Com montagem simples e rápida, rolamento bipartido FAG gera economia de até 75% nos custos de parada de máquina industrial

15-06-2020 | Sorocaba

• Rolamentos de rolos esféricos bipartidos são ideais para uso em locais de difícil acesso em maquinários
  • Suas características propiciam rapidez na substituição, sem necessidade de remoção de equipamentos ou desmontagem de eixos
  • São adequados para vários segmentos industriais, como mineração, papel e celulose, plantas de processamento de materiais, equipamentos de transporte, etc.

Custos de operação reduzidos, montagem e desmontagem simples, substituição extremamente rápida, sem a necessidade de remover equipamentos nem tampouco desmontar e alinhar eixos. São vários os benefícios que os rolamentos de rolos esféricos bipartidos FAG oferecem às indústrias, quando comparados aos rolamentos convencionais inteiriços. Como resultado desses diferenciais, a grande vantagem é a significativa economia que a rapidez na troca do rolamento bipartido proporciona: há uma redução de aproximadamente 75% nos custos gerados pela parada de máquina.

Os rolamentos bipartidos FAG, desenvolvidos pela Schaeffler – uma das maiores empresas em tecnologia do mundo - são a opção ideal para montagens difíceis de rolamentos, ou seja, quando envolvem tarefas complexas como remoção de equipamentos ou embreagens, desmontagem de peças e até mesmo de eixos.

Por isso, a aplicação de rolamentos bipartidos é apropriada principalmente em equipamentos de transporte, fábricas de processamento de materiais, plantas de mineração e siderurgia, usinas de açúcar e álcool, navios e indústrias de papel e celulose.

No setor de mineração, é recomendada a utilização dos rolamentos bipartidos em escavadeiras de rodas de caçamba, guinchos, eixos de acionamento, transmissão, transportadores de caçamba, correias transportadoras, agitadores, moinhos, fornos rotativos e ventiladores.

Na indústria de celulose e papel, os rolamentos bipartidos são adequados nessas aplicações: ventiladores, agitadores, eixos de acionamento e transmissão e equipamentos de transporte.

No segmento industrial, a Schaeffler tem um exemplo prático da economia gerada: quando uma empresa de mineração instalou um rolamento bipartido FAG no acionamento de uma de suas escavadeiras de rodas de caçamba, o tempo de parada do maquinário foi 36 horas menor do que o necessário para a troca de um rolamento convencional. Em consequência, a empresa de mineração economizou cerca de 28 mil euros, ou seja, aproximadamente R$ 132 mil.

Características
Rolamentos de rolos esféricos são unidades de carreiras duplas que compreendem anéis externos sólidos com uma pista côncava, anéis internos sólidos e rolos esféricos com gaiola. Os rolos esféricos simétricos movimentam-se livremente na pista côncava externa. Como resultado, a flexão e o desalinhamento do eixo são compensados.

A composição interna da maioria dos rolamentos bipartidos é semelhante aos rolamentos FAG de rolos esféricos convencionais. A diferença é que nos rolamentos esféricos bipartidos, o anel interno, o anel externo e a gaiola com rolos são divididos ao meio. Eles possuem uma gaiola sólida bipartida feita de latão ou poliamida reforçada de fibra de vidro. Seus anéis são mantidos juntos por meio de parafusos.

Geralmente, os rolamentos de rolos esféricos bipartidos podem substituir os rolamentos esféricos inteiriços com buchas de fixação. As pré-condições para substituição são: verificar o diâmetro do eixo (em mm ou polegadas) para escolha do rolamento, conferir o limite de rotação e temperatura da aplicação, e o mancal deve ser adequado à largura do anel interno do rolamento bipartido.

Variedade
A linha de rolamentos bipartidos FAG é ampla: abrange rolamentos autocompensadores de rolos para diâmetro de 55mm a 630mm e também para eixos de tamanho de 23/16 polegadas a 16 polegadas.

Na maioria dos casos, o diâmetro externo, a largura do anel externo e o diâmetro do eixo são idênticos aos dos rolamentos autocompensadores de rolos padrão das séries 222, 230, 231, 239, 240 e 241 com buchas de fixação apropriadas.

Lubrificação
Com o uso de graxa, os intervalos de lubrificação dos rolamentos bipartidos são similares aos dos rolamentos inteiriços. Eles podem, inclusive ser lubrificados através de uma ranhura e furos no anel externo.

Quando os dispositivos de relubrificação automática FAG CONCEPT8 ou FAG CONCEPT2 são utilizados, a eficiência é ainda maior. Por meio da relubrificação controlada, é continuamente fornecida a quantidade suficiente e ideal de lubrificante aos pontos de contato do rolamento, o que resulta no aumento significativo na sua vida útil. Essas tecnologias da Schaeffler estendem os intervalos de lubrificação e manutenção e evitam a falta ou excesso de oferta de lubrificante. Consequentemente, o tempo de parada da fábrica e os custos de manutenção são reduzidos.

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG