Schaeffler lança bombas d’água para veículos populares no mercado de reposição brasileiro

19-08-2020 | Sorocaba

• São oito os itens de bombas d’água lançados pela empresa para os modelos Palio, Corsa, Celta, Uno, Fiesta, Ka, entre outros.
  • Com esses lançamentos, a Schaeffler amplia seu portfólio de 80 itens já disponibilizados no País para aplicações em veículos de origem francesa e asiática, além das aplicações para as vans.

A Schaeffler – detentora das marcas LuK, INA e FAG – está ampliando o portfólio de bombas d’água para o mercado de reposição automotivo brasileiro com o lançamento de oito novos produtos destinados à frota de veículos populares, como o Palio, Corsa, Celta, Uno, Fiesta, Ka, entre outros. Com esses lançamentos, a empresa promove uma maior diversificação de sua linha de bombas d’água, que já era composta por 80 itens direcionados aos veículos para aplicações em montadoras francesas e asiáticas, além de vans.

Essa disponibilidade de novas aplicações faz parte da ampliação do portfólio de soluções de reparo de bombas d’água que a Schaeffler – uma das maiores empresas de tecnologia do mundo – formulou para o Aftermarket. Novos lançamentos deverão ocorrer ainda este ano com o objetivo de cobrir um número maior de modelos no mercado de reposição.

Em constante expansão, o portfólio da Schaeffler engloba bombas d’água mecânicas, comutáveis e elétricas da marca INA, desenvolvidas com a qualidade de equipamento original (OE) e a garantia de uma empresa global, reconhecida mundialmente pelos investimentos em pesquisas e pela alta tecnologia de seus produtos. A meta é fornecer ao mercado brasileiro, em breve, um total de 200 itens de bombas de água mecânicas, comutáveis e elétricas da marca INA.

Tecnologia e qualidade

Durante seu funcionamento, os motores de combustão produzem, além da energia para a movimentação desejada, também muita energia térmica. O calor excessivo resultante da combustão poderia danificar os componentes individuais do motor, como por exemplo: as válvulas, os pistões, o cabeçote. Para evitar isso, os motores têm de ser arrefecidos. É essa a função da bomba d’água – componente fundamental para o funcionamento confiável e eficiente do motor. Ela promove a circulação do líquido refrigerante, assegurando a dissipação regular de calor para fora do motor.

Assim, ao fazer o sistema de arrefecimento refrigerar o motor, por meio da movimentação do fluído, a bomba d’água mantém a temperatura operacional ideal e constante, mesmo em condições mais severas de condução. Se a bomba apresentar problemas e não funcionar corretamente, o motor pode ferver e até mesmo fundir.

“O desenvolvimento de componentes eficientes e de longa duração para o circuito de arrefecimento é parte vital da história da Schaeffler e da marca INA, a ponto de seu portfólio de bombas d’água cobrir quase todos os veículos em circulação na Europa “, destaca Thiago Martins, Gerente de Produto e P&D Schaeffler América do Sul.

Bombas d’água inteligentes

A Schaeffler já disponibiliza ao mercado brasileiro bombas d’água comutáveis para alguns veículos, como por exemplo, os modelos da Volkswagen com motores 1.4 TSI.

As bombas d’água comutáveis INA permitem um controle mais preciso das taxas de fluxo do líquido de refrigeração em todo o circuito de resfriamento. Ao contrário das bombas mecânicas convencionais, uma bomba d’água comutável fornece o líquido refrigerante apenas quando realmente necessário, ou seja, quando o aquecimento do motor é reduzido, por exemplo, a bomba não atua, o que resulta em economia de energia e de combustível, além de reduzir, significativamente, os níveis de emissões.

O responsável por isso é o seu atuador elétrico, que adapta a capacidade de bombeamento para diferentes condições de operação do motor. A unidade de controle do motor envia um sinal ao atuador que, baseado na temperatura atual do motor, ativa ou desativa a função de desligamento, acoplando ou desacoplando a polia da bomba (no motor VW 1.4 TSI, por exemplo), a qual controla a capacidade de fluxo do fluído refrigerante no sistema. Sem essas características operacionais, o resultado seria o maior consumo de combustível e mais emissões de poluentes.

A Schaeffler também é a fabricante exclusiva mundialmente do módulo de gerenciamento térmico inteligente para cerca de 3 milhões de veículos do Grupo Volkswagen. Todos esses componentes são fabricados com materiais extremamente robustos e resistentes ao desgaste, o que ajuda a evitar a perda de líquido refrigerante, além de garantir as temperaturas ideais de trabalho do motor.

Editor: Scaheffler Brasil Ltda.