Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

Tel.  +15  3335 1422

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup para receber os últimos press-releases e novidades.

2017-07-05 | Sorocaba

Schaeffler recebe visita da Secretária para Assuntos da Europa e Relações Regionais do Estado da Baviera, Dra. Beate Merk, em sua planta em Sorocaba

Merk vem acompanhada de delegação composta por políticos e empresários da Alemanha para conhecer projeto de aprendizagem da Schaeffler Brasil, que beneficia jovens de baixa renda da comunidade local

A Schaeffler Brasil, que reúne as marcas LuK, INA e FAG recebe nesta quinta-feira, 6 de julho, em sua planta em Sorocaba-SP, a Secretária para Assuntos da Europa e Relações Regionais do Estado da Baviera, Dra. Beate Merk, acompanhada de uma delegação composta por políticos e empresários da Alemanha. A visita faz parte da agenda oficial de Merk no Brasil, que vai à Schaeffler para ver o projeto de jovens aprendizes – Aprendiz Formare, e conversar com ex-alunos, que foram contratados pela empresa.

O programa Aprendiz Formare Schaeffler faz parte do projeto de responsabilidade social da empresa, que incentiva o desenvolvimento de jovens por meio de ações de formação e treinamento. Há 15 anos a empresa firmou uma parceria com a Fundação Iochpe – organização civil sem fins lucrativos dedicada a apoiar profissionais e empresas em suas ações de investimento social – e implantou esse curso de aprendizagem voltado a jovens de baixa renda da comunidade local. Desde o início do programa, a Schaeffler formou cerca de 400 jovens, em 20 turmas, sendo que 80% deles foram contratados pela empresa.

Para recrutar novos alunos do Aprendiz Formare, há três anos a Schaeffler tem contado com o apoio da Obra Kolping durante uma das fases do processo seletivo. A Obra Kolping é um movimento social responsável pelo Projeto GOL no Brasil – projeto financiado pelo Estado da Baviera (Alemanha), cujo objetivo é criar oportunidades de trabalho para jovens em vulnerabilidade social, através da utilização da metodologia de mapeamento de perfil, ou seja, através de exercícios práticos em que os jovens são avaliados por seus talentos e não apenas pelo aprendizado obtido na escola regular.

Assim, desde que a empresa começou a utilizar a metodologia do Projeto GOL como parte do processo de seleção das novas turmas do Aprendiz Formare não houve nenhuma desistência de alunos no programa, além de se observar um alto grau de satisfação, comprometimento e desempenho dos jovens.

Mais sobre o Aprendiz Formare
Na grade curricular do programa Aprendiz Formare os alunos contam com aulas práticas e teóricas ligadas à formação de Assistente de Montagem em Série, além de disciplinas como computação, alemão, inglês, meio ambiente, comunicação, empreendedorismo, entre outras. Todas as aulas são ministradas por cerca de 60 Educadores Voluntários, que são profissionais da própria Schaeffler e dedicam parte de seu tempo como voluntários do projeto.

“O segredo é ter a combinação da formação teórica e prática, mas principalmente o amor que o projeto é acolhido aqui, especialmente pelos educadores voluntários. Eles têm compromisso de fazer acontecer e não ser só um projeto adicional na empresa, mas ‘O’ projeto. As pessoas se dedicam e têm uma relação que vai além da sala de aula: a missão de transformar esses jovens em cidadãos, em pessoas melhores. Esse é o diferencial”, destaca Rosana Bacciotti, Diretora Executiva de Recursos Humanos.