Sistemas Alternativos de Propulsão Sustentável A Schaeffler desenvolve e fabrica principais componentes para células de combustível

Placas bipolares sobrepostas formam o núcleo do sistema de células de combustível

09-11-2019 | Sorocaba/Tokyo

• Placas bipolares sobrepostas formam o núcleo da célula de combustível
  • Tecnologia de materiais, tecnologia de conformação e tecnologia em tratamento superficial em perfeita combinação
  • As células de combustível contribuem para moldar a mobilidade sustentável

A disponibilidade irregular de energias renováveis exige novas fontes energéticas e novas tecnologias de armazenamento de eletricidade. Esta é a única forma de garantir a mobilidade sustentável de amanhã. Alternativas como o hidrogênio, o qual está disponível em quantidades quase ilimitadas na terra, estão se tornando cada vez mais importantes nesse contexto. A Schaeffler identificou o imenso potencial da tecnologia do hidrogênio como uma fonte energética do futuro e tem desenvolvido componentes essenciais para células de combustível e pilhas de combustível, as chamadas placas bipolares metálicas. A empresa está usando sua tradicional competência-chave em tecnologia de materiais, tecnologia de conformação e tecnologia em tratamentos superficiais neste trabalho de desenvolvimento. A sua principal força neste contexto é ser fortemente diversificada nos setores industrial e automotivo e, portanto, estar envolvida em todos os pontos da cadeia energética, desde a geração de energia até seu uso em veículos. “Nós queremos moldar uma mobilidade isenta de CO2, sustentável e individual, tendo em vista toda a cadeia energética”, diz Uwe Wagner, Diretor de Tecnologia da Schaeffler. “O problema das emissões globais de CO2 não pode ser resolvido apenas com veículos puramente movidos a bateria, veículos comerciais, especialmente, exigirão sistemas de armazenamento de energia alternativos, e o hidrogênio aliado às células de combustível oferece oportunidades excepcionais nesse contexto. Sistemas de armazenamento híbridos, ou seja, a combinação de baterias e hidrogênio, também são uma solução interessante para atingir um alcance maior em automóveis de passageiros.”

A célula de combustível é a chave para a mobilidade sustentável
A Schaeffler tem focado na cadeia de agregação de valor de componentes essenciais para a célula de combustível há algum tempo, e está utilizando nisto sua tradicional competência-chave. Placas bipolares são produzidas pela modelagem e revestimento superficial precisos de camadas finas de metal, que uma vez sobrepostas formam o núcleo do sistema da célula de combustível. As pilhas de combustível são conversoras de energia, o que permite que o H2 reaja com o O2 para formar água. A eletricidade gerada durante esse processo pode ser utilizada para alimentar o motor elétrico do veículo. O portfólio Schaeffler para sistemas de célula de combustível optimizados é complementado por áreas de especialidade, tais como sistemas de controle eletrônico, rolamentos especiais para ventoinhas; módulos inteligentes de gerenciamento térmico, e componentes para a recirculação passiva do hidrogênio.

Schaeffler na Tokyo Motor Show
Com o lema “Tornando a mobilidade sustentável e autônoma”, a Schaeffler apresentou publicamente suas abordagens holísticas para cadeias energéticas futuras sustentáveis e soluções de mobilidade isentas de CO2, incluindo seu conhecimento sobre células de combustível, na 46ª Tokyo Motor Show, de 24 de outubro a 4 de novembro.. As exposições no nosso estande da mostra de negócios incluiram os novos motores elétricos da Schaeffler em diversas classes de potência, que agora entrarão em produção em larga escala, e soluções de sistemas de direção inteligentes para tração traseira. O conjunto é completo pelo Intelligent Corner Module da Schaeffler, com seu ângulo de manobra de até 90 graus, drive-by-wire como uma tecnologia habilitadora essencial para carros autônomos; e o Schaeffler Mover como um novo conceito de mobilidade para espaços urbanos.

Editor: Schaeffler Brazil