Procurar termo

O Grupo Schaeffler aumenta as suas previsões para 2021

Pressrelease Stage Image

12-05-2021 | Sant Just Desvern

  • A considerável recuperação de Automotive Technologies e o rápido crescimento na China impulsionam o volume de negócios do Grupo em 11,2% a uma taxa de câmbio constante
  • As economias de escala traduzem-se numa margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias extraordinariamente forte de 11,3% (exercício anterior: 6,5%)
  • O cash flow disponível antes das atividades de fusões e aquisições de 130 milhões de euros situa-se ao nível do exercício anterior (137 milhões de euros) apesar dos gastos de reestruturação superiores
  • Ajuste para cima das previsões para a totalidade do exercício de 2021

A Schaeffler, fornecedor global dos setores automotivo e industrial, apresentou o relatório provisório para o primeiro trimestre de 2021. O volume de negócios do Grupo Schaeffler no período do relatório ascendeu a 3.560 milhões de euros (exercício anterior: 3.281 milhões de euros). O aumento de 11,2% a uma taxa de câmbio constante deve-se principalmente à recuperação considerável da divisão de Automotive Technologies, uma vez que o volume de negócios do mesmo período do exercício anterior foi negativamente afetado pela pandemia de coronavírus devido à queda acentuada da produção de automóveis. O volume de negócios das divisões de Automotive Aftermarket e Industria aumentou 4,0% e 3,9%, respetivamente, a uma taxa de câmbio constante, em comparação com o trimestre do exercício anterior.

Em geral, nas regiões Greater China, Ásia/Pacífico e Américas, o volume de negócios do primeiro trimestre aumentou, em alguns casos de forma muito clara. O volume de negócios da região Europa estagnou, com um ligeiro retrocesso de 0,6% a uma taxa de câmbio constante em relação ao exercício anterior. O crescimento do volume de negócios a uma taxa de câmbio constante foi de 57,1% na região Greater China, de 12,2% na região da Ásia/Pacífico e de 6,7% na região das Américas.

O Grupo Schaeffler gerou um EBIT antes de rubricas extraordinárias de 403 milhões de euros (exercício anterior: 212 milhões de euros) durante os três primeiros meses, situando a margem EBIT antes de rubricas extraordinárias do mesmo período em 11,3% (exercício anterior: 6,5%). A melhoria em relação ao exercício anterior deve-se principalmente às economias de escala. Da mesma forma, as medidas estruturais iniciadas no exercício anterior revelam-se cada vez mais eficazes.

No período do relatório, o EBIT foi afetado negativamente em 15 milhões de euros (exercício anterior: 302 milhões de euros) em rubricas extraordinárias. O EBIT ascendeu a 388 milhões de euros (exercício anterior: -90 milhões de euros). Isto inclui os custos de reestruturação relacionados com os subprogramas divisionais do Roadmap 2025.

A Automotive Technologies cresce rapidamente, especialmente na Greater China
A divisão Automotive Technologies gerou 2.281 milhões de euros de volume de negócios durante os três primeiros meses (exercício anterior: 2.008 milhões de euros). À taxa de câmbio constante, o volume de negócios aumentou 15,8% em relação ao exercício anterior, devido principalmente aos volumes. Este aumento do volume de negócios pode ser atribuído principalmente às unidades de negócio Sistemas de transmissão e e-Mobility. A unidade de negócios de e-Mobility gerou um volume de negócios adicional a um tipo de câmbio constante de 26,5% em comparação com o mesmo período do exercício anterior, e o volume de negócios da unidade de negócios de Sistemas de transmissão aumentou 18,5% a uma taxa de câmbio constante. Apesar do elevado nível do mesmo período do exercício anterior na região da Greater China, a divisão superou a produção mundial de automóveis em 1,8%.

O volume de negócios da região de Greater China cresceu 74,3% a uma taxa de câmbio constante, contribuindo assim significativamente para os encorajadores resultados globais da divisão Automotive Technologies.

Durante o primeiro trimestre, a divisão gerou um EBIT antes de rubricas extraordinárias de 246 milhões de euros (exercício anterior: 47 milhões de euros). A margem EBIT antes de rubricas extraordinárias foi de 10,8% para o mesmo período, consideravelmente superior aos 2,3% do exercício anterior. A margem EBIT extremamente forte antes de rubricas extraordinárias do período de referência deve-se principalmente às economias de escala. Além disso, as medidas estruturais iniciadas foram eficazes.

Automotive Aftermarket com um grande crescimento fora da Europa
A divisão Automotive Aftermarket registou um volume de negócios de 444 milhões de euros (exercício anterior: 446 milhões de euros) no período do relatório, o que representa um crescimento do volume de negócios de 4,0% a uma taxa de câmbio constante.

O volume de negócios cresceu consideravelmente em todas as regiões, exceto na região da Europa, que é a que gera o maior volume de negócios, onde a tendência do volume de negócios foi heterogénea e conduziu a um decréscimo de 3,1% a uma taxa de câmbio constante. O aumento do volume de negócios de 73,8% a uma taxa de câmbio constante na região Greater China deveu-se principalmente à recuperação do negócio de Independent Aftermarket. A expansão do negócio de e-commerce também teve um impacto favorável na tendência do volume de negócios.

Assim, o EBIT antes de rubricas extraordinárias de 57 milhões de euros (exercício anterior: 77 milhões de euros) representa uma margem de EBIT antes de rubricas extraordinárias de 12,9% (exercício anterior: 17,2%). O decréscimo em relação ao exercício anterior pode ser atribuído principalmente ao aumento dos custos de produção. Além disso, os custos previstos relacionados com a colocação em funcionamento do centro de montagem e embalagem em Halle (Saale, Alemanha) também reduziram os lucros.

A margem EBIT da divisão Industrial melhorou consideravelmente
A divisão Industrial registou um volume de negócios de 836 milhões de euros (exercício anterior: 827 milhões de euros) no primeiro trimestre, o que representa um crescimento do volume de negócios de 3,9% a uma taxa de câmbio constante.

Apesar de uma tendência meramente estável do volume de negócios na região Américas e uma diminuição do volume de negócios na região Europa, o crescimento impulsionado pelo volumes nas regiões Greater China e Ásia/Pacífico permitiu à divisão Industrial gerar um ligeiro crescimento em comparação com o mesmo trimestre do exercício anterior. Na região Greater China, o volume de negócios aumentou 27,1% a uma taxa de câmbio constante. Esta tendência encorajadora pode ser atribuída principalmente às condições de negócio das soluções setoriais da energia eólica e da transmissão de potência. A tendência do volume de negócios da região Europa continuou a ser afetada pelas implicações da pandemia de coronavírus, registando um decréscimo de 7,3% a uma taxa de câmbio constante em relação ao exercício anterior.

Durante os três primeiros meses, a divisão Industrial gerou um EBIT antes de rubricas extraordinárias de 99 milhões de euros (exercício anterior: 88 milhões de euros), situando a margem EBIT antes de rubricas extraordinárias do mesmo período em 11,9% (exercício anterior: 10,7%). O aumento da margem deve-se principalmente às medidas estruturais iniciadas no exercício anterior.

Cash flow disponível sólido
Apesar dos elevados investimentos em medidas estruturais, o cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para atividades de fusões e aquisições no primeiro trimestre ascendeu a 130 milhões de euros, em linha com o nível do exercício anterior (137 milhões de euros). O coeficiente de conversão do cash flow disponível era de 0,3 e a taxa de reinvestimento dos três primeiros meses ascendeu a 0,5.

Dr Klaus Patzak, CFO da Schaeffler AG, afirmou: "O Grupo Schaeffler obteve bons resultados no primeiro trimestre de 2021. A rigorosa disciplina relativamente ao capital e aos custos exercida nos últimos continua a apresentar resultados. Além disso, a considerável reativação do negócio resultou em economias de escala que contribuíram significativamente para uma margem EBIT antes de rubricas extraordinárias extremamente forte e um cash flow encorajador. "

Durante o primeiro trimestre de 2021, os lucros líquidos atribuíveis aos acionistas antes de rubricas extraordinárias aumentou consideravelmente em relação ao exercício anterior e ascenderam a 247 milhões de euros (exercício anterior: 101 milhões de euros). Os lucros (perdas) líquidos foram de 235 milhões de euros (exercício anterior: -186 milhões de euros), o que comporta dividendos por ação ordinária sem direito a voto de 0,35 euros (exercício anterior: -0,28 euros).

A 31 de março de 2021, a dívida financeira líquida do Grupo diminuiu para 2.176 milhões de euros, pelo que o índice Gearing, ou seja, a relação entre as dívidas financeiras líquidas e os fundos próprios, diminuiu ligeiramente para 85% aproximadamente(31 de dezembro de 2020: aproximadamente 114%). A relação entre a dívida e o EBITDA, definida como a dívida financeira líquida dividida pelo EBITDA antes das rubricas extraordinárias, foi reduzida para 1,1x no final de março (final de dezembro de 2020: 1,3x). O Grupo tinha uma força de trabalho de 83.937 colaboradores na data do relatório.

Melhoria das previsões para 2021
O Grupo Schaeffler ajustou a sua previsão para a totalidade do exercício de 2021, e espera agora um crescimento do volume de negócios de mais de 10% a uma taxa de câmbio constantes (anteriormente superior a 7%). Este valor é baseado, particularmente, numa estimativa do mercado aumentada em termos de crescimento mundial da produção de automóveis de passageiros e de veículos comerciais ligeiros. Atualmente, o Grupo Schaeffler prevê um aumento da produção mundial de automóveis de passageiros e de veículos comerciais ligeiros de aproximadamente 10%, até atingir os 82 milhões de veículos produzidos. As premissas de evolução do mercado para a divisão Automotive Aftermarket permanecem praticamente inalteradas. A premissa de evolução do mercado da divisão Industrial melhorou.

Nesta base, a empresa espera gerar uma margem EBIT antes de rubricas extraordinárias de 7 a 9% (anteriormente de 6 a 8% ) em 2021.

Além disso, o Grupo Schaeffler prevê agora um cash flow disponível antes das entradas e saídas de fundos para atividades de fusões e aquisições de mais de 300 milhões de euros em 2021 (anteriormente: cerca de 100 milhões de euros) e menos que no exercício anterior.

As previsões para as três divisões foram ajustadas com efeito a partir de 11 de maio de 2021 da seguinte forma:

link

1) a uma taxa de câmbio constante; 2) antes de rubricas extraordinárias 3) LVP: produção mundial de automóveis de passageiros de veículos comerciais ligeiros.

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, assinalou: “O sólido primeiro trimestre de 2021 coloca-nos em posição de melhorar as nossas previsões para a totalidade do exercício de 2021, apesar das incertezas existentes, ajudados pelo facto de que as medidas estruturais iniciadas estão a mostrar-se eficazes. Continuamos prudentes, apesar das tendências de recuperação. Com o nosso Roadmap 2025, estamos estrategicamente bem posicionados para aproveitar o potencial de crescimento em áreas-chave da tecnologia do futuro".

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. De acordo com a sua natureza, as declarações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado em relação a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem em seu nome.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.
País: Portugal

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar