Sistemas Alternativos de Propulsão Sustentável A Schaeffler desenvolve e fabrica principais componentes para células de combustível

Placas bipolares sobrepostas formam o núcleo do sistema de células de combustível

09-11-2019 | Sorocaba/Tokyo

• Placas bipolares sobrepostas formam o núcleo da célula de combustível
  • Tecnologia de materiais, tecnologia de conformação e tecnologia em tratamento superficial em perfeita combinação
  • As células de combustível contribuem para moldar a mobilidade sustentável

A disponibilidade irregular de energias renováveis exige novas fontes energéticas e novas tecnologias de armazenamento de eletricidade. Esta é a única forma de garantir a mobilidade sustentável de amanhã. Alternativas como o hidrogênio, o qual está disponível em quantidades quase ilimitadas na terra, estão se tornando cada vez mais importantes nesse contexto. A Schaeffler identificou o imenso potencial da tecnologia do hidrogênio como uma fonte energética do futuro e tem desenvolvido componentes essenciais para células de combustível e pilhas de combustível, as chamadas placas bipolares metálicas. A empresa está usando sua tradicional competência-chave em tecnologia de materiais, tecnologia de conformação e tecnologia em tratamentos superficiais neste trabalho de desenvolvimento. A sua principal força neste contexto é ser fortemente diversificada nos setores industrial e automotivo e, portanto, estar envolvida em todos os pontos da cadeia energética, desde a geração de energia até seu uso em veículos. “Nós queremos moldar uma mobilidade isenta de CO2, sustentável e individual, tendo em vista toda a cadeia energética”, diz Uwe Wagner, Diretor de Tecnologia da Schaeffler. “O problema das emissões globais de CO2 não pode ser resolvido apenas com veículos puramente movidos a bateria, veículos comerciais, especialmente, exigirão sistemas de armazenamento de energia alternativos, e o hidrogênio aliado às células de combustível oferece oportunidades excepcionais nesse contexto. Sistemas de armazenamento híbridos, ou seja, a combinação de baterias e hidrogênio, também são uma solução interessante para atingir um alcance maior em automóveis de passageiros.”

A célula de combustível é a chave para a mobilidade sustentável
A Schaeffler tem focado na cadeia de agregação de valor de componentes essenciais para a célula de combustível há algum tempo, e está utilizando nisto sua tradicional competência-chave. Placas bipolares são produzidas pela modelagem e revestimento superficial precisos de camadas finas de metal, que uma vez sobrepostas formam o núcleo do sistema da célula de combustível. As pilhas de combustível são conversoras de energia, o que permite que o H2 reaja com o O2 para formar água. A eletricidade gerada durante esse processo pode ser utilizada para alimentar o motor elétrico do veículo. O portfólio Schaeffler para sistemas de célula de combustível optimizados é complementado por áreas de especialidade, tais como sistemas de controle eletrônico, rolamentos especiais para ventoinhas; módulos inteligentes de gerenciamento térmico, e componentes para a recirculação passiva do hidrogênio.

Schaeffler na Tokyo Motor Show
Com o lema “Tornando a mobilidade sustentável e autônoma”, a Schaeffler apresentou publicamente suas abordagens holísticas para cadeias energéticas futuras sustentáveis e soluções de mobilidade isentas de CO2, incluindo seu conhecimento sobre células de combustível, na 46ª Tokyo Motor Show, de 24 de outubro a 4 de novembro.. As exposições no nosso estande da mostra de negócios incluiram os novos motores elétricos da Schaeffler em diversas classes de potência, que agora entrarão em produção em larga escala, e soluções de sistemas de direção inteligentes para tração traseira. O conjunto é completo pelo Intelligent Corner Module da Schaeffler, com seu ângulo de manobra de até 90 graus, drive-by-wire como uma tecnologia habilitadora essencial para carros autônomos; e o Schaeffler Mover como um novo conceito de mobilidade para espaços urbanos.

Editor: Schaeffler Brazil

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG