Schaeffler Brasil recebe Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2013

20-12-2013 | Sorocaba

A Schaeffler Brasil é uma das três únicas empresas do País reconhecidas pela Mercedes-Benz do Brasil por boas práticas ecológicas nos processos industriais. Por isso, conquistou o Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental 2013, entregue ao presidente da Schaeffler América do Sul, Ricardo Reimer, durante evento que reuniu mais de 400 convidados no Espaço Mercedes, da fábrica de São Bernardo do Campo, em 17 de dezembro.

Projetos desenvolvidos por fornecedores da Mercedes-Benz de todo o País concorreram ao 4º Prêmio de Responsabilidade Ambiental, sendo avaliados por uma comissão julgadora formada por membros da montadora, uma equipe técnica ambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e profissionais de universidades.

A Schaeffler desenvolve novas tecnologias e soluções inovadoras que têm como foco o atendimento do cliente e a sustentabilidade do planeta, por meio de maior eficiência energética, otimização do consumo de combustíveis e redução de emissões de poluentes. A sustentabilidade está presente também no controle de emissões em todos os processos fabris da empresa, na estação de tratamento de água e efluentes, na reciclagem e nas campanhas de incentivo às boas práticas ambientais.

O “Reuso do óleo mineral”, uma das medidas implementadas pela Schaeffler Brasil, foi o projeto premiado com o 4º Prêmio Mercedes-Benz de Responsabilidade Ambiental. O projeto consiste no processo de recuperação do óleo mineral, no qual parte do fluido de corte é retida nos filtros das centrais, juntamente com os sólidos metálicos removidos no processo de usinagem, utilizando-se a diatomita como auxiliar de filtragem. O óleo é escoado para um reservatório, onde é bombeado para um tanque de acúmulo e passa por análises físico-químicas para posterior retorno à Central de Óleo Mineral. Assim, fecha-se o ciclo de geração de borra de retífica, recuperação de óleo mineral e destinação e reciclagem de borra briquetada. Posteriormente, o óleo recuperado a partir desse processo reabastece todas as Centrais de Óleo da planta. De março de 2008, quando teve início o funcionamento do briquetador, até maio de 2013, a Schaeffler já reutilizou 1.375.757,70 litros de óleo mineral.

“Ser premiado por uma empresa da categoria e do porte da Mercedes-Benz é um grande orgulho e representa o reconhecimento à qualidade de nossos produtos e serviços, à garantia que oferecemos a nossos clientes e ao respeito que temos pelos prazos de entrega. Mas essa premiação tem ainda um significado especial, pois confirma que estamos no caminho certo da responsabilidade ambiental”, destaca o presidente da Schaeffler América do Sul, Ricardo Reimer.

A Schaeffler
No Brasil desde 1958, a Schaeffler desenvolve desde produtos para o setor automotivo, como soluções para motores, transmissão e chassi, até componentes para a indústria pesada, agrícola, ferroviária, de produtos de consumo e para o segmento aeroespacial.

Com sede na Alemanha, a empresa conta com cerca de 76 mil colaboradores e um faturamento que atingiu mais de 10,7 bilhões de euros em 2011. A Schaeffler está presente em mais de 180 localidades no mundo todo, sendo um dos líderes mundiais em componentes automotivos, industriais e aeroespaciais.

Além da preocupação com a qualidade de seus produtos e serviços, a Schaeffler defende a preservação do meio ambiente, bem como apóia ações voltadas à comunidade, como o Projeto Formare, cujo objetivo é inserir jovens de baixa renda no mercado de trabalho.

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG