Procurar termo

Comunicados de imprensa

Marco para a tecnologia autônoma: Schaeffler apresenta “Space drive”

07-03-2019 | Sorocaba

  • Grupo Tecnológico Schaeffler apresenta “Space drive”: uma inovação revolucionária para a direção autônoma
  • Schaeffler Mover inovador para a mobilidade elétrica urbana sustentável
  • Flexibilidade e operação conectada como chaves para a mobilidade do amanhã

De acordo com as previsões das Nações Unidas, dois terços da população mundial viverão nas cidades até 2050. Para atender às pessoas que moram em locais em que o espaço é restrito, a Schaeffler está trabalhando com conceitos de tecnologia como o Schaeffler Mover, para o qual o grupo tecnológico desenvolveu novas soluções de sistema.

Veículos autônomos ou autoguiados não requerem nem volante nem pedais para aceleração e frenagem. Eles são substituídos por controles digitais, como joysticks, notebooks ou apps de smartphone. O controle não é feito por meios mecânicos, mas sim por nano segundos de impulsos elétricos transmitidos por fios e cabos, motivo pelo qual a tecnologia é chamada de “drive-by-wire” (direção por fio). A tecnologia “Space drive” instalada no Schaeffler Mover comprovou sua viabilidade em veículos para pessoas com deficiência em mais de 700 milhões de Km sem ocorrência de acidentes. O “Space drive”, agora sendo desenvolvido pela Schaeffler Paravan Technologie GmbH & Co. KG, está certificado de acordo com os mais altos requisitos de qualidade e segurança (ISO 26262 – ASIL D) e aprovado pela TÜV para uso em vias públicas.

Além disso, foi planejado com redundância tripla: caso uma unidade de controle falhe, duas proteções garantem absoluta segurança contra falha. Não há nenhum sistema comparável em nenhum lugar no mundo. Em combinação com GPS, radar e outros sensores, o “Space drive” fornece a base até mesmo para direção autônoma totalmente automatizada e sem motorista de nível 4 e 5.

Veículos autônomos, como o Schaeffler Mover, requerem conceitos de direção modernos. Um deles é o “Schaeffer Intelligent Corner Module”, em que todos os componentes de propulsão e de chassi são instalados em uma unidade compacta com economia de espaço: o motor do cubo de roda, a suspensão, incluindo molas e o volante eletromecânico. Esse último é um sistema de “steer-by-wire” (volante por fio) eletromecânico controlado pela tecnologia "Space drive".

O “Intelligent Corner Module” permite um ângulo de direção de até 90 graus. Como resultado, o veículo pode ser manobrado em ruas estreitas e até mesmo estacionado em paralelo para embarque e desembarque de passageiros. A Schaeffler demonstrou todas as funções do “Intelligent Corner Module” na CES 2019 em Las Vegas, EUA.

Máxima flexibilidade e conectividade para as necessidades das grandes cidades
A plataforma de tecnologia do Schaeffler Mover foi projetada para maior flexibilidade e para que os vários estilos de carrocerias desde robô-táxi até veículos de entrega autônomos possam ser implementados. A carroceria, que pode ser convertida na aplicação desejada, pode ser separada rapidamente da plataforma na qual a tecnologia para direção autoguiada está instalada. Apenas alguns dos sensores necessários para direção autônoma são integrados adicionalmente na carroceria.

Para veículos urbanos autônomos, a conectividade é um pré-requisito para uma operação livre de problemas. Em um veículo conceito, os especialistas da Schaeffler realizaram isso utilizando um modelo digital gêmeo que reflete o veículo do mundo real em uma nuvem de dados. Analisando continuamente os dados operacionais e condicionais, por exemplo, necessidades de manutenção futura podem ser detectadas antecipadamente. "O veículo que é projetado rigorosamente para a operação conectada preenche uma lacuna importante no portfólio atual da indústria automotiva", diz o Prof. Peter Gutzmer, CTO da Schaeffler.

Editor: Schaeffler Brasil Ltda.
País: Brasil

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Compartilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar