HYRAZE – a corrida do futuro

10-09-2020 | Sorocaba

• Schaeffler torna-se parceira de tecnologia em nova categoria de corrida com hidrogênio
  • Pioneira, sustentável e segura: junto com parceiros estabelecidos, a Schaeffler está envolvida na liga HYRAZE, a primeira categoria de corrida do mundo para carros puramente a hidrogênio
  • Como parceira de tecnologia, a Schaeffler fornecerá componentes para o trem de força e desempenhará um papel significativo na formação desta categoria inovadora

A Schaeffler apresentou, junto com parceiros renomados, um conceito inovador para o esporte automobilístico sustentável. Quando a liga HYRAZE começar em 2023, será a primeira categoria de corridas de automóveis do mundo a usar como fonte de energia o hidrogênio, que pode ser produzido de maneira ecologicamente correta. A Schaeffler desempenhará um papel significativo na liga HYRAZE. Como parceira de inovação e tecnologia, a empresa é responsável por componentes como motores elétricos e sistemas de direção para toda a categoria - ou seja, para todos os carros. O sistema steer-by-wire do Space Drive que será usado nos carros, controla a direção, os freios e o acelerador exclusivamente por meio de sinais eletrônicos.

O envolvimento nesta nova categoria se encaixa perfeitamente para a Schaeffler ”, disse o Dr. Jochen Schröder, responsável pela divisão de negócios E-Mobility da Schaeffler. “Por algum tempo, nos concentramos com muito sucesso em sistemas de acionamento elétrico inovadores, que atendem aos mais altos requisitos de desempenho e eficiência em esportes automobilisticos e em veículos de série. Além disso, usamos nosso know-how para desenvolver componentes-chave para células de combustível. As corridas com tecnologia de hidrogênio são ambiciosas, mas absolutamente realistas, e podem representar uma nova era no automobilismo. Queremos, definitivamente usar esta oportunidade para desempenhar um papel ativo no desenvolvimento deste conceito de veículo desde o início e dar uma contribuição com nossas tecnologias inovadoras”.A Schaeffler tem impulsionado ativamente a tecnologia de hidrogênio há muito tempo e, como fornecedor automotivo e industrial, está se concentrando em toda a gama de tecnologias de hidrogênio. A Schaeffler está estabelecendo e moldando a tecnologia de hidrogênio junto com parceiros fortes por meio de seu envolvimento e liderança em iniciativas no setor
.

Link com e-sport

A Liga HYRAZE, que foi desenvolvida em conjunto com ADAC, DEKRA, DMSB (Federação Alemã de Automobilismo) e HWA, também está desbravando novos caminhos ao unir o esporte eletrônico ao automobilismo real, a fim de inspirar não apenas os fãs nas pistas, mas também os gamers nos computadores. As equipes têm dois pilotos para cada carro - um para as corridas reais e outro que participa das competições em videogame e dos eventos e-sport, que também contam pontos para o campeonato. Os resultados de ambas as corridas valem para a classificação do campeonato em igual medida.

Foco na sustentabilidade

As corridas serão realizadas com carros a hidrogênio de 800 HP. A energia para o trem de força de emissão zero é fornecida por hidrogênio verde, que é convertido em eletricidade nas duas células de combustível do carro, antes de ser transportado para os quatro motores elétricos. Outros destaques da categoria: O sistema de freios garante que qualquer fuligem de freio produzida seja capturada no carro e descartada de forma ambientalmente neutra. Além disso, há uma decisão consciente de evitar as frenagens abruptas, o que tornará as ultrapassagens mais fáceis. A redução de força de asa significa distâncias de frenagem maiores, o que beneficia principalmente a recuperação otimizada de energia por meio da regeneração, bem como o lado competitivo do esporte. Pneus desenvolvidos com matérias-primas recentes também reduzem o desgaste. As peças da carroceria são fabricadas com um composto de fibra natural e podem ser projetadas livremente pelas equipes conforme julgarem apropriado. Regulamentações aerodinâmicas claras garantem que não haja nenhuma competição dispendiosa neste campo de tecnologia.

Editor: Schaeffler Brazil