Schaeffler apresenta o estado da arte em amortecimento torcional para tratores: o Amortecedor Torcional LuK

16-09-2020 | Sorocaba

• Tecnologia propicia maior durabilidade às peças dos veículos, melhor custo-benefício, redução das vibrações e ruídos, e maior conforto ao motorista
  • Novo sistema é utilizado em vários projetos de tratores globais e já é fornecido pela Schaeffler para algumas aplicações em tratores fabricados no Brasil

A Schaeffler – detentora das marcas LuK, INA e FAG e uma das maiores empresas de tecnologia do mundo – é líder em inovação em equipamentos originais para os segmentos automotivos e industriais e também no fornecimento de componentes para o mercado de reposição com a garantia da mais alta qualidade. Disponibiliza tecnologias de embreagem a todos os principais fabricantes de trator do mundo.

Máquinas e veículos do setor agrícola requerem componentes diferenciados, mais robustos, resistentes e duráveis, que suportem as condições e intempéries do trabalho no campo. A Schaeffler apresenta uma tecnologia de amortecimento torcional desenvolvida justamente para proporcionar maior durabilidade às peças do veículo, melhor custo-benefício, redução das vibrações torcionais e ruídos, e maior conforto ao motorista: o Amortecedor Torcional LuK.

A empresa identificou que, no mercado mundial, há uma tendência crescente dos fabricantes de tratores optarem por transmissões do tipo power-shift, o que aumenta a necessidade da aplicação de amortecedores torcionais entre o motor e a transmissão. Por isso, a empresa investe em pesquisas e desenvolvimento de uma ampla variedade de produtos que atendam às características específicas de cada trator: desde amortecedores axiais de molas, amortecedores “long travel”, amortecedores de volante, etc. Todos eles são projetados para absorver os picos de aceleração angular proveniente das irregularidades cíclicas do motor, protegendo os componentes da transmissão, eliminando ruidos e porporcionando maior conforto ao operador

Amortecedor Torcional

O Amortecedor Torcional LuK é uma das mais recentes tecnologias direcionadas a máquinas e veículos agrícolas, sendo utilizado em vários projetos de tratores globais e fornecido pela Schaeffler para algumas aplicações em tratores fabricados no Brasil. O sistema reduz a vibração torcional entre o motor e a transmissão. Em consequência, atenua desgastes dos componentes das transmissões, elimina ruídos e oferece maior conforto ao operador. Isso porque, os motores de combustão interna não produzem um torque contínuo: o virabrequim acelera e desacelera continuamente. Essas variações em torque e na velocidade do virabrequim refletem na transmissão, causando ruídos e vibrações indesejadas no trator. Com o Amortecedor Torcional, esse barulho e vibrações são minimizados, proporcionando um ambiente de condução mais confortável.

São dois os modelos de Amortecedor Torcional LuK no mercado: o convencional e o “long travel”, indicado para máquinas de maior potência que exigem amortecimento torcional com maior amplitude em todas as condições de trabalho, para proteger a transmissão, garantir a durabilidade das peças do sistema propulsor do trator e permitir ao operador trabalhar em um ambiente confortável e silencioso, com máxima redução de vibrações e ruídos na cabine.

“Com a mais avançada tecnologia empregada no Amortecedor Torcional LuK, a Schaeffler oferece ao mercado o estado da arte em amortecimento. São vários os diferenciais e vantagens dessa inovação: permite um excepcional amortecimento das vibrações, entrega ao cliente a maior eficiência conhecida mundialmente na absorção de irregularidades do motor do equipamento e reduz os ruídos, em todas as condições de trabalho da máquina agrícola”, destaca Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Schaeffler América do Sul.

Editor: Schaeffler Brazil