Renata Campos – MTB 47.472
Marketing and Corporate Communications - South America
Schaeffler Brasil Ltda.

Tel.  +55  15 3335 1422

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup para receber os últimos press-releases e novidades.

2016-07-21 | Sorocaba

Consolidado evento promovido pela SAE BRASIL – Seção Campinas, tem o objetivo de difundir conhecimentos de elevado teor tecnológico no projeto e desenvolvimento do Powertrain

Schaeffler participa do 14º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

A Schaeffler, por meio de suas principais marcas, INA, FAG e LuK, participa do 14º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain – Seção Campinas, promovido pela SAE BRASIL, o evento será realizado nos dias 1 e 2 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba, em Sorocaba-SP.

O Simpósio mantém o propósito de difundir conhecimento tecnológico no projeto e desenvolvimento do Powertrain. O evento, cujo objetivo é reunir os temas Transmissões e Motores Ciclo Otto, será dividido em dois dias com atividades direcionadas a cada tema.

A programação abrange no primeiro dia um curso de Transmissões, com palestras e exposições em temas relevantes dos sistemas de transmissões de veículos híbridos e elétricos. Dentro do tema Motores Ciclo Otto, serão apresentadas seis palestras, sendo o foco em redução de consumo de combustível para veículos de passeio, e também um painel dedicado a veículos híbridos.

No segundo dia, dentro do tema Transmissão serão realizadas palestras técnicas dividas por blocos, sendo: "Conceitos sobre sistema de transmissão", "Componentes para transmissões" e "Novas Tecnologias". Em Motores Ciclo Otto serão apresentados os temas: "Turbo and Intake Solutions", "P&D sobre motores de combustão em Universidades" e "Emissões em motores Flex-Fuel", as apresentações serão seguidas por debates.

A Schaeffler estará presente nos dois dias do evento com engenheiros e técnicos que vão compartilhar seus conhecimentos por meio de palestras e exposição. Os temas abordados pela equipe da Schaeffler serão: "Gear Shift Cover – New Development Design", dentro do Café Interativo que ocorrerá no dia 1 e "Shift Tower, mais um avanço rumo a Mobilidade para o Amanhã", palestra técnica que será realizada no dia 2, ambos dentro do tema Transmissão.

"Participar de um evento como esse é a maneira mais eficaz de compartilhar e adquirir conhecimentos técnicos. A troca de experiência é importante na concepção de qualquer projeto e no Simpósio temos a oportunidade de estar em contato com profissionais da área automotiva e também com estudantes da área de engenharia que serão os futuros profissionais no mercado", afirma Cláudio Castro, Diretor Executivo Sistemas Transmissão Schaeffler America do Sul.

Sistema de engate para Transmissões Manuais – Shift Tower
A Schaeffler planeja produzir um dos principais componentes do sistema de engate para transmissões manuais, a Torre de Mudança – Shift Tower, uma solução tecnológica que oferece importantes diferenciais ao sistema de transmissão dos veículos: maior conforto ao dirigir, mais precisão nos movimentos de engate e seleção de marchas, proporcionando consequentemente melhor desempenho.

Com a concepção em formato de torre, essa tecnologia pode ser aplicada em qualquer transmissão manual, com elevado padrão de qualidade. São vários designs do sistema já disponíveis, mas dependendo das necessidades do cliente, a Schaeffler é capaz de desenvolver um modelo personalizado, atendendo a requisitos específicos, sejam eles ajuste ou rendimento.

Atualmente, o sistema é produzido em unidades da empresa na Europa, China e Índia e para produzir localmente, a Schaeffler conta com uma equipe de cerca de 25 pessoas entre Brasil e Alemanha focadas no projeto. “São engenheiros do Brasil e Alemanha que trabalham em conjunto, num intercâmbio de informações e expertise para viabilizar a produção no Brasil”, diz Cláudio Castro, Diretor Executivo Sistemas Transmissão Schaeffler America do Sul.