A Schaeffler construirá um complexo de laboratórios de ponta no campus em Herzogenaurach Herzogenaurach

07-05-2021 | Sorocaba

• Fornecedor automotivo e industrial investe em infraestrutura sustentável de pesquisa e desenvolvimento, como parte do seu Roadmap 2025
  • O novo complexo central de testes de 15 mil m2 consolidará e integrará 15 laboratórios que representam as competências centrais e as principais tecnologias da Schaeffler
  • O complexo será construído e funcionará em edifício ecologicamente correto de acordo com os mais recentes padrões de sustentabilidade
  • O investimento fortalecerá a competitividade da Schaeffler, e o seu campus em Herzogenaurach - Alemanha

Como parte do Roadmap 2025, anunciado no ano passado, a Schaeffler irá construir um novo complexo central de laboratórios de testes em Herzogenaurach, Alemanha. Com isso, a empresa busca assegurar a competitividade, bem como fortalecer a posição do seu campus em Herzogenaurach como centro de excelência tecnológica. A entrega do complexo, atualmente na fase de planejamento detalhado, está prevista para 2023.

Complexo é trampolim para atender as megatendências
A sede da Schaeffler em Herzogenaurach abrigará em breve um complexo central de laboratórios interligando as divisões de negócios que contará com cerca de 15 mil m² de área útil e abrangerá 15 laboratórios e mais de 360 empregados. A nova instalação de laboratórios centralizará e consolidará as competências e capacidades centrais do Grupo Schaeffler nas principais áreas de tecnologia, incluindo sistemas de medição, ensaio e calibração, pesquisa e concepção de materiais, eletroquímica e otimização da vida útil de produtos, durabilidade e confiabilidade. Ela também abrigará um novo laboratório eletrônico. As metas da empresa na consolidação de todas as atividades debaixo de um mesmo teto incluem a transferência de conhecimento e tecnologia entre as suas divisões e melhora do desempenho através do uso compartilhado de recursos.

“A ideia de um novo complexo laboratorial central é disponibilizar as principais tecnologias tendo uma base integrada e interdepartamental para que possamos, por exemplo, desenvolver ecossistemas de energia, de mobilidade sustentáveis e neutros em carbono”, explicou Uwe Wagner, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Schaeffler AG. “Para desenvolver soluções para megatendências como neutralidade de carbono, mobilidade de última geração e automatização, precisamos também aprimorar a nossa capacidade de desenvolver rapidamente as nossas competências centrais em uma ampla variedade de disciplinas, de materiais e tecnologia de tratamento superficial à eletroquímica, eletrônica e digitalização. O novo complexo de laboratórios vai ser o trampolim ideal para isso”.

Edifício será ecologicamente correto
A Schaeffler também pretende tornar o novo complexo acessível a clientes externos. Por isso, os seus planos incluem um laboratório e uma área de apresentações para tecnologia de digitalização e uso de inteligência artificial.

“A nossa excelência em processos de manufatura significa que temos condições de oferecer aos nossos clientes as melhores soluções nas principais áreas de tecnologia do futuro como mobilidade elétrica, robótica e hidrogênio”, explicou o diretor de operações Andreas Schick. “Essas são áreas de crescimento em que, desde o estágio de pesquisa básica, temos que considerar o produto ou aplicação final assim como a produção em escala comercial para que possamos estar à frente dos nossos concorrentes globais. As nossas tecnologias de simulação digital, em particular, são uma parte integrante disso”.

Além das abrangentes capacidades de pesquisa e desenvolvimento, o complexo em Herzogenaurach estabelecerá novos padrões em controle climático e eliminação de vibração dentro dos laboratórios, sendo ideal para sistemas de medição de alta resolução e outras tecnologias altamente sensíveis. O edifício, previsto para ser ocupado no começo de 2024, será construído de acordo com os mais recentes padrões de sustentabilidade e será operado na forma de edifício ecologicamente correto em conformidade com o Padrão Ouro do DNGB (Conselho de Sustentabilidade da Alemanha).

A nova instalação é uma parte importante da estratégia do Roadmap 2025, que foi anunciada em novembro passado e detalha como o Grupo Schaeffler assegurará a sua preparação para o futuro e a sua posição competitiva de forma sustentável. “O complexo central de laboratórios garantirá empregos na área de alta tecnologia nas principais áreas do crescimento”, afirmou Klaus Rosenfeld, diretor executivo da Schaeffler AG. “Ele também vai agregar valor à Herzogenaurach e à região no seu entorno aos olhos dos clientes e funcionários e fortalece o nosso compromisso com a Alemanha como um dos centros de negócios”.

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG