Grupo Schaeffler em um ambiente desafiador com forte fluxo de caixa em 2019

10-03-2020 | Sorocaba

• A receita de 2019 no nível do ano anterior, apesar do ambiente exigente, margem EBIT antes de itens especiais de 8,1 por cento abaixo do ano anterior (9,7 por cento)
  • O Grupo Schaeffler e as divisões atendem à orientação ajustada
  • O fluxo de caixa livre antes das entradas e saídas de caixa para atividades de M&A de 473 milhões de euros aumentou consideravelmente (no ano anterior 384 milhões de euros)
  • Dividendo proposto de 45 centavos por ação ordinária sem direito a voto
  • As orientações para 2020 refletem uma avaliação conservadora do mercado

Schaeffler, fornecedor automotivo e industrial global, apresentou hoje seus resultados para 2019. A receita do Grupo Schaeffler no período coberto pelo relatório totalizou aproximadamente 14,4 bilhões de euros (ano anterior: aproximadamente 14,2 bilhões de euros). Em moeda constante, a receita do período aumentou 0,1 por cento. O crescimento da receita em moeda constante das duas divisões automotivas foi ligeiramente negativo, mas evoluiu no segundo semestre, enquanto a divisão Industrial registrou crescimento de receita ao longo do ano, embora esse crescimento tenha se estabilizado no segundo semestre. Das quatro regiões, as regiões da Grande China e das Américas contribuíram para o crescimento constante da receita em moeda, enquanto a receita diminuiu nas regiões da Europa e Ásia / Pacífico.

O Grupo Schaeffler gerou lucro antes do resultado financeiro, receita (prejuízo) das investidas pelo método da equivalência patrimonial e imposto de renda (EBIT) de 790 milhões de euros (ano anterior: 1.354 milhões de euros) em 2019. Esses ganhos foram afetados por itens especiais no período coberto pelo relatório de 372 milhões de euros, consistindo basicamente em 356 milhões de euros em despesas relacionadas aos programas de transformação e eficiência estabelecidos em 2019 - RACE (OEM automotivo), GRIP (Mercado de reposição automotivo) e FIT (Industrial). O EBIT correspondente antes dos itens especiais totalizou 1.161 milhões de euros (ano anterior: 1.381 milhões de euros), representando uma margem EBIT antes dos itens especiais de 8,1 por cento (ano anterior: 9,7 por cento). Juntamente com o ambiente persistentemente desafiador, a queda na margem EBIT antes de itens especiais foi atribuída em grande parte a um impacto adverso dos preços de venda e uma mudança no mix de produtos na divisão OEM automotivo. A tendência da margem também foi retida pelas despesas com projetos de TI e digitalização.

O lucro líquido atribuível aos acionistas da controladora no período coberto pelo relatório totalizou 428 milhões de euros, ficando consideravelmente aquém do nível do ano anterior (881 milhões de euros). O lucro por ação ordinária sem direito a voto foi de 0,65 euros (ano anterior: 1,33 euros). Nessa base, o Conselho de Administração da Schaeffler AG proporá um dividendo de 45 centavos para a assembleia geral anual. Isso representa uma taxa de pagamento de dividendos de aproximadamente 43 por cento (ano anterior: aproximadamente 40 por cento) do lucro líquido atribuível aos acionistas antes de itens especiais.

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, comentou sobre o desempenho do negócio em 2019: “Em um ambiente desafiador, conseguimos cumprir nossa orientação para o crescimento da receita, ajustada em julho e superar ligeiramente a meta de margem EBIT. Ainda mais encorajador é o nosso forte fluxo de caixa livre de 473 milhões de euros, que foi consideravelmente superior ao esperado. Nossos ganhos para 2019 provam que nosso posicionamento como fornecedor automotivo e industrial global é inestimável. Além disso, estamos vendo que as medidas que tomamos para fortalecer nossa eficiência de custo e capital, bem como os três programas de divisão RACE, GRIP e FIT, estão valendo a pena. ”

A divisão OEM automotivo mostra forte desempenho em ambiente de mercado desafiador
A divisão OEM automotivo gerou 9.038 milhões de euros (ano anterior: 8.996 milhões de euros) em receita durante o ano. Em moeda constante, a receita diminuiu 0,8 por cento em relação ao ano anterior. Um impacto adverso dos preços foi compensado apenas parcialmente pelo aumento de volumes, principalmente devido ao fraco ambiente de mercado nos negócios automotivos globais. No geral, no entanto, a taxa de crescimento de 4,8 por cento no ano ainda era consideravelmente maior que o crescimento médio na produção global de carros de passeio e veículos comerciais leves, que caiu 5,6 por cento durante o período coberto pelo relatório. Os pedidos vencidos em 2019 totalizaram 15,0 bilhões de euros - um valor recorde impulsionado principalmente pela entrada de pedidos na divisão de negócios E-Mobility. Essa entrada de pedidos representa um índice de pedidos para vendas, a proporção de entrada de pedidos para receita do ano, de 1,7 (ano anterior: 1,4).

A divisão OEM automotivo gerou o maior aumento de receita em moeda constante na região das Américas, com 7,4 por cento, seguida pela Grande China, com 1,8 por cento, enquanto a receita experimentou um declínio significativo de 6,0 por cento na região da Europa e diminuiu 0,7 por cento na Ásia / Pacífico também. Das quatro divisões de negócios da divisão OEM automotivo, a divisão de negócios E-Mobility foi a única a aumentar consideravelmente sua receita, aumentando em 36,7 por cento a moeda constante.

A divisão faturou 491 milhões de euros (ano anterior: 673 milhões de euros) em EBIT antes de itens especiais em 2019. Isso resultou em uma margem EBIT antes dos itens especiais de 5,4 por cento no período, significativamente abaixo da margem EBIT de 7,5% reportada no ano anterior. Os itens especiais totalizaram 209 milhões de euros e incluíram 204 milhões de euros relacionados ao programa RACE. O declínio na margem EBIT antes de itens especiais foi atribuído principalmente à margem bruta que diminuiu para 20,6 por cento (ano anterior: 22,3 por cento), principalmente devido a uma queda na receita impulsionada pelos preços e uma mudança no mix de produtos. Além disso, a margem bruta foi afetada negativamente por maiores custos fixos.

A divisão atendeu à orientação ajustada para o ano inteiro de 2019, emitida em 29 de julho de 2019, que exigia que ela gerasse um crescimento constante da receita em moeda de 2 a 0 por cento e uma margem EBIT antes de itens especiais de 5 a 6 por cento.

A receita do mercado de reposição automotivo diminui, ganhos superam orientação
A divisão do mercado de reposição automotivo registrou uma queda de moeda constante na receita no período coberto pelo relatório de 1,1 por cento, para 1.848 milhões de euros (ano anterior: 1.862 milhões de euros), atribuível à região da Europa, a região que, de longe, gerou a maior receita. O declínio na receita da região da Europa, em parte devido a alguns dos principais clientes da Alemanha e da Europa Ocidental, ajustando os níveis de estoque tanto no mercado de reposição independente (IAM) quanto no negócio de OES (OES - Serviço de Equipamento Original) ascenderam a 3,1 por cento em moeda constante. O declínio da receita na Europa não foi totalmente compensado pelo crescimento de 6,6 por cento da receita na região das Américas. Esse crescimento resultou principalmente do aumento de requisitos e negócios com novos clientes no mercado de reposição independente. A região da Grande China aumentou sua receita em 5,7 por cento em moeda constante, enquanto a receita na região Ásia / Pacífico baixou 5,4 por cento em moeda constante.

Esses desenvolvimentos resultaram em EBIT antes de itens especiais de 298 milhões de euros (ano anterior: 339 milhões de euros). Isso representa uma margem EBIT antes de itens especiais de 16,1 por cento (ano anterior: 18,2 por cento). Itens especiais totalizaram 15 milhões de euros e estavam relacionados ao programa GRIP. A redução na margem EBIT em comparação ao ano anterior é atribuível principalmente à menor margem bruta e maiores despesas administrativas. O declínio na margem bruta da divisão foi devido ao menor volume de vendas combinado ao aumento dos custos do produto.

A divisão atendeu à orientação ajustada para todo o ano de 2019, emitida em 29 de julho de 2019, que exigia que a divisão do mercado de reposição automotivo gerasse um crescimento constante da receita cambial de 2 a 0 por cento. A meta de atingir uma margem EBIT antes de itens especiais de 15 a 16 por cento foi ligeiramente excedida.

Negócio industrial com crescimento encorajador, momento mais fraco na segunda metade do ano
A divisão Industrial aumentou sua receita para 3.541 milhões de euros (ano anterior: 3.383 milhões de euros) durante o período coberto pelo relatório, apesar do momento mais fraco da produção industrial global. Em moeda constante, o crescimento da receita foi de 3,1 por cento, com a receita da segunda metade do ano estável em relação ao ano anterior. O crescimento da receita foi impulsionado principalmente pelo cluster do setor eólico na região da Grande China e pelo cluster do setor ferroviário na região da Europa. Os clusters do setor aeroespacial e de matérias-primas, bem como a Distribuição Industrial, também contribuíram para o crescimento. A demanda diminuiu nos clusters do setor de automação industrial, offroad e transmissão de energia, que são particularmente sensíveis às condições econômicas. Duas das quatro regiões do Grupo Schaeffler contribuíram para o crescimento constante da receita cambial durante o período do relatório. O maior aumento foi novamente gerado pela região da Grande China em 23,4 por cento, à frente das Américas com 2,9 por cento, enquanto a receita diminuiu 2,4 por cento na Europa e caiu ligeiramente 0,1 por cento na Ásia / Pacífico.

A divisão Industrial gerou 373 milhões de euros em EBIT antes de itens especiais em 2019 (ano anterior: 370 milhões de euros), representando uma margem EBIT antes de itens especiais de 10,5 por cento (ano anterior: 10,9 por cento). Os itens especiais totalizaram 147 milhões de euros e incluíram 137 milhões de euros relacionados ao programa FIT.

As metas estabelecidas na orientação ajustada emitida em 29 de julho de 2019, de aumentar a receita entre 2 e 4 por cento e gerar uma margem EBIT antes que itens especiais de 10 a 11 por cento sejam cumpridos.

Fluxo de caixa livre consideravelmente melhor que o esperado
Em 473 milhões de euros (ano anterior: 384 milhões de euros), o fluxo de caixa livre do Grupo Schaeffler, antes das entradas e saídas de caixa das atividades de M&A, foi positivo, excedendo consideravelmente a orientação ajustada emitida em 29 de julho de 2019 para fluxo de caixa livre antes das entradas e saídas para atividades de M&A de aproximadamente 350 a 400 milhões de euros. As despesas de capital (capex) em imobilizado e ativos intangíveis para o período de relatório de 1.045 milhões de euros ficaram um pouco abaixo do nível do ano anterior (1.232 milhões de euros), representando um índice de capex de 7,2 por cento da receita (ano anterior: 8,7 por cento).

A dívida financeira líquida do grupo era de 2.526 milhões de euros em 31 de dezembro de 2019 (31 de dezembro de 2018: 2.547 milhões de euros). O índice de engrenagem relacionado, ou seja, o índice da dívida financeira líquida sobre o patrimônio líquido, aumentou para 86,6 por cento (31 de dezembro de 2018: 83,2 por cento). Em 31 de dezembro de 2019, o Grupo Schaeffler possuía ativos totais de aproximadamente 12,9 bilhões de euros (ano anterior: aproximadamente 12,4 bilhões de euros) e empregava uma força de trabalho de 87.748 (ano anterior: 92.478), uma redução de aproximadamente 5,1 por cento.

Dietmar Heinrich, diretor financeiro da Schaeffler AG, disse: “Conforme anunciado na apresentação dos resultados do terceiro trimestre de 2019, nossos esforços até o final de 2019 concentraram-se na geração de fluxo de caixa livre. Ao reduzir ainda mais o índice de investimentos e gerenciar eficientemente os estoques no último trimestre, tivemos bastante sucesso ao fazê-lo”.

Orientação para 2020
O Grupo Schaeffler espera que sua receita cresça menos 2 a 0 por cento em moeda constante em 2020. Além disso, a empresa espera gerar uma margem EBIT antes de itens especiais de 6,5 a 7,5 por cento em 2020. O Grupo Schaeffler também antecipa entre 300 e 400 milhões em fluxo de caixa livre antes das entradas e saídas de caixa para atividades de M&A em 2020.

As metas para as três divisões são as seguintes:

Tabela de divisão

“Nossa orientação para 2020 é intencionalmente conservadora. Ela reflete o que sabemos, no início de março, sobre as tendências atuais relacionadas ao meio ambiente e ao mercado. Ninguém pode dizer neste momento como a crise do coronavírus se desenvolverá. No entanto, faremos tudo o que pudermos para cumprir nossas metas”, afirmou Klaus Rosenfeld.

Em 24 de março de 2020, o Grupo Schaeffler comunicará seu Roteiro para 2024, que inclui a estratégia atualizada para os anos 2020-2024, um novo programa de transformação para implementar essa estratégia e as metas de médio prazo para esse período em uma conferência de imprensa e dia do mercado de capitais em Herzogenaurach.

Você pode encontrar nosso relatório anual em:www.schaeffler-annual-report.com

Declarações e projeções futuras
Certas declarações neste comunicado à imprensa são declarações prospectivas. Por sua natureza, as declarações prospectivas envolvem uma série de riscos, incertezas e suposições que podem causar resultados ou eventos reais diferentes materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas. Esses riscos, incertezas e premissas podem afetar adversamente o resultado e as consequências financeiras dos planos e eventos aqui descritos. Ninguém assume nenhuma obrigação de atualizar ou revisar publicamente qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de novas informações, eventos futuros ou outros. Você não deve depositar confiança indevida em declarações prospectivas que falem apenas na data deste comunicado à imprensa. As declarações contidas neste comunicado à imprensa sobre tendências ou eventos passados não devem ser consideradas como representação de que tais tendências ou eventos continuarão no futuro. As declarações de advertência estabelecidas acima devem ser consideradas em conexão com quaisquer declarações prospectivas, escritas ou orais subsequentes, que a Schaeffler, ou pessoas que atuem em seu nome, possam emitir.

Editor: Schaeffler Brazil