Schaeffler publica Relatório de Sustentabilidade

Responsabilidade pelo Amanhã: Schaeffler publica Relatório de Sustentabilidade de 2019

10-03-2020 | Sorocaba

• Realinhamento da estratégia de sustentabilidade
  • Incorporação de metas de sustentabilidade em componente variável da remuneração de executivos
  • Grande melhoria na classificação de sustentabilidade

A sustentabilidade é fundamental para os valores e atividades da Schaeffler há muitos anos. Como empresa global de tecnologia, o Grupo Schaeffler está ajudando proativamente a moldar a transição que está ocorrendo atualmente no setor de mobilidade e energia. "No ano passado, as expectativas dos clientes, investidores e públicos de gestão da sustentabilidade nos negócios mudaram radicalmente e se solidificaram com as mudanças climáticas", disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. "Nós respondemos a isso adaptando e refinando nossas práticas de gerenciamento de sustentabilidade".

Realinhamento da estratégia de sustentabilidade
Como ponto de partida para o realinhamento de suas práticas de gerenciamento de sustentabilidade, a Schaeffler pesquisou e analisou as expectativas de sustentabilidade de todos os seus principais interessados em todo o mundo. Também realizou uma análise autocrítica de suas próprias concepções e objetivos em torno da gestão da sustentabilidade, fazendo mudanças e aprimoramentos sempre que necessário, no intuito de um futuro mais sustentável. Essas mudanças e aprimoramentos incluem a criação de um Comitê de Sustentabilidade composto por todos os membros da Diretoria Executiva e membros relevantes da administração.

Uma das decisões mais importantes tomadas pelo novo Comitê de Sustentabilidade foi realinhar as metas de sustentabilidade da empresa. "Podemos fazer muito mais e é isso que pretendemos", disse Rosenfeld. "Isso também significa que ainda não chegamos onde queremos estar". Como parte desse realinhamento, a Schaeffler mudará para 100% de eletricidade renovável e implementará inúmeras medidas para melhorar sua eficiência energética anualmente, na ordem de 100 gigawatt-hora até 2024. A empresa também pretende reduzir o número de acidentes que resultam em perda de tempo de trabalho em uma média de 10% ao ano até 2024.

Metas de sustentabilidade incorporadas ao componente variável da remuneração
O compromisso da Schaeffler com a sustentabilidade também é evidente em sua decisão de incorporar metas de sustentabilidade ao componente variável da remuneração paga aos seus líderes. "Este é um passo importante para incorporar a sustentabilidade mais profundamente em nossa cultura corporativa e incentivar nossos executivos a tornar a sustentabilidade uma parte essencial de seu trabalho como líderes", disse Corinna Schittenhelm, diretora de Recursos Humanos e responsável pela sustentabilidade da Schaeffler AG.

As medidas já estão começando a surtir efeito, como mostra a melhoria do índice de sustentabilidade da empresa. "Conseguimos uma grande melhoria em nossa classificação climática CDP, passando de um D para um B- para 2019", disse Corinna Schittenhelm. "Para 2021, estabelecemos a meta de alcançar uma classificação A".

Foco na tecnologia favorável ao futuro
Para atingir esses objetivos, a Schaeffler está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros para aproveitar oportunidades para novas soluções, como geração de energia limpa, soluções de reparo inteligentes e novos conceitos de mobilidade. Ao fazê-lo, a Schaeffler está aberta a todas as tecnologias que melhoram o futuro, incluindo sistemas de acionamento alternativos e energia renovável. "Vamos iniciar a produção em volume de motores elétricos em todo o mundo em 2021", disse Klaus Rosenfeld. "Também faremos mais para aproveitar o potencial das células de combustível e ajudaremos ativamente a conduzir a transição energética com uma gama de tecnologias, incluindo sistemas de turbinas eólicas de longa duração".

O compromisso do Grupo Schaeffler com a sustentabilidade também se traduz em novas abordagens de financiamento. Por exemplo, foi estabelecida uma Estrutura Financeira Verde para o financiamento de investimentos que apoiam os objetivos ambientais.

O Relatório de Sustentabilidade (inglês) pode ser baixado no site corporativo da Schaeffler.

Editor: Schaeffler Brazil

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG