HYRAZE – a corrida do futuro

10-09-2020 | Sorocaba

• Schaeffler torna-se parceira de tecnologia em nova categoria de corrida com hidrogênio
  • Pioneira, sustentável e segura: junto com parceiros estabelecidos, a Schaeffler está envolvida na liga HYRAZE, a primeira categoria de corrida do mundo para carros puramente a hidrogênio
  • Como parceira de tecnologia, a Schaeffler fornecerá componentes para o trem de força e desempenhará um papel significativo na formação desta categoria inovadora

A Schaeffler apresentou, junto com parceiros renomados, um conceito inovador para o esporte automobilístico sustentável. Quando a liga HYRAZE começar em 2023, será a primeira categoria de corridas de automóveis do mundo a usar como fonte de energia o hidrogênio, que pode ser produzido de maneira ecologicamente correta. A Schaeffler desempenhará um papel significativo na liga HYRAZE. Como parceira de inovação e tecnologia, a empresa é responsável por componentes como motores elétricos e sistemas de direção para toda a categoria - ou seja, para todos os carros. O sistema steer-by-wire do Space Drive que será usado nos carros, controla a direção, os freios e o acelerador exclusivamente por meio de sinais eletrônicos.

O envolvimento nesta nova categoria se encaixa perfeitamente para a Schaeffler ”, disse o Dr. Jochen Schröder, responsável pela divisão de negócios E-Mobility da Schaeffler. “Por algum tempo, nos concentramos com muito sucesso em sistemas de acionamento elétrico inovadores, que atendem aos mais altos requisitos de desempenho e eficiência em esportes automobilisticos e em veículos de série. Além disso, usamos nosso know-how para desenvolver componentes-chave para células de combustível. As corridas com tecnologia de hidrogênio são ambiciosas, mas absolutamente realistas, e podem representar uma nova era no automobilismo. Queremos, definitivamente usar esta oportunidade para desempenhar um papel ativo no desenvolvimento deste conceito de veículo desde o início e dar uma contribuição com nossas tecnologias inovadoras”.A Schaeffler tem impulsionado ativamente a tecnologia de hidrogênio há muito tempo e, como fornecedor automotivo e industrial, está se concentrando em toda a gama de tecnologias de hidrogênio. A Schaeffler está estabelecendo e moldando a tecnologia de hidrogênio junto com parceiros fortes por meio de seu envolvimento e liderança em iniciativas no setor
.

Link com e-sport

A Liga HYRAZE, que foi desenvolvida em conjunto com ADAC, DEKRA, DMSB (Federação Alemã de Automobilismo) e HWA, também está desbravando novos caminhos ao unir o esporte eletrônico ao automobilismo real, a fim de inspirar não apenas os fãs nas pistas, mas também os gamers nos computadores. As equipes têm dois pilotos para cada carro - um para as corridas reais e outro que participa das competições em videogame e dos eventos e-sport, que também contam pontos para o campeonato. Os resultados de ambas as corridas valem para a classificação do campeonato em igual medida.

Foco na sustentabilidade

As corridas serão realizadas com carros a hidrogênio de 800 HP. A energia para o trem de força de emissão zero é fornecida por hidrogênio verde, que é convertido em eletricidade nas duas células de combustível do carro, antes de ser transportado para os quatro motores elétricos. Outros destaques da categoria: O sistema de freios garante que qualquer fuligem de freio produzida seja capturada no carro e descartada de forma ambientalmente neutra. Além disso, há uma decisão consciente de evitar as frenagens abruptas, o que tornará as ultrapassagens mais fáceis. A redução de força de asa significa distâncias de frenagem maiores, o que beneficia principalmente a recuperação otimizada de energia por meio da regeneração, bem como o lado competitivo do esporte. Pneus desenvolvidos com matérias-primas recentes também reduzem o desgaste. As peças da carroceria são fabricadas com um composto de fibra natural e podem ser projetadas livremente pelas equipes conforme julgarem apropriado. Regulamentações aerodinâmicas claras garantem que não haja nenhuma competição dispendiosa neste campo de tecnologia.

Editor: Schaeffler Brazil

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG