Procurar termo

Schaeffler fornece produtos e soluções tecnológicas para setor de papel e celulose

22-03-2021 | Sorocaba

  • Expertise e tradição fazem da Schaeffler parceira em projetos de construção de máquinas e na reposição industrial
  • Segmento demanda alta tecnologia em produtos especiais e em serviços como repotencialização e monitoramento de condição

A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, atua como parceira de longo prazo do setor de papel e celulose e se estabeleceu como marca reconhecida pelos principais fabricantes mundiais. Com demanda aquecida e exportações em alta, o segmento tem alcançado recordes de produção no Brasil, atingindo o segundo maior volume da história do país ao produzir 20,95 milhões de toneladas de celulose em 2020, de acordo com a Indústria Brasileira de Árvores (IBA) .

A expertise da Schaeffler e seu portfólio de produtos e soluções garantiram presença em projetos de construção de máquinas e equipamentos de papel e celulose ao longo das últimas décadas. Por ser um setor que demanda tecnologia de ponta, torna-se fundamental ter equipes de engenharia altamente capacitadas para suportar o desenvolvimento e a atualização constantes.

Atenta às exigências específicas e às condições extremas a que máquinas de papel estão expostas – calor intenso, umidade, deflexão do eixo e altas velocidades –, a Schaeffler desenvolveu produtos especiais que respondem a esses desafios. Entre eles, rolamentos autocompensadores de rolos, rolamentos bipartidos autocompensadores de rolos, rolamentos de rolos cilíndricos autocompensadores, rolamentos rígidos de esferas híbridos e rolamentos de três anéis. Desenvolveu também a capacidade de adicionar revestimentos aos rolamentos como óxido preto e Triondur, para melhorar seu desempenho e estender a vida na aplicação.

Além dos rolamentos, estão presentes na gama de produtos ferramentas de montagem e manutenção, lubrificação e monitoramento de condição. Por meio da Rede de Distribuição Autorizada, a Schaeffler atua na reposição industrial fornecendo produtos de alta performance e se destaca também pela proximidade com o usuário final, com a presença constante das equipes de especialistas e da logística integrada.

A atuação em serviços fica evidente com o processo de repotencialização, recurso muito utilizado pelo setor de papel e celulose e uma solução que contribui diretamente para o aumento do ciclo de vida dos rolamentos e para a otimização do Custo Total de Operação.

“A repotencialização de rolamentos permite uma redução significativa de custos e diminui prazos de entrega, tudo isso mantendo a qualidade e a garantia de um rolamento novo. Outra grande vantagem é a redução de recursos hídricos e minerais, o que auxilia na preservação do meio ambiente”, explica Antonio de Campos Junior, Chefe de Serviços Técnicos Distribuição Industrial - Schaeffler Brasil.

Para a indústria de papel, medidas de manutenção proativa e confiabilidade, como o monitoramento do sistema devem ser fornecidas por equipamentos de alta qualidade para detectar danos em fase precoce e aumentar a segurança, evitando paradas imprevistas.

"O setor encontra-se em um cenário muito favorável e a Schaeffler tem atuado para fornecer as tecnologias necessárias. Para o monitoramento de condição online e offline, o portfólio de produtos compreende desde coletores e analisadores de dados manuais até projetos customizados integrados às plataformas em nuvem no conceito da Internet das Coisas (IoT). Tudo para proporcionar ao usuário final a melhor experiência em custo benefício na sua aquisição e baixa complexidade na utilização", conclui Davis Lima, Gerente de Contas Distribuição Industrial Schaeffler América do Sul.

Editor: Schaeffler Brasil Ltda.
País: Brasil

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar