Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul
Schaeffler Brasil Ltda.

Tel.  +55  15 3335-1422

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup para receber os últimos press-releases e novidades.

2017-11-01 | Sorocaba

Schaeffler dará enfoque em Fórmula E no SAE Brasil 2017

• Com a estratégia global, Mobility for tomorrow, empresa mostrará seu compromisso com a tecnologia, inovação e sustentabilidade
  • Localizada nos estandes 30 e 31, empresa exibirá produtos de alta qualidade e tecnologia, como o rolamento TBB -Tandem Ball Bearing, e o sistema eletrônico de acionamento de embreagem E-Clutch - MT Plus

A Schaeffler, detentora das marcas LuK, INA e FAG, participará do 26º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade destacando sua atuação na Fórmula E. O foco na competição se alinha à estratégia global da empresa, o Mobility for tomorrow, que representa seu compromisso com a tecnologia, a inovação e a sustentabilidade.

Com o tema “A mobilidade inteligente e a transição para o futuro”, o Congresso será realizado de 7 a 9 de novembro no Pro Magno Centro de Eventos, no bairro Casa Verde, em São Paulo.

Localizada nos estandes 30 e 31, a Schaeffler mostrará sua aposta na mobilidade elétrica, tendência que norteará a tecnologia dos veículos e a dinâmica das cidades do futuro. Por isso, está presente na Formula E desde o início da competição, em 2014, como parceira da equipe ABT Schaeffler Audi Sport, cujo carro levou o brasileiro Lucas Di Grassi a ganhar a temporada 2016/2017. O piloto já confirmou presença na próxima disputa, que começa em dezembro e passa por São Paulo em 17 de março.

A empresa projetou o powertrain do carro, chamado ABT Schaeffler MGU 01. O objetivo foi entregar um componente com a melhor eficiência possível, alta confiabilidade e con-trole térmico ideal. Também foi desenvolvida uma nova transmissão e otimizada a suspensão, entregando maior rigidez e melhorando a cinemática. Um software gerencia a interação entre todos os componentes.

“A Schaeffler está conectada à mobilidade do futuro. A qualidade aplicada em nossos produtos, serviços e processos demonstra esse compromisso no dia a dia da empresa. Neste sentido, enxergamos no Congresso SAE BRASIL um fórum fundamental para mostrarmos as soluções para o futuro desenvolvidas pela empresa e os produtos envolvidos na transição para os veículos híbridos e elétricos”, destaca Cláudio Castro, Diretor Executivo Divisão de Negócios – Schaeffler América do Sul. “É um espaço muito rico para troca de conhecimento, já que grandes marcas levam o que têm de mais avançado para o evento”.

O estande da companhia também abrigará produtos de alta qualidade e tecnologia de ponta, ofertados para o mercado automotivo brasileiro. Entre eles, está o TBB -Tandem Ball Bearing, rolamento com grande ganho em eficiência em relação às categorias anteriores. Além disso, gera menos de calor e ruído. Outro destaque é o E-Clutch - MT Plus, sistema eletrônico de acionamento de embreagem que aumenta o conforto e reduz o consumo de combustível do veículo.

Produtos de destaque no Congresso SAE 2017

- Tandem Ball Bearing
Exposto em um display no estande da Schaeffler, estará o rolamento TBB – Tandem Ball Bearing. O componente representa um grande avanço em eficiência em comparação aos rolamentos de rolos cônicos. Sua construção, em dupla carreira angular em arranjo tandem (quando as partes principais são construídas ou montadas longitudinalmente) possibilita contato pontual, em detrimento ao linear das tecnologias anteriores, reduz consideravelmente as perdas por atrito. Soma-se a isso a melhor distribuição do lubrificante, devido à geometria interna do TBB, reduzindo significativamente a geração de calor e ruído da peça.

Este design elimina a necessidade de uma borda interna para apoio axial com contato deslizante, reduzindo também o desgaste. Todos estes fatores contribuem para um sistema mais eficiente, de menor consumo e emissões. O produto estará exposto em um display no estande da W.

- E-Clutch - MT Plus

Trata-se de um sistema eletrônico de acionamento de embreagem. Dependendo de sua configuração, o E-Clutch pode atuar apenas em situações específicas ou controlar totalmente o acionamento de embreagem. A configuração MT Plus é uma versão semiautomática, que possui um bom custo-benefício e fácil adaptação aos sistemas atuais. Nesta versão, o principal diferencial é a função chamada de sailing, que reduz o consumo de combustível.

