Schaeffler Música oferece concertos online e presenciais na 11ª temporada

08-07-2021 | Sorocaba

• Dois concertos, com instrumentos antigos da família dos teclados, serão transmitidos via Youtube em 16 de julho e 20 de agosto
  • A edição 2021 do Schaeffler Música retoma as apresentações presenciais, com dois recitais no Teatro Municipal de Sorocaba, em 28 de julho e 8 de agosto

Ao completar 11 temporadas levando música clássica à comunidade de Sorocaba e Votorantim, o Schaeffler Música promove este ano uma edição híbrida, com uma programação online e recitais presenciais no Teatro Municipal de Sorocaba, seguindo todas as recomendações sanitárias de prevenção à covid-19.

A edição 2021 do Schaeffler Música – que reúne uma palestra e quatro concertos – terá como tema “A música em torno dos instrumentos de teclado”. A programação promoverá um encontro de instrumentos musicais da família dos teclados, incluindo os mais antigos, como o órgão, o clavicórdio e o cravo.

Esses antigos instrumentos estarão presentes em dois concertos online, transmitidos no canal do Youtube da MdA International. Johann Sebastian Bach é o compositor que fará a ligação entre todos esses instrumentos, pois compôs obras específicas para órgão, cravo e clavicórdio.

No dia 16 de julho, o músico paulista Kenny Simões apresentará o recital de órgão, gravado no Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Os monges abriram a igreja para a gravação do Schaeffler Música, o que permitirá ao público conhecer toda a sonoridade do grande órgão do Mosteiro, considerado um dos melhores da América Latina. Já no dia 20 de agosto, o músico Delphim Rezende Porto fará o recital de cravo e clavicórdio, também pelo Youtube.

Esses dois concertos da edição 2021 do Schaeffler Música são uma oportunidade de o público descobrir alguns dos mais célebres instrumentos de teclado, como o cravo italiano, o cravo francês, o clavicórdio e o órgão, com peças de Bach, Couperin, Dupré, Di Lasso, entre outros compositores que escreveram originalmente para esses instrumentos.

No Teatro Municipal de Sorocaba

A programação do Schaeffler Música deste ano contará dois recitais de piano presenciais e gratuitos no Teatro Municipal de Sorocaba, que obedecerão às normas de limitação de público e de distanciamento social para segurança de todos em relação à covid-19.

Os recitais percorrerão dois séculos da literatura pianística, apresentando parte da grande obra composta para piano por Schumann, Chopin, Brahms, Villa Lobos, Debussy, Schoenberg, Berio, Lunsqui, Bazarian.

Em 28 de julho, às 19 horas, o pianista Vagner Ferreira levará ao público o repertório do século XIX, principalmente de J. Sebastian Bach, indicando a diferença de timbres e possibilidades sonoras.

Já em 8 de agosto, às 18 horas, Lidia Bazarian interpretará obras dos séculos XX e XXI, inclusive duas composições inspiradas na música de Bach: a Bachiana, de Villa Lobos, e Histos I, de Alexandre Lunsqui, composta a partir da Partita em Dó menor.

Essas duas apresentações no Teatro Municipal de Sorocaba também serão gravadas e, posteriormente, disponibilizadas no canal do Youtube da MdA International.

Em virtude das normas de limitação de público e de distanciamento social, será elaborada uma lista dos interessados em assistir aos recitais de piano. É necessário enviar uma mensagem ao WhatsApp da MdA International (15) 3211-1360, indicando o recital de seu interesse e a quantidade de ingressos desejados. Por meio do Whatsapp, será confirmada a disponibilidade para entrada e demais informações. Não será permitida a entrada de pessoas que não receberem a confirmação de acesso pelo Whatsapp.

“Ficamos muito felizes em encontrar forma segura de promover a 12ª temporada do Schaeffler Música, que vem este ano de forma híbrida e possibilita assim a continuidade desse projeto que leva música clássica de forma gratuita para diferentes públicos. Essa é uma forma da Schaeffler também contribuir para a promoção da cultura na comunidade onde está inserida”, afirma Renata Costa Silva, Gerente de Comunicação & Branding Schaeffler América do Sul e México.

Palestra

Uma palestra especial integra a edição 2021. Transmitida via Zoom, a palestra “A história dos instrumentos de teclado” será ministrada pela professora doutora Fatima Corvisier.

Será apresentado um histórico dos instrumentos de teclas, iniciando-se pelo órgão, percorrendo séculos até os dias atuais. Cada instrumento será analisado quanto à sua expressividade peculiar e repertório específico.

A profa. dra. Fatima Corvisier é docente do Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP – Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música.

Para participar da palestra online, basta fazer a inscrição diretamente pelo Whatsapp da MdA International (15) 3211-1360 e receber as informações de acesso.

A temporada 2021 do Schaeffler Música tem a produção e direção artística da MdA International, com patrocínio exclusivo da Schaeffler e apoio da Unimed Sorocaba.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia: 10 de julho, sábado
Palestra Online – via plataforma Zoom
Tema: A História dos Instrumentos de Teclado
Palestrante: Fatima Corvisier, professora na USP e pianista
Horário: 15 horas (1h de duração)
Inscrições gratuitas: Whatsapp (15) 3211-1360 MdA International

Dia 16 de julho, sexta-feira
Kenny Simões, concerto de órgão
Apresentação gravada e disponibilizada no canal do Youtube da MdA International

Dia 28 de julho, quarta-feira
Vagner Ferreira, recital de piano presencial