Procurar termo

Setor de energia eólica cresce e demanda soluções tecnológicas

A busca por fontes renováveis de energia tem pautado discussões em todo o mundo nos últimos anos tanto em países com empresas que estão procurando modificar suas matrizes energéticas quanto empresas que buscam investir em opções mais limpas e eficientes. Com isso, houve uma expansão significativa do mercado de energia eólica.

A eficiência das turbinas eólicas depende de componentes confiáveis e com o mais alto nível de qualidade. A funcionalidade e a capacidade de rendimento das turbinas são influenciadas pelos seus rolamentos, já que eles absorvem todas as cargas às quais elas são submetidas.

Para atender esse segmento, é preciso acompanhar de perto as mudanças nos principais mercados globais. A Schaeffler, que atua como parceira no desenvolvimento do setor de energia eólica há mais de 30 anos, tem investido cada vez mais na oferta de soluções adequadas.

Soluções focadas na Indústria 4.0

Por ser muito ligado a inovações tecnológicas, as soluções ofertadas para o setor devem estar alinhadas com a Indústria 4.0, como no caso dos sistemas de monitoramento e simulação. Um excelente exemplo é o ASTRAIOS, um programa exclusivo da Schaeffler e uma das maiores plataformas de teste de rolamentos de grande porte do mundo.

Em relação aos rolamentos, a gama para atender a essa indústria inclui os rolamentos com revestimento de cerâmica ou com esferas de cerâmica e os rolamentos assimétricos, desenvolvidos especificamente para a área de energia eólica. O setor demanda também equipamentos e lubrificantes especiais.

Com os produtos e soluções de seu portfólio, a Schaeffler consegue suprir projetos globais de empresas do setor. Mas há também a possibilidade de atender clientes que exigem o desenvolvimento completo de rolamentos específicos, desde os cálculos e o dimensionamento até a aplicação deles.

Maior demanda por geração de energia sustentável

Com o setor em crescimento, a Schaeffler tem ampliado seus investimentos e sua capacidade produtiva para atender novos negócios. A América do Sul e o Brasil, em especial, possuem grande potencial por conta das condições favoráveis de ventos.

De fato, ao longo da última década a energia eólica deixou de ser uma fonte alternativa para ter papel fundamental no país. Hoje, a capacidade instalada está em 15,4 GW contra menos de 1 GW em 2010, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Eólica. São mais de 600 parques eólicos em funcionamento em 12 estados brasileiros.

Em resumo, o desenvolvimento de novos negócios e a oferta de soluções aplicadas à energia eólica têm fortalecido parcerias importantes em um setor muito significativo para a geração de energias sustentáveis e alinhado com o futuro.

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar