Procurar termo

Grupo Schaeffler atingirá a neutralidade climática de suas operações em 2030

Grupo Schaeffler atingirá a neutralidade climática de suas operações em 2030

21-06-2023 | Sorocaba

  • Expertise e pioneirismo em ações sustentáveis de mobilidade
  • Foco em soluções completas para a eletromobilidade
  • Práticas e tecnologias altamente eficientes e sustentáveis
  • Reconhecimento da ONU como uma das empresas preocupadas com um futuro digno de se viver

A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, desenvolve tecnologias pioneiras e inovadoras em mobilidade há mais de 75 anos. Se trata de uma das maiores empresas familiares do mundo que enxerga o foco em sustentabilidade como uma obrigação e oportunidade para transformar tudo o que se move e colaborar, diretamente, para a melhor qualidade de vida das pessoas. Por meio de tecnologias como eixo elétrico, rolamentos especiais e foco nas células de combustível a hidrogênio, a companhia está preparada para entregar as soluções em transporte de hoje e do futuro.

Para o Grupo Schaeffler, permitir um futuro digno de se viver para as próximas gerações depende de metas e ações concretas e eficientes para conter o avanço da mudança climática e os desafios sociais em ascensão mundo afora. Por isso, o CEO Klaus Rosenfeld é o responsável, direto, pelas iniciativas em sustentabilidade na companhia. “A implementação de nossa ambiciosa estratégia de sustentabilidade só terá sucesso com o apoio de nossos clientes e fornecedores, gerentes e funcionários e todos os outros com quem colaboramos. Assim como por toda a tecnologia, inovação e pioneirismo que diferenciam a nossa companhia há décadas. Nosso plano é promover ainda mais a sustentabilidade e preparar melhor o Grupo Schaeffler para o futuro”, explica.

A estratégia de sustentabilidade do Grupo Schaeffler foi aprofundada em 2022 no âmbito do ESG, que passa diretamente pelos pilares de Meio Ambiente, Social e Governança. Os seus objetivos em neutralidade climática, circularidade (produção, uso e reciclagem), eficiência energética e dos recursos naturais, proteção ambiental e produtos sustentáveis. Para tanto, a companhia assume responsabilidade econômica, ambiental e social em toda a cadeia de valor.

Metas e prazos

  • Toda a sua cadeia de fornecimento deverá ter operações livres de impactos climáticos até 2040.
  • Processos produtivos próprios deverão atingir a neutralidade climática até 2030.
  • Redução no consumo de energia de de 100 GWh (Gigawatt-hora) até 2024.
  • 100% da compra de energia de fontes renováveis até 2024.
  • Redução de 20% no consumo de água doce até 2030 (ano base: 2019).
  • Cadeia de fornecimento da Schaeffler responsável por 90% dos insumos, realizou uma autoavaliação de sustentabilidade
  • 75% das emissões de produção serão reduzidas até 2025.
  • 25% das emissões resultantes de intermediários e matérias-primas na cadeia de abastecimento diminuirão até 2030.

O subprograma “Sustentabilidade & Engajamento” tem entre os seus objetivos gerenciar, sistematicamente, todas as atividades necessárias para atingir as metas de neutralidade climática previstas até 2040, prazo máximo que a companhia estabeleceu para ser uma empresa 100% sustentável.

No Brasil

A operação brasileira da Schaeffler segue a orientação global do Grupo Schaeffler em sustentabilidade. Entre as ações de maior destaque pela neutralidade climática, 100% da energia adquirida pela fábrica de Sorocaba (SP) será renovável até 2024. O consumo de água doce reduzirá em 20% até 2030, sendo que 100% da água utilizada na empresa é tratada e devolvida à estação de tratamento da cidade para novo ciclo de abastecimento. Todo o sistema de iluminação utilizado na produção foi substituído por LED inteligente, garantindo uma economia de mais de 570 mil kWh/ano.

A iniciativa do “Zero Aterro Sanitário” destina as quase 800 toneladas de resíduos gerados, anualmente, pela planta de Sorocaba para sistemas sustentáveis que permitem o seu reaproveitamento, transformação ou reciclagem, assegurando a preservação do meio ambiente e evitando a emissão de 57 toneladas de CO2, além de impedir o desmatamento de mais de 8.500 árvores.

O programa “Frota Sustentável” determina que todos os seus veículos sejam abastecidos com etanol, o que evita a emissão de, pelo menos, 250 toneladas de CO2 por ano.

A Schaeffler ainda divulga campanhas educativas em sustentabilidade e, em uma ampla ação com seus colaboradores, distribuiu garrafas personalizadas para o consumo de água nas dependências da empresa, eliminando o uso de 1,5 milhão de copos plásticos por ano.

Soluções sustentáveis em mobilidade

A divisão Automotive Technologies (Auto Tech) possui quatro áreas estratégicas de negócios para a elaboração de inovações voltadas para a eletromobilidade: e-mobility, sistemas para powertrain, sistemas para chassis e rolamentos especiais.

Tecnologia de ponta para a mobilidade
O sistema de eletrificação mais sofisticado é o novo eixo elétrico 4 em 1, que possui um design compacto e proporciona uma eficiência de até 96%, por integrar o motor, a transmissão, eletrônica de potência e sistema de gerenciamento térmico diretamente no eixo.

Como podem ser eliminados tubos e cabos desnecessários, menos energia é perdida na forma de calor. Seu controle inteligente garante que o excesso de calor seja desviado com eficiência da eletrônica de potência e do motor elétrico e possa ser usado no interior do veículo.

Rolamentos
Rolamentos especiais para um propulsor eficiente reduzem o desgaste em veículos comerciais leves e nos pesados elétricos ou a gás, diminuindo o uso de recursos e as emissões de CO2.

A linha Trifinity de rolamento de roda reduz o atrito em 56% e a perda em até 600 W. Para um veículo comercial com autonomia de 500 km, isso resulta em economia de energia de até 11 kWh para cada carga, permitindo maior alcance. Outra inovação é o rolamento de esferas de alto desempenho com disco centrífugo integrado com retentores de borracha, sendo a solução mais avançada do mundo.

Células de combustível
O Grupo Schaeffler e a SimbioHydrogen criaram a joint venture Innoplate para a produção de placas bipolares (principal componente das células de combustível) revestidas com Enertect PC+, uma camada ultrafina de metal não precioso que adota o aço como material básico, em vez de titânio ou grafite. Mais acessível e fácil de processar, o aço simplifica a produção em série em larga escala. Esta solução reduz a pegada de carbono em até 99% na comparação com os minérios mais nobres. Dessa forma, a pegada de carbono total da placa bipolar é de cerca de 20%.

Saiba mais aqui: Schaeffler Sustainability Report 2022

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar