Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

Tel.  +55  15 3335-1422

Siga-nos no Twitter @schaefflergroup para receber os últimos press-releases e novidades.

2018-03-26 | Sorocaba

Schaeffler ultrapassa a marca de 26 mil patentes e pedidos de patentes no mundo

• Tendo a inovação como principal diretriz, a empresa atingiu, em 2017, a marca de 2.382 novos pedidos de patentes
  • A Alemanha, onde está situada a matriz da companhia, é considerada o maior polo tecnológico de toda a Europa

2017 foi um ano muito fértil para a Schaeffler em termos de inovação. A empresa atingiu no período, mais de 26 mil patentes e pedidos de patentes em todo o mundo. Isso demonstra uma grande preocupação da companhia em desenvolver novas soluções para o mercado. Só na Alemanha, o principal referencial tecnológico europeu, foram 2.382 pedidos de patentes, se consolidando como a segunda empresa no país a ter mais solicitações do tipo.

“A Schaeffler é uma empresa que incentiva, e muito, esse tipo de iniciativa entre os seus colaboradores, dando espaço para a criação e evolução de novas ideias que podem mudar a nossa cadeia produtiva. Isso é prova da nossa preocupação com o futuro da mobilidade e do mercado, além do respeito que temos com nossos clientes”, define Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento América do Sul.

Os pedidos de patentes são encaminhados a um departamento específico da Schaeffler que avalia a ideia e a originalidade do invento. Só após esta análise é que se dá início ao processo de redação e registro da propriedade intelectual.

A América do Sul tem um papel importante na geração de inovações estando entre os quatro centros de pesquisa e desenvolvimento mais criativos da Schaeffler. Em 2017 foram geradas 193 novas ideias somente no Brasil e alguns processos originados de ideias da equipe brasileira foram concluídos, resultando na concessão de 7 novas patentes.

Da ideia à prática

Dentre os focos Schaeffler em termos de desenvolvimento tecnológico, a mobilidade urbana é um dos temas que mais merece atenção no momento, alinhado com a estratégia Mobility for Tomorrow. As soluções vão desde módulos híbridos e eixo elétrico, até a roda elétrica, que podem ser utilizados em veículos híbridos e carros totalmente elétricos. Aplicadas em conjunto, as tecnologias são capazes de reduzir em 10% as emissões de CO2.

A Schaeffler também desenvolveu uma solução de sistema modular para veículos híbridos e elétricos. A linha de produtos começa com os eixos elétricos de design paralelo ou coaxial. O módulo permite uma transmissão extremamente compacta, deixando bastante espaço para o motor. A configuração básica pode ser ampliada, adicionando elementos funcionais, como bloqueio de estacionamento.

Uma segunda marcha é muitas vezes necessária, particularmente em veículos híbridos plug-in, que exigem operação totalmente elétrica até 120 km/h e velocidade final alta. O eixo de duas velocidades desenvolvido pela Schaeffler permite que a dinâmica longitudinal do veículo seja otimizada, usando um componente de distribuição e vetorização de torque. Esta função é acionada por uma transmissão integrada e um motor elétrico projetado para sete quilowatts.

A eficiência e, portanto, a economia de combustível de veículos híbridos com arquiteturas elétricas de diferentes espécies (motor, powertrain, bateria, motor de combustão interna suplementar etc.), depende da integração perfeita de todos os componentes. As décadas de experiência da Schaeffler em sistemas e autopeças ajudam significativamente na definição e projeto dessas soluções. A empresa oferece tecnologias que permitem conversão eficiente, controle e integração da energia elétrica em todo o sistema.