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Schaeffler reúne distribuidores para o Marketing Day

Clientes Schaeffler da distribuição do Aftermarket Automotivo e Indutrial. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
Clientes Schaeffler da distribuição do Aftermarket Automotivo e Indutrial. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes

26-06-2023 | Sorocaba

  • O objetivo foi discutir as tendências de marketing e apresentar as iniciativas das áreas de Aftermarket Automotivo e Indústria da companhia
  • Evento contou com palestras de executivos e convidados especiais

No último dia 15, a Schaeffler realizou a 3ª edição do Marketing Day, que aconteceu na planta de Sorocaba (SP). O tradicional “Café com Marketing”, a hora do café foi o mote do evento, um momento de diálogo e trocas, conectando marketing e criatividade. A Schaeffler reuniu as equipe de marketing das marcas distribuidoras para um momento especial, que discutiu as tendências de marketing no mercado e apresentou iniciativas das áreas de Aftermarket Automotivo e Industrial da companhia. Com cerca de 40 clientes, o dia foi marcado por palestras ricas em conteúdo, com participação de executivos da empresa e de convidados especiais.

A programação contou com plant tour, para os clientes conhecerem as instalações e processos industriais da fábrica; degustação oferecida pela cafeteria e escola de cafés especiais “15 Coffee Company”; e ainda uma dinâmica de fotos instântaneas, que elegeu as imagens mais criativas feitas pelos participantes, para uma publicação especial no LinkedIn da Schaeffler.

15 Coffee Company, com ação especial para o evento “Café com Marketing Schaeffler“ Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
15 Coffee Company, com ação especial para o evento “Café com Marketing Schaeffler“ Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes

Palestras

Barbara Brier, na abertura do evento “Café com Marketing Schaeffler“. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
Barbara Brier, na abertura do evento “Café com Marketing Schaeffler“. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes

A abertura do evento foi feita pela consultora automotiva e influenciadora digital, Barbara Brier. Convidada como hostess dessa edição, ela contou um pouco sobre seu projeto Oficina Amiga da Mulher, um selo de responsabilidade social para as oficinas mecânicas.

O Gerente de Vendas Aftermarket Automotivo da Schaeffler, Bruno Martorelli, deu boas-vindas em nome do Vice-presidente Sênior do Aftermarket Automotivo, Rubens Campos. Ao enfatizar a parceria entre a companhia e clientes, falou da importância dos centros de treinamentos, uma forma que a companhia encontra para seguir desenvolvendo seus parceiros. Também destacou a importância da equipe de Aftermarket estar sempre presente, prestando auxílio, tirando dúvidas e apoiando os clientes, seja em eventos, no dia a dia ou nas visitas às matrizes e filiais.

Quem participou também foi o Chefe de Vendas Industriais, Renato Conrado que, em nome do Diretor de Vendas Industriais, Donizeti Batista, abordou a importância da conexão das equipes de marketing para o negócio e de como a Schaeffler está empenhada em fortalecer o mercado industrial.

O evento ainda reservou espaço para homenagear a Gerente de Comunicação e Branding da Schaeffler América do Sul e México, Renata Costa Silva, que assumirá um novo desafio profissional no Grupo Schaeffler. Em uma breve participação, a executiva destacou “a vontade da equipe, após três anos sem se reunir presencialmente, de fazer acontecer esse evento que aproxima e sempre traz muitas trocas de conhecimento com os clientes, que são tão especiais e importantes para a empresa.”

Após esse momento, Barbara Brier conduziu um painel com Aline Silva, da Divisão Aftermarket Automotivo, e Mariana Querino, responsável pela Divisão Industrial, que falaram sobre a importância da democratização de conteúdo técnico nas indústrias e as estratégias utilizadas pelas equipe nos últimos anos.

Na ocasião, Mariana relembrou a visita da equipe na Agrishow, feira de tecnologia agrícola que aconteceu no mês de maio. “Buscamos estar presentes para nos conectarmos de alguma forma“, explicou. Ela ressaltou que esse tipo de ação consegue transformar o negócio em algo relevante, que vai além de transação comercial.

“Depois de um longo período de afastamento em função da pandemia, conectar de verdade é importante. Buscamos estar junto às pessoas para entender as dores e as necessidades. É estar presente para saber o que está faltando além de peças”, enfatizou a profissional.

Direita: Aline Silva, Consultora de Marketing para o Aftermarket Automotivo e Mariana Querino, Consultora de Marketing para a divisão Industrial no painel “democratização de conteúdo técnico“. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
Direita: Aline Silva, Consultora de Marketing para o Aftermarket Automotivo e Mariana Querino, Consultora de Marketing para a divisão Industrial no painel “democratização de conteúdo técnico“. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes

Ao responder perguntas de alguns participantes, Aline explicou que a Schaeffler conta bastante com o digital em suas ações e divulgações, mas que ter metas é importante para se alcançar resultados. “A internet vem para ajudar com resposta rápida. Hoje, sabemos qual o vídeo mais acessado ou as principais dúvidas dos clientes, mas não podemos esquecer dos outros canais. Nesse sentido, as equipes técnicas e de vendas precisam estar juntas conosco, precisamos de metas em conjunto. Os KPI’s são fundamnetais para monitorar nossa estratégia”, explicou.

Ela destacou também a importância de a empresa ser parceira de pessoas influentes, citando a própria Barbara Brier como exemplo. “Mesmo quando não tínhamos Instagram, nos associamos à influenciadores porque eles conversam direto com a comunidade que a Schaeffler precisa e não tinha acesso.“ , pontuou.

Espaço Super Dicas Schaeffler Repxpert na Automec 2023. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
Espaço Super Dicas Schaeffler Repxpert na Automec 2023. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes

Durante o painel, Aline Silva contou um pouco da estratégia de marketing para o evento Automec 2023, que aconteceu no último mês de abril. Na ocasião, a marca contou com o “Espaço Super Dicas”, baseado na websérie “Super Dicas para Super Mecânicos”, com o objetivo de capacitar pessoas dentro da feira, ressaltando os diferenciais da Schaeffler com seus treinamentos técnicos.

Participação de especialistas

O Marketing Day contou com palestras do executivo e professor em marketing digital, Fernando Oka, da consultora automotiva e da influenciadora digital Barbara Brier, e do professor e criador de games, Vicente Martin Mastrocola.

No painel “jornada do cliente: aquisição, retenção e CRM”, Oka destacou a força do mundo digital, que está em todos os processos da vida. Trouxe como case o Nubank, banco virtual que conquista clientes cada vez mais.

Barbara Brier apresentou a “experiência do cliente”, destacando a trajetória de sua carreira e como trabalhou a aquisição e a retenção de clientes no mercado automotivo, marjoritariamente liderado pelo público masculino.

O tema da palestra de Vicente Martin foi “desvendando o universo digital”. Em linhas gerais, ele trouxe uma trajetória da tecnologia, que passou por Web 1.0, criptomoedas e metaverso.

Fernando Oka, apresentando o painel “jornada do cliente: aquisição, retenção e CRM“ Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
Fernando Oka, apresentando o painel “jornada do cliente: aquisição, retenção e CRM“ Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes

Quem participou, gostou!

Satisfeita com tudo que viu no evento, Camila Calascibetta, Gerente de Marketing da Encopel Rolamentos e Peças Industriais, disse que “esse tipo de evento é importante para o networking. Aqui conseguimos conversar com os outros distribuidores e com a equipe de marketing da Schaeffler, trocar ideias e conhecimento para trazer inputs novos para o negócio.” Para ela, o melhor momento do dia foi o das palestras. “Ouvir sobre negócio traz outra visão, que não é aquela que a gente vive no dia a dia do rolamento. A grande sacada é você pegar os detalhes e usar no seu negócio”, destacou.

Fernanda Rodrigues, da Fortbras Autopeças S.A, foi enfática ao dizer que “o nosso segmento é ainda muito carente de troca de informação. Então, quando temos oportunidade de conversar com a indústria, com outros distribuidores, de entender os caminhos que se está trilhando, isso nos dá uma bagagem interessante. Esse movimento deveria acontecer mais vezes, independente se for presencial ou online.”

Clientes participando da dinâmica com fotos instantâneas. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
Clientes participando da dinâmica com fotos instantâneas. Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
Clientes participando da dinâmica com fotos instantâneas. Imagem: Geovana Rangel
Clientes participando da dinâmica com fotos instantâneas. Imagem: Geovana Rangel
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