- Embreagem NKK
Em alemão, a sigla significa Neue Kleine Kupplung, que identifica um novo conceito de embreagem convencional a seco para veículos pequenos. Nela, foram aplicadas tecnologias de ponta para melhorar a rigidez estrutural do platô e criar uma função de boost, que aumenta a capacidade de torque da embreagem sem mudar a força do pedal.

- Sistema de Acionamento de Acessórios por Correia (FEAD)
Sistema de acionamento de acessórios por correia (FEAD), tem como características: ajuste automático da tensão da correia sendo que a tensão da correia é praticamente constante durante toda a vida do sistema. Compensação do alongamento e desgaste da correia devido ao comportamento térmico de todos os componentes do sistema; Redução dos picos dinâmicos de força e minimização de deslizamento, ruído e vibrações da correia. Composto por polias plásticas, metálicas, desaclopadora e tensionadores, uma de duas características é também a minimização de perdas por atrito.

- VCP – Sistema de Válvula Variável
Sistema de válvula variável contribui com o processo de combustão, reduzindo perdas e, em consequência, melhorando o rendimento, o que reverte também em menos consumo de combustível. Assim, o VCP viabiliza a redução de emissões de gases poluentes, a economia de combustível, a adequação de torque e potência, bem como um maior conforto ao motorista.

- Rolamento 3º geração
Rolamento de roda com integração dos flanges para o disco de freio, roda e alojamento, permitindo um ajuste preciso da folga axial durante a produção, otimizando, assim a vida útil do rolamento. Fácil integração do sistema ABS. Dentre os principais benefícios estão: Pré-carga predefinida; Sem interferência do processo de montagem; Redução de falhas de montagem; Redução do custo logístico.

- Coluna de Direção
A coluna de direção está diretamente ligada à segurança e ao conforto do condutor e dos passageiros do veículo. Os rolamentos para a coluna de direção da Schaeffler fazem parte deste sistema, contribuindo com a facilidade e a precisão na direção do veículo. Estes rolamentos suportam os esforços do sistema sem folgas indesejáveis no volante, proporcionando maior conforto em dirigibilidade e baixo torque de giro.

- Shift Tower
A torre de mudança (shift tower) é uma solução tecnológica que oferece importantes diferenciais ao sistema de transmissão dos veículos: maior conforto ao dirigir, mais precisão nos movimentos de engate e seleção de marchas, proporcionando consequentemente melhor desempenho. Esses benefícios são resultado da alta tecnologia empregada pela Schaeffler, aliada à simplicidade do sistema, com menos partes e interfaces funcionais. É uma solução altamente integrada, na qual são eliminados vários componentes individuais, materiais de fixação e etapas de montagem.

Sobre o Congresso SAE BRASIL
Painéis – A programação inclui 17 painéis, três âncoras (Engenheiros-chefes, Internacional e Presidentes) e 14 temáticos - Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviário, Manufatura e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Suprimentos, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment e Veículos Elétricos e Híbridos.

Mostra Tecnológica e Papers – O Congresso apresentará ainda Mostra Tecnológica com os últimos avanços da indústria da mobilidade, além da seleção dos melhores trabalhos técnicos (papers) nas áreas de Carroceria e Estrutura, Chassis, Metodologia de Projeto e Design, Eletroeletrônica, Eletrônica Embarcada, Meio Ambiente, Combustíveis e Recursos Energéticos, Ergonomia, Interiores e Cabines, Manutenção e Reposição, Gestão e Desenvolvimento de Produtos, Manufatura, Materiais, Ruídos e Vibrações, Peças e Componentes, Powertrain, Qualidade, Confiabilidade e Durabilidade, Segurança, Testes e Simulações, Sistemas de Transporte e Veículos.

Serviço:

Estande Schaeffler: 30 e 31
Na terça-feira (7/11), a partir das 13h, o Diretor Executivo Divisão de Negócios – Schaeffler América do Sul, Cláudio Castro, estará no estande para atender a imprensa.
Local: Pro Magno Centro de Eventos - Rua Samaritá, 230, bairro Casa Verde, São Paulo
Data: 7 a 9 de novembro de 2017