História

História

 
 

1958

Os irmãos Wilhelm Schaeffler e Georg Schaeffler fundam a Rolamentos Schaeffler do Brasil em agosto de 1958, em Santo Amaro. Foi um momento propício para investimentos na área automobilística, pois grandes empresas deste ramo, como Volkswagen, Mercedes-Benz, DKW (Audi), General Motors e Ford já possuíam filiais no País e algumas iniciavam a construção de suas fábricas.

 

1959

A Rolamentos Schaeffler do Brasil inicia a produção de agulhas e dos primeiros rolamentos de agulhas para a Volkswagen. Os primeiros clientes foram as empresas Albarus, de Porto Alegre, que adquiria agulhas para castanhas de cruzetas, e a Clark (hoje Eaton), que montava as agulhas em suas caixas de câmbio.

 

1959

Schaeffler participa do primeiro Salão do Automóvel.

 

1960

Iniciada a produção de rolamentos para caixas de câmbio do Fusca e da Kombi – dois sucessos de vendas da Volkswagen.

 

1962

Importantes eventos esportivos contam com o patrocínio da Schaeffler como as 500 Milhas de Interlagos.

 

1975

É fundada a LuK do Brasil, que inicia as operações em São Paulo, em um galpão da Rolamentos Schaeffler. Com componentes importados da matriz, em Bühl (Alemanha), são montados os primeiros platôs e discos de embreagens para o Passat, da Volkswagen.

 

1975

Em junho de 1975, a LuK do Brasil inaugura sua fábrica em Sorocaba. De 300 peças fabricadas por dia em São Paulo, a produção aumentou para 1.500 peças em Sorocaba.

 

1976

Início da produção de embreagens duplas para tratores, através do fornecimento para as linhas Massey Ferguson e Valmet.

 

1978

Em abril, é enviado o primeiro container com platôs e discos de embreagem para a LuK Alemanha.