Soluções tecnológicas completas para a linha pesada de veículos serão expostas pela Schaeffler no Congresso SAE Brasil

07-10-2019 | Sorocaba

• A empresa fornece centenas de diferentes itens ao mercado de pesados: rolamentos, cubos de rodas montados, platôs, discos e sistemas de acionamento de embreagens
  • O 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade ocorre de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

A Schaeffler – detentora das marcas LuK, INA e FAG – destacará, durante o 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade, as principais soluções tecnológicas destinadas a ônibus, caminhões, picapes e jipes. A empresa oferece ao mercado brasileiro centenas de diferentes itens para aplicação na linha pesada, que abrangem rolamentos, cubos de rodas montados, platôs, discos e sistemas de acionamento de embreagens. Algumas dessas tecnologias serão expostas no estande E317 do Congresso e Mostra Tecnológica SAE Brasil, de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo.

Como uma das maiores empresas globais de tecnologia, a Schaeffler desenvolve e fabrica uma grande variedade de componentes e sistemas automotivos para as maiores montadoras do mundo e para o mercado de reposição. Na linha pesada, fornece para diversas aplicações em chassis – para eixo cardan, roda e diferencial, tais como rolamentos de rolos cônicos, cilíndricos e esféricos, bem como cubos de rodas montados para ônibus e caminhões. Para sistemas de transmissão de ônibus, caminhões, picapes e jipes, a empresa disponibiliza ao mercado platôs, discos, rolamentos de embreagem e sistemas de acionamento de embreagem.

No estande E317, da Schaeffler, serão destaques no segmento de chassis os rolamentos de rolos cônicos para aplicação no diferencial de caminhões, com diâmetro de 18,5cm e peso de 7,735kg .“A aplicação no pinhão do diferencial é a mais severa para o rolamento de rolos cônicos, que precisa suportar altas cargas radiais e axiais devido à transmissão de forças provenientes do eixo cardan. Para suportar essas cargas, o eixo pinhão deve ser montado com dois rolamentos cônicos, ajustados na pré-carga (sem folga). Os rolamentos da Schaeffler operam na melhor condição de carga e rigidez, garantindo maior durabilidade ao conjunto”, explica Edson Fescina, Engenheiro-Chefe de Desenvolvimento de Produtos.

A Schaeffler também vai expor componentes e sistemas de transmissão para a linha pesada, como o platô de 430mm de diâmetro e 44,7kg, e o disco de embreagem de 430mm de diâmetro e 9,8kg, fornecidos ao mercado de reposição para aplicação em caminhões Mercedes-Benz ACTROS e AXOR. “Temos soluções completas de embreagens (platô, disco e rolamento de embreagem) com tamanhos de 260mm a 430mm e interface para sistemas de acionamento do tipo pull e push, desenvolvidas especificamente para atender aos requisitos da linha de veículos comerciais leves e pesados”, afirma Renato França, Gerente de Divisão de Negócios para Transmissões.

Os visitantes do estande terão ainda a oportunidade de conhecer outras tecnologias de ponta desenvolvidas pela Schaeffler, como a Dupla Embreagem, o UniAir, o VCP- Variador Contínuo de Fase para Motor, o Amortecedor Pendular, além de Sistemas de Polias e Correias, Rolamentos de Bomba D’água, etc. Profissionais da empresa estarão à disposição para fornecer todas as informações e esclarecer dúvidas sobre esses componentes.

“Com nosso amplo portfólio, fornecemos soluções completas para o mercado de veículos leves e pesados, com a qualidade e garantia da marca Schaeffler. Contamos ainda com um grande diferencial: 73 anos de pioneirismo, inovação e desenvolvimento tecnológico em sistemas de transmissão, motor e chassis. Aplicamos todo esse conhecimento no atendimento das atuais necessidades de nossos clientes e também nos antecipamos à mobilidade do futuro, desenvolvendo soluções para veículos híbridos e elétricos”, destaca Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul.

Palestras técnicas no Congresso SAE
Dois papers serão apresentados por profissionais da Schaeffler durante o Congresso SAE Brasil:

Dia 16/10, às 17h30, na sala 104 – “Uma metodologia para simulação térmica com deslocamento aplicada em embreagens por análise de elementos finitos” – autoria de Joed Henrique Paes e Gustavo dos Santos Gioria.

Dia 17/10, às 16h30, na sala 102 – “Modelagem e simulação dinâmica de um sistema de trem de potência com transmissão automática de seis marchas” – autoria de Marcel Torres da Silva de Araújo, Murilo Fregonesi Falleiros e Gustavo dos Santos Gioria.

Serviço:
Schaeffler no 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE Brasil de Tecnologia da Mobilidade

Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – entrada pela Av. Miguel Estéfano, altura do n° 3.000 - Portaria 2

Data: 14 a 18 de outubro

Editor: Schaeffler Brazil