Space Drive: Steer-by-wire revoluciona o DTM

O sistema Space Drive é uma tecnologia chave para a direção autônoma e já provou sua eficácia em mais de um bilhão de quilômetros rodados.

19-07-2021 | Sorocaba/Monza

• Audi, BMW, Mercedes-AMG: Tecnologia Steer-by-wire Space Drive instalada em três carros de corrida DTM
  • Matthias Zink: “Usar a tecnologia em condições extremas comprova sua maturidade e aproxima o desenvolvimento da produção em larga escala”.
  • Direção sem coluna de direção: O Space Drive é uma tecnologia essencial para a condução autônoma

Principal fornecedor automotivo e industrial, a Schaeffler é a"Parceira de Série e Inovação" oficial da temporada de corrida DTM 2021 e traz a tecnologia Steer-by-Wire Space Drive para o grid de largada em três carros DTM de diferentes fabricantes alemães: no Audi R8 LMS GT3 conduzido pela embaixadora da marca Schaeffler Sophia Flörsch, no Mercedes-AMG de Gary Paffett e no BMW M6 GT3 de Timo Glock. Na tecnologia Space Drive, não há coluna mecânica de direção e os comandos de direção são transmitidos de forma totalmente digital por meio de fios. “Como um parceira de série da DTM, a Schaeffler está demonstrando força inovadora e espírito pioneiro”, diz Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler. “Usar a tecnologia em condições extremas comprova sua maturidade e aproxima o desenvolvimento da produção em larga escala. O Space Drive é uma tecnologia-chave exaustivamente experimentada e testada para a direção autônoma com mais de um bilhão de quilômetros rodados em vias públicas”. Roland Arnold, CEO da Schaeffler Paravan Technologie GmbH & Co. KG, diz: “O automobilismo sempre foi visto como um acelerador de desenvolvimento. Neste ambiente, o sistema Space Drive está sujeito a extremos de estresse, tornando-se um ambiente de teste ideal para a geração de funcionalidades importantes para o desenvolvimento contínuo do Space Drive 3 para produção em larga escala”.

Parceira preferencial de tecnologia para sistemas de chassis

A direção autônoma é um componente importante do Roadmap 2025 da Schaeffler. Em seu “Vision Chassis 2035”, a empresa desenvolveu um cenário básico para o nível de automação de automóveis e comerciais leves. Consequentemente, a Schaeffler prevê que até 2035, cerca de 30%de todos os carros novos e veículos comerciais leves produzidos em todo o mundo serão pelo menos parcialmente automatizados, enquanto a metade deles oferecerá a capacidade de direção altamente automatizada. “A crescente automação das funções de direção na estrada para veículos autônomos também impõe requisitos mais rigorosos às aplicações de chassis em relação à confiabilidade e segurança”, disse Viktor Molnar, presidente da divisão de negócios de Sistemas de Chassis da Schaeffler. “Continuamos a intensificar nossas atividades em nível de componente e sistema e estamos bem encaminhados para nos tornarmos o parceiro preferencial de tecnologia para soluções inteligentes de propulsão e chassi”.

Duas parcerias pela primeira vez

Além do uso do Space Drive, a Schaeffler está comemorando mais uma estreia. Nesta temporada, o fornecedor automotivo e industrial fará parceria com duas equipes pela primeira vez: Marco Wittmann dirigirá pela Walkenhorst Motorsport e Sophia Flörsch pela Abt Sportsline. Ao mesmo tempo, a Schaeffler também promove ativamente desenvolvimentos tecnológicos para o futuro da DTM e está em processo de desenvolvimento do sistema de propulsão elétrica para sua eletrificação, que se tornará realidade em 2023 com o DTM Electric, onde a tecnologia Space Drive também será usada. O programa de eventos de apoio da DTM para 2021 incluirá as apresentações do inovador carro elétrico DTM de demonstração.

Você pode encontrar uma foto de imprensa de Matthias Zink aqui:
www.schaeffler.com/en/executive-board

Editor: Schaeffler AG

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG