Projeto de pesquisa OmniSteer concluído com sucesso

Destaque final do projeto: exibição do OmniSteer no estande da Schaeffler na IAA 2019.

26-06-2020 | Sorocaba

• O projeto “OmniSteer”, subsidiado pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, foi concluído após três anos. Como as futuras gerações do Mover se beneficiarão com o conhecimento adquirido e como esse projeto resultou na criação de uma nova joint venture da Schaeffler?

O projeto “OmniSteer”, que recebeu um subsídio de 1,9 milhão de euros do Ministério Federal da Educação e Pesquisa da Alemanha, foi concluído com sucesso. Um consórcio entre vários parceiros esteve envolvido neste projeto. Além do SHARE at KIT (o Centro de Pesquisa Avançada da Schaeffler), os demais parceiros incluíam a Hella Aglaia Mobile Vision GmbH, o centro de pesquisa em tecnologia da informação da KIT (FZI), o instituto de engenharia de sistemas de veículos (FAST) e a Paravan GmbH. O OmniSteer também serviu de base para a joint venture Schaeffler-Paravan. “O projeto OmniSteer mostra a importância de estabelecer parcerias para a colaboração em pesquisas e obter assim resultados fantásticos.” O OmniSteer foi o motivo pelo qual entramos em contato com a Paravan. Assim, construímos a base para a joint venture Schaeffler-Paravan criada em 2018”, explica o Prof. Dr. Peter Gutzmer, ex-membro da Diretoria Executiva da Schaeffler.

Maior manobrabilidade

O objetivo do projeto OmniSteer era pesquisar novas manobras de direção e testá-las no veículo de demonstração OSCar. Os parceiros do projeto adquiriram, assim, amplo conhecimento sobre o planejamento de rotas, controle de veículos e o reconhecimento e processamento de dados do ambiente do veículo. Os parceiros também abriram novas oportunidades em relação à tecnologia de chassi: em combinação com um motor de cubo de roda com base no Motor eWheel e uma inovadora suspensão de rodas que permite ângulos de direção mais amplos, foi desenvolvido um sistema de chassi mecatrônico funcionalmente confiável que proporciona maior manobrabilidade ao veículo. O sistema de chassi permite um ângulo de direção da roda de 90° em cada direção e permite que as rodas sejam conduzidas e dirigidas individualmente. Isso torna possível a transição da condução em linha reta ao estacionamento perpendicular, sem paradas intermediárias ao longo do caminho. Dependendo da situação, o condutor pode alternar entre a direção da roda dianteira, traseira e todas as rodas. É possível até girá-las no local, graças ao sistema de direção seletiva das rodas, baseado no sistema Space Drive.

Utilizando sinergias

As significativas sobreposições tecnológicas e sinergias do OmniSteer no desenvolvimento do conhecimento, em especial com o Schaeffler Mover, já foram aproveitadas durante o projeto e também serão importantes no futuro. Por exemplo, o aplicativo Schaeffler para operação do veículo, desenvolvido pela equipe do projeto OmniSteer, serviu de base para o aplicativo Schaeffler Mover. Comparado ao chassi do Mover, projetado para maiores alturas, o chassi do OmniSteer possui um design muito plano, o que permite que ele seja integrado aos modelos de veículos convencionais. O conceito de chassi oferece outras possibilidades de aplicação para futuros Movers: a nova cinemática baseada na suspensão de rodas de múltiplos elos com braços transversais de formato vertical, especialmente deslocados, suporta altas cargas e, portanto, permite uma dinâmica de direção significativamente maior. Portanto, o sistema de chassi também é adequado para o transporte interurbano, além do transporte urbano, que exige maior capacidade de manobra.

“Estamos trabalhando em estreita colaboração com a Schaeffler-Paravan e vários departamentos da Schaeffler para otimizar o uso de sinergias e implementar com sucesso o conhecimento adquirido em relação a software, algoritmos e chassi nas gerações futuras do Schaeffler Mover e da divisão comercial de Sistemas de Chassi”, Explica Philipp Kautzmann, coordenador da equipe do grupo de trabalho de Mobilidade Automatizada do SHARE at KIT.

O grupo de trabalho do SHARE at KIT em Karlsruhe atualmente solicita financiamento junto ao Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Energia da Alemanha (BMWi) para o projeto de acompanhamento “SafeADArchitect” com o envolvimento da Intel, Ibeo, Schaeffler Paravan, KIT e outras. O objetivo deste projeto é pesquisar uma arquitetura de veículo completa mais segura para veículos automatizados (nível 4, direção totalmente automatizada).