Schaeffler leva à Agrishow nova tecnologia para monitoramento digital de máquinas: o Rolamento com Sensor Modular VarioSense

23-04-2019 | Sorocaba

• Sensores instalados no rolamento emitem sinais que monitoram condições dos processos e da máquina
  • A tecnologia contribui para o aumento da disponibilidade e produtividade da máquina, redução de custos de manutenção, maior estabilidade do processo e da qualidade do produto

A revolução digital, em interação com sistemas e componentes de máquinas e equipamentos, pode gerar vários benefícios à indústria do agronegócio. Investindo na Indústria 4.0, a Schaeffler – fornecedora automotiva e industrial global, detentora das marcas LuK, INA e FAG – lançou o Rolamento com Sensor Modular VarioSense, que aumenta a eficiência, previne paradas de máquinas e aumenta a produtividade. Essa e outras tecnologias desenvolvidas pela empresa serão apresentadas durante a Agrishow, a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil e uma das maiores do mundo, de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

O Rolamento VarioSense pode ser equipado com vários sensores diferentes ao mesmo tempo, dependendo dos requisitos do equipamento, que emitem sinais para monitoramento das condições dos processos e de máquinas. Como os rolamentos são geralmente aplicados onde as forças mecânicas ocorrem, essa tecnologia é ideal para a coleta de informações de forma fácil e rápida. Os seus sensores modulares propiciam a medição de diversas variáveis como velocidade, direção de rotação, ângulo de rotação, temperatura, carga, deslocamento e vibração/aceleração.

Com esses dados, é possível monitorar as condições da máquina, identificar desgastes do rolamento, causas de eventuais falhas, calcular a vida útil restante e, dessa forma, realizar manutenções preventivas no momento certo, evitando a parada de máquinas. É, portanto, um produto ‘inteligente” que atua como facilitador para registro dos dados da máquina e do processo. Como resultados, há aumento da disponibilidade e produtividade da máquina, redução de custos de operação e manutenção, maior estabilidade do processo e aumento da qualidade do produto.

“A Schaeffler conta com um vasto conhecimento em mecatrônica, desenvolvimento de sensores, tecnologia da informação e software. Isso, alinhado a toda experiência no fornecimento de componentes e sistemas aos mais diferentes segmentos industriais, contribui para que a empresa ofereça ao mercado o Rolamento com Sensor Modular VarioSense, uma importante solução tecnológica que vai ao encontro das demandas da Indústria 4.0”, destaca Celso Silva, Gerente de Vendas - OEM Industrial - Schaeffler América do Sul.

Estande Schaeffler: F8B
Data: 29 de abril a 3 de maio