas de esferas, rótulas radiais e terminais de rótula asseguram que estes complexos sistemas sujeitos a altos esforços sejam extremamente confiáveis e tenham longos intervalos de manutenção.

Vagões de Passageiros
O ciclo de abertura de veículos ferroviários para passageiros geralmente envolve um movimento giratório para fora e um movimento de abertura linear das portas. Rótulas e terminais de rótula da INA isentas de manutenção realizam esses movimentos giratórios com confiabilidade. Rolamentos rígidos de esferas com carcaças flangeadas também são usados em alguns casos. Rolos de leva e sistemas de guias ou guias lineares de esferas recirculantes são usados para os movimentos lineares.

Os rolos de leva também são eficazes quando se trata de proporcionar suporte de torque adicional para guiar o movimento de abertura com segurança. A duração de operação muitas vezes ultrapassa 10 anos.

Vagões de carga
Os sistemas de porta em vagões de carga, como vagões de paredes deslizantes e de autodescarga, são muito variados. Rolos de suporte, rolos de leva, rolamentos de agulha e mancais deslizantes da Schaeffler asseguram robustez e durabilidade necessárias, bem como baixos custos de manutenção. Eles são usados em mecanismos de portas persiana e coberturas e garantem a confiabilidade do funcionamento de mecanismos deslizantes, sistemas de guia, suportes de torque, ligações e suportes de rolamento de unidades de acionamento.

 

Suportes de rolamento para conectar vagões e bogies

 
 
 
 

O maior conforto possível inclusive em trechos difíceis

Coroas giratórias em rolamentos de quatro pontos de contato são frequentemente usados para conectar vagões e bogies em bondes e metrôs. Os pontos de instalação desses rolamentos se caracterizam por alta contaminação, longa vida operacional, vibrações, altos índices de acidentes e acesso difícil.

As coroas giratórias da INA comprovam a sua eficácia sob severas condições graças a:

  • vedações eficazes com proteção melhorada contra jatos de vapor
  • proteção Corrotect® contra corrosão
  • sistemas de pistas pré-carregados
  • graxa lubrificante especial
  • longos intervalos de manutenção
  • alta confiabilidade
  • montagem fácil

Vários designs especiais, tais como designs com tampas adicionais e rolos amortecedores integrados ajustáveis e reajustáveis estão em operação atualmente.

 

Suportes de rolamento para conectar vagões ferroviários

 

Altíssima capacidade de carga sob cargas extremas

Os vagões individuais em muitos veículos ferroviários modernos estão conectados por passagens que permitem a livre movimentação dos passageiros entre um vagão e o outro. Essas conexões são usadas com rótulas da INA, que dispensam manutenção, e com terminais de rótula, que mesmo sob cargas extremas (p.e. absorção do impacto de cargas) combina alta capacidade de carga com rolamentos de pequenas dimensões, baixo atrito do rolamento e longa vida operacional. As rótulas da INA também proporcionam mais conforto, por exemplo, nos bondes articulados de piso baixo Combino, da Siemens.

 

Articulação Central Superior
As articulações centrais superiores conectam corpos de vagões no teto. As rótulas radiais que dispensam manutenção e os terminais de rótula permitem os movimentos giratórios e oscilantes e as inclinações longitudinais ns viradas de esquina e nos trechos de subida e descida.

 

Articulação Central Inferior
As articulações centrais inferiores conectam os corpos dos vagões na área do piso do veículo. Rótulas de contato angular e rótulas axiais permitem os movimentos giratórios e oscilantes e as inclinações longitudinais nas viradas de esquina e nos trechos de subida e descida, bem como a posição horizontal dos assentos dos trilhos; as rótulas também transferem todas as forças de aceleração entre os corpos dos vagões. Nos veículos de piso baixo onde não se usam bogies, elas também suportam o peso dos corpos dos vagões sobrepostos.