Renata Campos - MTB 47.472
Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

Schaeffler Brasil Ltda.

Tel.  +55  15 3335-1422

Siga-nos no Twitter @schaefflerpress para receber os últimos press-releases e novidades.

2016-10-20 | Sorocaba

Schaeffler participa do Congresso SAE Brasil 2016 com foco na Mobilidade para o Amanhã

A Schaeffler em nível global está trabalhando e desenvolvendo soluções com foco no conceito Mobilidade para o Amanhã (Mobility for Tomorrow) e durante o evento, ele estará presente em toda concepção do estande, bem como nos produtos que serão expostos.

Com o conceito Mobilidade para o Amanhã, que reforça o compromisso da Schaeffler com tecnologia, inovação e sustentabilidade, a empresa participa do 25º Congresso SAE Brasil, cujo tema é “A Engenharia Criando a Mobilidade do Futuro – Intermodalidade – Conectividade – Veículos e Sistemas Inteligentes” e será realizado de 25 a 27 de outubro, em São Paulo-SP.

Com intuito de demonstrar o que é e como funciona o conceito da Mobilidade para o Amanhã, a Schaeffler desenvolveu em seu estande elementos que exemplificam esse mote, como os projetos:

• Formula E – A Schaeffler participa de uma nova era do automobilismo: a da mobilidade elétrica, que deverá definir significativamente a mobilidade do futuro. Para estar na vanguarda dessa tecnologia, a Schaeffler está presente na Formula E como parceiro da única equipe alemã, a ABT Sportsline, por meio do desenvolvimento do motor elétrico, chamado ‘ABT Schaeffler MGU 01’, cujo foco é alcançar a melhor eficiência possível, alta confiabilidade e con¬trole térmico ideal. Também desenvolveu uma nova transmis¬são e a suspensão também foi otimizada, com maior rigidez e cinemática melhorada. Um software ge¬rencia a interação entre todos os componentes. Um dos pilotos da equipe ABT Sportsline é o brasileiro Lucas Di Grassi.
  • Bio-Hibrido - Veículo desenvolvido para ser a solução da mobilidade urbana para o futuro. Com um formato compacto de 2,1x1,5m por 0,85m de largura, o veículo possui dois acentos, duas rodas dianteiras e duas traseiras o que lhe garante economia de energia e estabilidade ao dirigir, possui acionamento eletroassistido, sistema portátil de baterias, bagageiro variável e atinge uma velocidade de até 25Km/h.
  • Digitalização - A Schaeffler está trabalhando de perto com a IBM para desenvolver soluções inovadoras para sua própria transformação e para consumidores que usam metodologias de planejamento de projetos (design thinking) e de desenvolvimento ágil. Um ecossistema digital e aberto está sendo desenvolvido para criar um ambiente, no qual a Schaeffler pode trabalhar tranquilamente com seus consumidores e parceiros, tendo a plataforma digital como base técnica.

Dentro de todo esse conceito e visando atender às necessidades de um mercado cada vez mais exigente, a Schaeffler apresentará suas soluções para sistemas de motor, transmissão e chassi, focados em eficiência energética e inovação. Para esse ano, a novidade é o sistema E-Clutch - MT Plus, que é um sistema eletrônico de acionamento de embreagem. Dependendo de sua configuração, o E-Clutch pode atuar apenas em situações específicas ou controlar totalmente o acionamento de embreagem. A configuração MT Plus é uma versão semi automática que possui um bom custo benefício com fácil adaptação nos sistemas atuais. Nesta versão o principal diferencial é a função chamada de sailing, que reduz o consumo de combustível.

Outro destaque é a Embreagem NKK, em alemão, Neue Kleine Kupplung, que identifica um novo conceito de embreagem convencional a seco para veículos pequenos, na qual tecnologia de ponta foram aplicadas para melhorar a rigidez estrutural do platô de embreagem e criar uma função de boost, que aumenta a capacidade de torque da embreagem sem mudar a força do pedal.

“O Congresso SAE é uma excelente oportunidade para Schaeffler mostrar tudo que vem desenvolvendo e, principalmente de expor através de novos projetos a sua preocupação com o futuro. Tão importante quanto desenvolver soluções inovadoras para nossos clientes atuais é estar atento as necessidades do futuro, tanto do mercado quanto do meio em que estamos vivendo, tecnológica, econômica e ambientalmente. Ter know how voltado para o futuro é nosso diferencial e o Congresso nos proporciona a oportunidade dividir e absorver experiências com clientes e parceiros”, Cláudio Castro, Diretor Executivo da Divisão de Sistemas de Transmissão – América do Sul.

Mais sobre as tecnologias expostas:

• Sistema de Acionamento de Acessórios por Correia (FEAD)
    Sistema de acionamento de acessórios por correia (FEAD), tem como características: ajuste automático da tensão da correia sendo que a tensão da correia é praticamente constante durante toda a vida do sistema. Compensação do alongamento e desgaste da correia devido ao comportamento térmico de todos os componentes do sistema; Redução dos picos dinâmicos de força e minimização de deslizamento, ruído e vibrações da correia. Composto por polias plásticas, metálicas, desaclopadora e tensionadores, uma de duas características é também a minimização de perdas por atrito.
  • VCP – Sistema de Válvula Variável
    Sistema de válvula variável contribui com o processo de combustão, reduzindo perdas e, em consequência, melhorando o rendimento, o que reverte também em menos consumo de combustível. Assim, o VCP viabiliza a redução de emissões de gases poluentes, a economia de combustível, a adequação de torque e potência, bem como um maior conforto ao motorista.
  • Rolamento 3º geração
    Rolamento de roda com integração dos flanges para o disco de freio, roda e alojamento, permitindo um ajuste preciso da folga axial durante a produção, otimizando, assim a vida útil do rolamento. Fácil integração do sistema ABS. Dentre os principais benefícios estão: Pré-carga predefinida; Sem interferência do processo de montagem; Redução de falhas de montagem; Redução do custo logístico.
  • Coluna de Direção
    A coluna de direção está diretamente ligada à segurança e ao conforto do condutor e dos passageiros do veículo. Os rolamentos para a coluna de direção da Schaeffler fazem parte deste sistema, contribuindo com a facilidade e a precisão na direção do veículo. Estes rolamentos suportam os esforços do sistema sem folgas indesejáveis no volante, proporcionando maior conforto em dirigibilidade e baixo torque de giro.
  • Shift Tower
    A torre de mudança (shift tower) é uma solução tecnológica que oferece importantes diferenciais ao sistema de transmissão dos veículos: maior conforto ao dirigir, mais precisão nos movimentos de engate e seleção de marchas, proporcionando consequentemente melhor desempenho. Esses benefícios são resultado da alta tecnologia empregada pela Schaeffler, aliada à simplicidade do sistema, com menos partes e interfaces funcionais. É uma solução altamente integrada, na qual são eliminados vários componentes individuais, materiais de fixação e etapas de montagem.

Sobre o Congresso SAE 2016
Com o tema A Engenharia Criando a Mobilidade do Futuro – Intermodalidade – Conectividade – Veículos e Sistemas Inteligentes”, o Congresso SAE Brasil 2016 espera reunir milhares de visitantes, entre diretores, executivos, engenheiros, consultores e acadêmicos dos setores automotivo, aeroespacial, ferroviário, manufatura, veículos comerciais, de máquinas agrícolas, de construção e de duas rodas.

Serviço:
Estande Schaeffler: 45 e 46
No dia 25/10 (terça-feira), às 14h, o Diretor Executivo de Engenharia, Cláudio Castro, estará no estande para atender a imprensa.
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho
Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo