Procurar termo

Projeto brasileiro Semana de Carreira é finalista do Schaeffler Award 2023

Direita: Andréia Machado Tavares; Laís Stigare. Créditos da Imagem: Geovana Rangel
Direita: Andréia Machado Tavares; Laís Stigare. Créditos da Imagem: Geovana Rangel

27-06-2023 | Sorocaba

  • Iniciativa da equipe de RH é finalista na categoria Resiliência
  • Projeto foca em pessoas, promove o engajamento e contribue para a retenção de talentos
  • Premiação será no dia 14 de julho na Holanda, com presença de VPs e CEOS da Schaeffler mundial

A Schaeffler Brasil está em festa! Isso porque o projeto “Semana de Carreira 2022”, desenvolvido pelo time de RH, é finalista do Global Schaeffler Award, que reconhece e premia, anualmente, as melhores ações desenvolvidas por colaboradores de países onde a companhia tem atuação. O projeto foi escolhido na categoria Resiliência que, esse ano, se somou a outros quatro pilares da companhia: Sustentabilidade, Paixão, Excelência e Inovação.

A apresentação global e a premiação acontecerão no próximo dia 14 de julho, em Rotterdam, na Holanda, em evento que terá a participação presencial de cerca de 200 executivos, entre VPs e CEOs da Schaeffler mundial. São eles que elegerão o grande vencedor! Quem representará o Brasil será a Chefe de Recursos Humanos e idealizadora do projeto, Laís Stigare, e Andréia Machado Tavares, analista de Recursos Humanos responsável pela área de Gestão de Talentos

Realizada há quatro anos, a Semana de Carreira é um programa que promove, durante cinco dias de eventos, o engajamento dos colaboradores sobre os recursos disponíveis na Schaeffler para o desenvolvimento e gestão de carreira. “O projeto nasceu de inputs dos líderes e da nossa pesquisa de Clima. Com isso, resolvemos desenvolver a ação para trabalhar percepção de carreira de todos os colaboradores”, explica a chefe de RH.

A Semana de Carreira sempre tem um tema específico cada vez que é realizada. Em 2022, aproveitando a realização da Copa do Mundo, o futebol foi escolhido como temática central dos eventos, que aconteceram de 17 a 21 de outubro. O objetivo das dinâmicas foi estimular e engajar os colaboradores de todos os níveis por meio de um passatempo coletivamente agradável. Todas as atividades foram realizadas nos três turnos de trabalho – manhã, tarde e noite - resultando em mais de 2.800 participações.

Durante a semana, foram seis atividades diferentes, que exploraram e reforçaram estrategicamente as ferramentas e possibilidades que a Schaeffler oferece para o desenvolvimento e, consequentemente, ajudam a criar um ambiente de inovação e desempenho. Como resultados e benefícios para o Grupo Schaeffler do projeto, houve aumento do conhecimento sobre as ferramentas de desenvolvimento, reforço da cultura Drive your career (conduza sua carreira, em português) e escalabilidade; também é esperado melhorias nos resultados da pesquisa de opinião sobre o tema carreira.

“Uma das minhas principais premissas é atingir o colaborador da área produtiva. Se não fizermos nada para ele, não cumpriremos o objetivo. Então, foi assim que nós criamos esse projeto que muito nos orgulhamos.”, explica Laís Stigare.

Equipe de Recursos Humanos, responsável pela realização da Semana da Carreira 2022. Créditos da Imagem: Geovana Rangel
Equipe de Recursos Humanos, responsável pela realização da Semana da Carreira 2022. Créditos da Imagem: Geovana Rangel

Schaeffler Award 2023

Ações realizadas nos três turnos da fábrica. Créditos da Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes
Ações realizadas nos três turnos da fábrica. Créditos da Imagem: Jeferson Calisto/Calisto Filmes

Para serem inscritos na premiação, os projetos precisam seguir regras e critérios pré-estabelecidos, e um deles é ter relação com os pilares da companhia. Dessa vez, o finalista da Schaeffler Brasil atendeu aos requisitos da categoria Resiliência, que estreou esse ano como mais um pilar da companhia. O concorrente do Brasil é um projeto da Schaeffler Alemanha. Ao todo, foram 549 projetos inscritos e 10 finalistas, sendo dois para cada categoria. A premiação terá cinco vencedores.

A avaliação dos projetos é dividida por fases. Na primeira, uma banca composta por quinze jurados analisa 100% dos projetos inscritos e escolhem cinco, de cada categoria, para a próxima fase. No segundo momento, esses projetos são levados a uma comissão avaliadora, da qual fazem parte o CEO e o presidente da Schaeffler, Klaus Rosenfeld, o Presidente do Conselho de Supervisão da Schaeffler AG, Georg Schaeffler, e mais membros do executive board global. É nesse momento que são eleitos os finalistas.

“Ter sido selecionado como um dos dois projetos na final já é um grande feito, motivo de muito orgulho e reconhecimento a todos nós do RH e da Schaeffler Brasil. Nosso projeto tem muita chance de ser o vencedor pois é focado nas pessoas! Desenvolver e reter talentos sempre foi o nosso foco. Da fábrica já saíram muitos líderes e especialistas referência para nossa empresa. E como fomentamos isso nas pessoas? Nós queremos que elas cresçam, oferecemos as ferramentas, mostramos o caminho e damos oportunidades. É de nossa vontade desenvolver quem está aqui dando o seu melhor pela companhia”, comenta Kalil Nicioli, Diretor Executivo de Recursos Humanos.

Brasil vencedor em 2019
Essa é a segunda vez em que um projeto do Brasil é finalista do Schaeffler Award. Em 2019, primeira edição do evento, o projeto vencedor na categoria Sustentabilidade foi o projeto Zero Aterro Sanitário, que criou um destino sustentável para todo o lixo produzido na companhia.

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar