Schaeffler, empresa de tecnologia de Sorocaba, detém o recorde nacional nos Jogos do Sesi, com 23 títulos municipais consecutivos

25-11-2019 | Sorocaba

• Nenhuma outra empresa no País conseguiu tantos títulos consecutivos nos Jogos do Sesi municipais como a Schaeffler Brasil
  • Referência no esporte amador, a empresa também já conquistou vários títulos nacionais e estaduais, bem como medalhas em competições no exterior

Ao conquistar a 23ª vitória nos Jogos Industriários do Sesi 2019 na região de Sorocaba, a Schaeffler – uma das maiores empresas de tecnologia do mundo – é também a recordista nacional nessa competição de trabalhadores, com o maior número de títulos consecutivos obtidos por uma empresa no País. Detentora das marcas LuK, INA e FAG, a Schaeffler tornou-se referência no esporte amador, conseguindo engajar 450 de seus cerca de 3 mil empregados na disputa de diferentes modalidades dos Jogos do Sesi. Os incentivos para uma vida saudável através do esporte resultaram também em vitórias em competições estaduais, nacionais e até no exterior, como nos Mundiais da Confederação Internacional do Esporte do Trabalhador (CSIT). E o mais importante: contribuíram para a melhoria da qualidade de vida, da saúde, motivação e integração das pessoas da empresa.

A trajetória de sucesso da Schaeffler nos esportes teve início em 1997 quando os empregados participaram de treinos intensos, visando à preparação física e técnica para a Lukíade – uma espécie de Olimpíada interna da empresa em nível global, que reuniu, na Alemanha, atletas de vários países. A unidade brasileira foi vice-campeã mundial dessas Olimpíadas, perdendo apenas para a matriz alemã, e no mesmo ano conquistou também o primeiro troféu de campeã geral dos Jogos do Sesi em Sorocaba.

Ano a ano, o número de títulos aumentou, a estrutura foi ampliada e as atividades esportivas se diversificaram. Com a formalização do Programa de Qualidade de Vida, em 2003, a gestão do Clube Schaeffler realmente avançou, proporcionando o desenvolvimento de novos projetos, maior envolvimento de todos na empresa.

Qualidade de Vida
O Programa de Qualidade de Vida do Clube Schaeffler é embasado em quatro pilares: esportes, saúde, lazer e serviços. Nos esportes, há treinamentos direcionados a competições como os Jogos do Sesi, e a atividades esportivas de lazer, como os torneios internos, olimpíadas internas, gincanas, corridas, etc.

Com foco na saúde, no espaço do Clube Schaeffler se desenvolve atividades aeróbicas como caminhada e corrida, programas com aparelhos de musculação e bicicletas ergométricas, direcionados a hábitos saudáveis de vida.

A programação do Clube Schaeffler também envolve muitos eventos de lazer, excursões culturais. Para as crianças – filhos dos trabalhadores da empresa – são promovidas manhãs de lazer com as mais variadas atividades. Muitas dessas atividades esportivas e de lazer envolvem toda a família, não apenas os empregados da empresa.

Frutos dos esportes
Os resultados são visíveis nos mais de 300 troféus que a equipe da Schaeffler conquistou durante esses anos. Os 23 títulos consecutivos dos Jogos do Sesi na região de Sorocaba representam um fato inédito em todo o País, pois nenhuma outra empresa alcançou essa marca. Há também diversos títulos estaduais e nacionais pelo Sesi em modalidades como o futebol, natação, vôlei de praia feminino, atletismo e basquete. Por exemplo, em 2002, o time da Schaeffler foi o campeão nacional de futebol de campo, enquanto em 2012, os atletas da natação levantaram o troféu como melhor equipe nacional.

A Schaeffler Brasil já participou de sete Mundiais promovidos pela Confederação Internacional do Esporte do Trabalhador (CSIT): na França, Brasil, Bulgária, duas vezes na Itália, Letônia e na Espanha. No Mundial da Letônia, em 2017, foram 13 medalhas, sendo que Luiza Schneider garantiu à Schaeffler oito medalhas de ouro na natação e Joel Leopoldo conquistou o ouro no salto triplo. No Mundial da Espanha deste ano, que reuniu 2 mil atletas de mais de 30 países, a delegação da Schaeffler obteve medalhas de prata no salto triplo, nos 200 metros nado peito e no arremesso de martelo, bem como outras três medalhas de bronze na natação.

“A maior vitória da prática de esportes é, certamente, a melhoria da qualidade de vida de nossos colaboradores. O esporte transforma as pessoas, pois contribui para um estilo de vida saudável, bem-estar físico, social e emocional. Gera motivação, estimula o trabalho em equipe e propicia maior entrosamento entre as pessoas. Todos – empresa, colaboradores e familiares – ganham com isso”, destaca Marcos Antonio Zavanella, Presidente & CEO Schaeffler América do Sul.

“A união de esforços levou os colaboradores a vários pódios, à conquista de muitas medalhas e vitórias em competições, consolidando a Schaeffler como referência no esporte amador no País. Lazer e esportes são fatores de inclusão social, pois incentivam o desenvolvimento das potencialidades das pessoas, a formação cidadã e a disseminação da cultura de equipe. Também promovem a interação entre empresa, colaboradores, familiares e comunidade”, afirma Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento, além de Presidente do Clube Schaeffler.

Editor: Schaeffler Brazil