Schaeffler publica Relatório de Sustentabilidade

Responsabilidade pelo Amanhã: Schaeffler publica Relatório de Sustentabilidade de 2019

10-03-2020 | Sorocaba

• Realinhamento da estratégia de sustentabilidade
  • Incorporação de metas de sustentabilidade em componente variável da remuneração de executivos
  • Grande melhoria na classificação de sustentabilidade

A sustentabilidade é fundamental para os valores e atividades da Schaeffler há muitos anos. Como empresa global de tecnologia, o Grupo Schaeffler está ajudando proativamente a moldar a transição que está ocorrendo atualmente no setor de mobilidade e energia. "No ano passado, as expectativas dos clientes, investidores e públicos de gestão da sustentabilidade nos negócios mudaram radicalmente e se solidificaram com as mudanças climáticas", disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. "Nós respondemos a isso adaptando e refinando nossas práticas de gerenciamento de sustentabilidade".

Realinhamento da estratégia de sustentabilidade
Como ponto de partida para o realinhamento de suas práticas de gerenciamento de sustentabilidade, a Schaeffler pesquisou e analisou as expectativas de sustentabilidade de todos os seus principais interessados em todo o mundo. Também realizou uma análise autocrítica de suas próprias concepções e objetivos em torno da gestão da sustentabilidade, fazendo mudanças e aprimoramentos sempre que necessário, no intuito de um futuro mais sustentável. Essas mudanças e aprimoramentos incluem a criação de um Comitê de Sustentabilidade composto por todos os membros da Diretoria Executiva e membros relevantes da administração.

Uma das decisões mais importantes tomadas pelo novo Comitê de Sustentabilidade foi realinhar as metas de sustentabilidade da empresa. "Podemos fazer muito mais e é isso que pretendemos", disse Rosenfeld. "Isso também significa que ainda não chegamos onde queremos estar". Como parte desse realinhamento, a Schaeffler mudará para 100% de eletricidade renovável e implementará inúmeras medidas para melhorar sua eficiência energética anualmente, na ordem de 100 gigawatt-hora até 2024. A empresa também pretende reduzir o número de acidentes que resultam em perda de tempo de trabalho em uma média de 10% ao ano até 2024.

Metas de sustentabilidade incorporadas ao componente variável da remuneração
O compromisso da Schaeffler com a sustentabilidade também é evidente em sua decisão de incorporar metas de sustentabilidade ao componente variável da remuneração paga aos seus líderes. "Este é um passo importante para incorporar a sustentabilidade mais profundamente em nossa cultura corporativa e incentivar nossos executivos a tornar a sustentabilidade uma parte essencial de seu trabalho como líderes", disse Corinna Schittenhelm, diretora de Recursos Humanos e responsável pela sustentabilidade da Schaeffler AG.

As medidas já estão começando a surtir efeito, como mostra a melhoria do índice de sustentabilidade da empresa. "Conseguimos uma grande melhoria em nossa classificação climática CDP, passando de um D para um B- para 2019", disse Corinna Schittenhelm. "Para 2021, estabelecemos a meta de alcançar uma classificação A".

Foco na tecnologia favorável ao futuro
Para atingir esses objetivos, a Schaeffler está trabalhando em estreita colaboração com seus parceiros para aproveitar oportunidades para novas soluções, como geração de energia limpa, soluções de reparo inteligentes e novos conceitos de mobilidade. Ao fazê-lo, a Schaeffler está aberta a todas as tecnologias que melhoram o futuro, incluindo sistemas de acionamento alternativos e energia renovável. "Vamos iniciar a produção em volume de motores elétricos em todo o mundo em 2021", disse Klaus Rosenfeld. "Também faremos mais para aproveitar o potencial das células de combustível e ajudaremos ativamente a conduzir a transição energética com uma gama de tecnologias, incluindo sistemas de turbinas eólicas de longa duração".

O compromisso do Grupo Schaeffler com a sustentabilidade também se traduz em novas abordagens de financiamento. Por exemplo, foi estabelecida uma Estrutura Financeira Verde para o financiamento de investimentos que apoiam os objetivos ambientais.

O Relatório de Sustentabilidade (inglês) pode ser baixado no site corporativo da Schaeffler.

Editor: Schaeffler Brazil