Schaeffler Mover e Nico Rosberg: nova parceria anunciada durante a CES 2019

Prof. Dr.-Ing. Peter Gutzmer, Deputy CEO and Chief Technology Officer, and former F1 world champion Nico Rosberg, TRE Vehicle Dynamics GmbH, testing the Mover.

12-02-2019 | Sorocaba

A Schaeffler apresentou o inovador Mover com seu "Intelligent Corner Module" e anunciou sua parceria de tecnologia com a TRE Vehicle Dynamics GmbH, no Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas

Há uma previsão de que, no ano de 2050, dois terços da população mundial irão viver em cidades. A Schaeffler deseja possibilitar a mobilidade individual para as pessoas que vivem em cidades densamente povoadas. A empresa de tecnologia global está, portanto, trabalhando em conceitos inovadores, como o Schaeffler Mover. A Schaeffler apresentou seu veículo conceito em um evento denominado “o menor test-drive do mundo”, durante a CES em Las Vegas. Em um espaço de 49 metros, diferentes manobras comprovaram a exclusividade do veículo conceitual urbano.

O coração do Schaeffler Mover é o módulo de direção compacto chamado "Intelligent Corner Module". Todos os componentes de direção e do chassi são acomodados de uma maneira compacta em um único conjunto completo: o motor de tração no cubo de roda, a suspensão da roda, incluindo molas e a direção eletromecânica. Esse último é um sistema eletromecânico “drive-by-wire” (direção por fio) e é controlado pela tecnologia "Space drive".

O "Intelligent Corner Module" permite um ângulo de direção de até 90 graus. Isso possibilita que o veículo seja manobrado em ruas estreitas e que seja estacionado até mesmo em paralelo para que os passageiros possam entrar e sair. É possível até mesmo efetuar uma movimentação lateral.

A plataforma de tecnologia do Schaeffler Mover possui um design adaptável que permite a implementação em diferentes carrocerias de veículo que variam desde um robô-táxi até um veículo de entrega autônomo. A carroceria do veículo pode ser modificada facilmente para a aplicação desejada. Ela pode ser separada rapidamente da plataforma, que acomoda toda a tecnologia necessária para o movimento. Somente alguns sensores necessários para a direção autônoma estão integrados na carroceria do veículo.

Para desenvolver ainda mais o veículo urbano para uma direção totalmente autônoma, a Schaeffler estabeleceu uma parceria com a TRE Vehicle Dynamic GmbH. Com sua experiência em engenharia, a empresa de Neustadt/Weinstrasse (Alemanha) desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento do "chassi giratório" do Schaeffler Mover. Ele consiste em um quadro de alumínio leve e estável, que abriga quatro "Intelligent Corner Modules".

Ainda durante a CES 2019 em Las Vegas, a Schaeffler anunciou a parceria com o ex-campeão de Formula 1 Nico Rosberg, Co-Presidente Executivo da TRE e sócio fundador do evento. "Estou muito feliz em apresentar nossa parceria na CES aqui em Las Vegas", disse Nico Rosberg durante uma demonstração realizada no estande da Schaeffler. "Eu amo inovações. Estou envolvido na TRE já há alguns anos e devo dizer que nunca tivemos um projeto tão empolgante como este em nossa empresa. Estamos moldando a mobilidade do amanhã e realizando um pequeno sonho com este projeto".

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG