Procurar termo

Chegam ao mercado os rolamentos spindle de alta performance FAG para máquinas industriais, fabricados com aço especial Vacrodur

27-11-2019 | Sorocaba

  • Adequados para altas velocidades, com grande capacidade de carga e maior vida útil, os novos rolamentos spindle desenvolvidos pela Schaeffler são oferecidos em três versões: M, HCM e VCM
  • Resistentes a condições severas de operação, os rolamentos de alta performance da família VCM, com aço Vacrodur, têm vida útil até 25 vezes maior

A Schaeffler – detentora das marcas LuK, INA e FAG – desenvolveu uma nova linha de rolamentos mais robustos e duráveis para spindle, construídos com o material de alta performance Vacrodur – aço de alta resistência que confere uma vida útil operacional até 25 vezes maior. Essas características dos rolamentos spindle FAG série M são diferenciais importantes para a performance e produtividade das máquinas-ferramenta da indústria. Isso porque, são os rolamentos do spindle que determinam o desempenho das máquinas em alta velocidade, bem como sua rigidez e robustez frente às condições de operação.

Um dos objetivos do desenvolvimento da nova série de rolamentos spindle série M, com selo de qualidade X-life, foi garantir uma construção interna com comportamento de fricção otimizado e com alta tolerância a rápidas mudanças de temperatura. A construção otimizada reduz significativamente o aumento da pré-carga do rolamento, causada por fatores como a interferência entre o alojamento e o rolamento, altas velocidades e variações de temperatura entre o eixo e o mancal.

A nova linha de rolamentos spindle FAG está disponível em três diferentes versões: M, HCM e VCM. Na família M, tanto as esferas como os anéis dos rolamentos spindle de alta velocidade são fabricados com o aço para rolamento 100Cr6. Essa versão proporciona uma solução econômica de alta performance.

Os rolamentos da família HCM também têm anéis feitos de aço 100Cr6, mas são equipados com esferas cerâmicas. São adequados para velocidades muito altas, possibilitando um melhor desempenho do spindle.

Já os rolamentos para spindle da família VCM contam com esferas de cerâmica, mas seus anéis são feitos a partir do material de alta performance Vacrodur, recém desenvolvido. Esse aço possui qualidades excepcionais que o tornam ideal para a aplicação em rolamentos spindle. Com relação ao limite de resistência, o Vacrodur suporta pressões até 35% mais altas do que o aço 100Cr6. Em testes certificados, foi verificado que sua capacidade de carga dinâmica é 2,4 vezes maior em comparação ao aço padrão 100Cr6, o que representa um aumento de 13 vezes na vida útil do índice nominal do rolamento com boas condições de lubrificação. O aumento da vida útil pode chegar a até 25 vezes em rolamentos que operam em condições insuficientes de lubrificação.

O Vacrodur possui um alto nível de dureza de 65 HRC, e, ao mesmo tempo, oferece boa ductilidade, ou seja, flexibilidade e maleabilidade em se adequar às circunstâncias sem perder sua resistência. Em testes conduzidos em equipamentos de análise de resistência nas instalações da Schaeffler, sob condições controladas de contaminação, a vida útil de funcionamento até a falha do rolamento foi aumentada em quase 20 vezes em comparação com o benchmark existente. Esses resultados também foram confirmados por meio de testes realizados em diversos clientes.

Várias versões e tamanhos
As famílias M, HCM e VCM dos rolamentos para spindle de alta velocidade X-life estão disponíveis para as séries de dimensão 70 e 719 e com ângulos de contato nominais de 17 e 25 graus. Há três opções diferentes de pré-carga. Os diâmetros de furo disponíveis variam de 25 a 130 mm, e os diâmetros de 50 a 80 mm serão disponibilizados inicialmente para versões com vedações. Outras opções de diâmetro também estão sendo planejadas para futuros lançamentos. A Schaeffler fornece esses rolamentos na versão de "lubrificação direta" com orifícios de lubrificação e anéis de vedação no anel externo.

Aumento da vida útil e menor custo de operação
Ao substituírem os rolamentos spindle convencionais pelos rolamentos FAG série M, os fabricantes de máquinas-ferramenta e de spindle poderão escolher entre três estágios de performance: mais adequados a altas velocidades, capacidade de carga e vida útil.

“O aumento da vida útil reduz, de maneira significativa, os custos de operação das máquinas-ferramenta. Os rolamentos para spindle da família VCM, com aço de alta performance Vacrodur podem suportar condições extremamente severas por um período muito mais longo do que os rolamentos feitos de materiais convencionais, aumentando significantemente a robustez do spindle”, destaca Celso de Souza e Silva, Gerente de Vendas Industriais Schaeffler.

Editor: Schaeffler Brazil
País: Brasil

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar