Lucas di Grassi (Team ABT Schaeffler Audi Sport) venceu duas das doze corridas da Formula E 2016/2017

Marketing e Comunicação Corporativa

América do Sul

Tel.  +55  15 3335-1422

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup para receber os últimos press-releases e novidades.

2017-07-31 | Sorocaba/Montreal

Campeão: Lucas di Grassi e Time ABT Schaeffler Audi Sport triunfam na temporada 2016/2017 da Formula E

Uma final brilhante em Montreal após uma temporada emocionante: Lucas di Grassi é o Campeão da Fórmula E 2016/2017, o brasileiro conquistou o título para ele e para o Time ABT Schaeffler Audi Sport. Na classificação das equipes, a ABT Schaeffler Audi Sport, como no ano passado, continua em segundo lugar. Como parceiro exclusivo de desenvolvimento para o powertrain da ABT Schaeffler FE02, a Schaeffler, pioneira de mobilidade elétrica, há três anos apostou no futuro da mobilidade assumindo o compromisso de estar na Formula E e agora comemora a grande conquista do título nesta inovadora temporada de corrida

A final da Fórmula E na metrópole de Montreal foi um verdadeiro deleite para os fãs de motorsport. Lucas di Grassi foi para as duas últimas corridas no Canadá com um déficit de dez pontos. Com uma pole position e uma vitória no sábado, o brasileiro conseguiu uma reviravolta e, na última corrida da temporada no domingo, o sétimo lugar foi suficiente para ele ganhar o título.

"Estou sem palavras! Nós realmente conseguimos! Nas duas temporadas anteriores perdemos por uma margem estreita. Trabalhamos duro por esse momento há mais de três anos. Gostaria de agradecer a todos da equipe pelo compromisso incrível. Somos realmente como uma família. Agradeço a ABT e especialmente a Schaeffler, que, com suas enormes habilidades, desenvolveram em conjunto um powertrain para o nosso ABT Schaeffler FE02 que me fez o Campeão da Fórmula E. Juntos, ganhamos a primeira corrida de Fórmula E na história e agora, em nossa terceira tentativa, também ganhamos esse título ", disse o piloto de 32 anos.

A Schaeffler é parceira do Time ABT Schaeffler Audi Sport desde a temporada inaugural em 2014/2015. Assim, o fornecedor automotivo é um dos pioneiros da mobilidade elétrica a ter acreditado na visão do automóvel motorizado elétrico no coração das metrópoles em todo o mundo e a ter pavimentado o caminho para a crescente popularidade mundial da Fórmula E. Depois que os regulamentos abriram oportunidades técnicas adicionais para a segunda temporada, o grupo de tecnologia globalmente ativo esteve envolvido em conjunto com a ABT no desenvolvimento do powertrain, incluindo o motor, transmissão, suspensão traseira e software de controle. O recorde no final da terceira temporada não só reflete a primeira vitória do título dos pilotos, mas também um total de sete vitórias, 24 – sendo esse o maior número - pódios e quatro pole positions. Na classificação das equipes, o terceiro lugar foi alcançado na temporada inaugural, seguido por dois segundos lugares desde então.

Quando abrir a quarta temporada em Hong Kong, em dezembro de 2017, uma nova era começará para o time depois de ter sido assumido pela Audi. Isso porque na corrida de Berlin, há algumas semanas, o fabricante de automóveis e a Schaeffler assinaram um acordo de cooperação de três anos para o desenvolvimento do powertrain. "Provavelmente, será difícil haver um dia em que o ditado ‘não se mexe em time que está ganhando’ será mais apropriado do que hoje", diz Prof. Dr. Peter Gutzmer, Vice-Presidente Executivo e CTO da Schaeffler. "Agora vamos comemorar este título aqui em Montreal, pois para ABT e Schaeffler esse é o resultado de três anos de um trabalho em equipe muito focado e inovador. No entanto, em casa, já estamos treinando para a próxima temporada. E estamos ansiosos para ter Mercedes e Porsche como novos e fortes concorrentes que se juntam a nós no próximo campeonato".

O compromisso da Fórmula E se encaixa perfeitamente na estratégia corporativa da Schaeffler “mobility for tomorrow" com a qual o grupo global de tecnologia ajuda a moldar o futuro da mobilidade. A série de corridas elétricas da Fórmula E é o campo ideal para a Schaeffler obter descobertas e motivação para os próprios engenheiros da empresa no setor de mobilidade elétrica que está cada vez ganhando mais espaço. O compromisso do automobilismo também inclui o DTM - com motores convencionais de combustão interna - e o FIA World Endurance Championship (WEC), powertrains híbridos de alta tecnologia focados em uma eficiência extremamente alta.

Assim como a Schaeffler tem contribuído com a sua experiência técnica para a Fórmula E desde o primeiro dia, o grupo de tecnologia é pioneiro na mobilidade elétrica para a estrada também. Nas últimas duas décadas, os departamentos de pesquisa e desenvolvimento da Schaeffler estão explorando essa área. No passado mais recente, o tamanho da equipe de desenvolvimento para componentes de veículos elétricos dobrou. Atualmente, a Schaeffler oferece uma ampla gama de produtos para mobilidade elétrica e a eletrificação de todo powertrain: desde tecnologias para híbridos de 48 volts e módulos híbridos de alta tensão até eixos modulares do tipo que serão utilizados em versões de classe premium de veículos elétricos. Outros tópicos de foco da empresa de tecnologia incluem conceitos de veículos elétricos que vão além do automóvel, uma visão inovadora da mobilidade para o amanhã ambiental e econômica.