Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

Tel.  +15  3335 1422

2017-04-11 | Sorocaba

Primeira a desenvolver o Volante Bimassa (DMF), a Schaeffler é líder mundial na produção desse sistema de transmissão

Tecnologia do Volante Bimassa é exposta pela Schaeffler na Automec 2017

A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA, FAG e Ruville, é a maior fabricante de Volantes Bimassa (DMF) do mundo, com mais de 650 modelos diferentes e mais de 100 milhões de unidades produzidas. Essa é uma das tecnologias que a empresa vai expor na Automec 2017 (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços), no período de 25 a 29 de abril, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, em São Paulo.

A Schaeffler se tornou a precursora no desenvolvimento dessa tecnologia de transmissão quando começou a fabricar o Volante Bimassa há 32 anos. A empresa estabelecia, com isso, novos padrões no isolamento de ruídos e absorção de vibrações do sistema propulsor, otimizando o amortecimento torcional entre o motor e câmbio e aumentando sua eficiência.

Inicialmente desenvolvido para motores de alto desempenho, o Volante Bimassa acabou se firmando também como padrão na classe de veículos compactos, pois além de proporcionar conforto ao dirigir, faz com que o motor do veículo trabalhe em rotações de alta eficiência no consumo de combustível, reduzindo as emissões de CO2.

Mesmo num mercado tão dinâmico como o automotivo, o Volante Bimassa mantém sua história de sucesso, evoluindo constantemente nesses 32 anos, com opções adicionais de desenvolvimento para atender às exigências dos clientes.

Evolução
A evolução dos motores nas últimas décadas acrescentou novos desafios à indústria automobilística: enquanto os torques dos motores continuavam aumentando, a otimização do sistema propulsor também gerava um aumento do efeito denominado “ruído de câmbio”. Especialmente os motores a diesel com altos torques provocavam vibrações rotacionais adicionais que podiam ser ouvidas como um rugido vindo do chassi do veículo. Encontrar uma solução para eliminar esses efeitos desagradáveis tornou-se uma importante tarefa para os engenheiros automotivos.

Foi assim que a Schaeffler desenvolveu o Volante Bimassa, composto de um volante dividido em duas massas: a massa de inércia primária no lado do motor e a massa de inércia secundária no lado da transmissão. Elas permanecem conectadas uma à outra por meio de um sistema de amortecimento por molas bem mais longas do que as molas de amortecimento usadas na embreagem, podendo isolar as vibrações geradas de forma mais eficiente. Com o Volante Bimassa LuK, as rotações críticas de ressonância foram reduzidas a níveis abaixo da rotação de marcha-lenta, mantendo ao mesmo tempo, o amortecimento de vibrações originadas no motor.

Desde então, o DMF vem evoluindo continuamente para atender o crescente desempenho dos motores e as exigências de conforto dos clientes. Há alguns anos, a Schaeffler otimizou o Volante Bimassa, com amortecedores de pêndulo centrífugo, aumentando a absorção de vibrações. O amortecedor do pêndulo centrífugo já vinha sendo aplicado em motores de aviões, mas a massa do pêndulo necessária e a complexidade de sua aplicação em motores impediam que fosse usado no setor automotivo. Ao combinar a ideia ao Volante Bimassa, a Schaeffler teve êxito em encontrar uma solução viável, possibilitando a incorporação do amortecedor de pêndulo centrífugo ao drivetrain. Como resultado, o DMF LuK garante excelente conforto na direção, inclusive para as gerações de motores de alto torque, e foi projetado para durar por toda a vida útil do veículo, sem apresentar sintomas de fadiga.

Assim, o Volante Bimassa da Schaeffler contribui decididamente com a indústria automobilística, absorvendo as vibrações, reduzindo ruídos na transmissão, aumentando a vida útil do câmbio e proporcionando maior conforto ao motorista. Também possibilita a condução do veículo com alta eficiência no consumo de combustível, o que contribui com a diminuição de emissões de CO2.

O entusiasmo dos primeiros tempos do DMF permanece inalterado até hoje, inclusive pela crescente tendência no desenvolvimento de motores com torques elevados. Devido ao desenvolvimento contínuo, o Volante Bimassa permanece como referência em inovação no sistema de transmissão.

Presença na Automec
A Schaeffler vai expor na Automec 2017 várias inovações: Volante Bimassa (DMF), LuK 2CT, INA GearBOX, Rolamento de Roda de 3ª geração, Kit de Distribuição de Polias, FAG SmartSet, RepSets e Rolamentos Agrícolas. Os visitantes conhecerão ainda produtos da marca Ruville, bem como o Portal REPXPERT.

“A Schaeffler oferece ao mercado de reposição automotivo o que existe de melhor em tecnologia e inovação no setor de autopeças. Temos um amplo portfólio, com soluções que só uma empresa global e fornecedora das maiores montadoras do mundo pode disponibilizar também ao mercado de reposição”, destaca Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior do Aftermarket Automotivo Schaeffler América do Sul.

Estande Schaeffler:
E 141
Data: 25 a 29 de abril de 2017
Horário: Terça a Sexta das 11h às 20h - Sábado das 9h às 17h
Local: São Paulo Expo - Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 - Parque do Estado, São Paulo