SERVIÇO
 
O Schaeffler Mover é um conceito para chassi pequeno e altamente versátil, que é totalmente elétrico e pode ser combinado com várias versões de carroceria para suportar uma variedade de diferentes aplicações de transporte e mobilidade urbana.

O Schaeffler Mover é um conceito para chassi pequeno e altamente versátil, que é totalmente elétrico e pode ser combinado com várias versões de carroceria para suportar uma variedade de diferentes aplicações de transporte e mobilidade urbana.

 
CONTATO

Renata Campos
Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

Tel.  +55  15 3335-1422
Renata Campos

2018-08-06 | Sorocaba

Schaeffler adquire tecnologia “drive-by-wire”


  • Grupo Schaeffler e Paravan fundam a Schaeffler Paravan Technologie GmbH & Co. KG
  • Joint venture para concentrar tecnologia “drive-by-wire” SPACE DRIVE da Paravan e “Mover” da Schaeffler
  • Fundador da Paravan, Roland Arnold é o CEO da empresa
  • “Drive-by-wire” é uma tecnologia chave para o crescente segmento de mercado dos veículos autônomos
  • Schaeffler desenvolve Divisão de Negócios Chassis como integrador de soluções para plataformas

O Grupo Schaeffler em cooperação com Roland Arnold e a Paravan GmbH entraram em acordo quanto à formação de uma joint venture que foi assinada neste 6 de agosto. A futura parceria está aguardando aprovação regulatória do Escritório Federal de Carteis da Alemanha. As partes concordaram em não divulgar detalhes financeiros do acordo. O objetivo da joint venture, que se chamará Schaeffler Paravan Technologie GmbH und Co. KG, é o contínuo desenvolvimento da tecnologia drive-by-wire SPACE DRIVE da Paravan e, desenvolvimento e venda de sistemas de mobilidade. Como parte de sua criação, a joint venture irá adquirir a tecnologia SPACE DRIVE da Paravan.

A Schaeffler Technologies AG & Co. KG terá 90% de participação na nova empresa. A SPACE DRIVE, tecnologia “drive-by-wire” de ponta, foi desenvolvida pela Paravan GmbH para auxiliar motoristas com deficiências, substituindo os pesados sistemas de controle mecânicos do veículo por sistemas completamente eletrônicos e 100% confiáveis. Além do acelerador e ativador de freio eletrônicos, a SPACE DRIVE tem como característica o “steer-by-wire”, que viabiliza a direção do veículo por meios puramente eletrônicos, eliminando a necessidade de volante e coluna de direção e mecanismos de conexão associados.

“Steer-by-wire” é tecnologia chave no desenvolvimento de veículos autônomos, nos quais segurança e direção altamente confiáveis são requisitos fundamentais. Mesmo em veículos de passageiros parcialmente autônomos com volante, o espaço economizado ao eliminar a coluna de direção abre toda uma gama de novas possibilidades para design interno e externo do veículo. O SPACE DRIVE conta com redundância tripla e é atualmente a única solução “drive-by-wire” integrada no mundo a ser fabricada de acordo com os mais altos padrões de qualidade e segurança, incluindo certificação de acordo com a exigente norma de segurança funcional ISO 26262 ASIL D.

Consequentemente, este é o único sistema deste tipo a ter licença para uso nas ruas em diversos países ao redor do mundo, além de ter potencial técnico e comercial para ser produzido em larga escala pela indústria automobilística. A SPACE DRIVE também conta com o impecável recorde de mais de 500 milhões de quilômetros rodados sem acidente.

A nova joint venture terá sua sede em Aichelau e Herzogenaurach, ambas na Alemanha, e será encabeçada por um time formado pelo fundador da Paravan, Roland Arnold, como CEO, Dr. Dirk Kesselgruber, head da Divisão de Sistemas de Chassis da Schaffler, e por um membro do Grupo Schaeffler ainda a ser definido.

“Estamos encantados e imensamente orgulhosos por termos um parceiro tão competente e bem-sucedido como o Sr. Arnold nesta colaboração pioneira”, comentou o CEO Adjunto e Chefe Executivo de Tecnologia da Schaeffler, Prof. Dr. Peter Gutzmer. “O acordo de hoje é um grande marco para a Schaeffler. A aquisição dessa tecnologia “drive-by-wire”, testada e comprovada, nos dá acesso à tecnologia-chave que nos possibilita desenvolver nossa divisão de sistemas de chassis em um integrador de sistemas para plataformas. Esta é uma oportunidade decisiva para a Schaeffler alavancar suas competências centrais para ganhar espaço tecnológico no crescente mercado de veículos autônomos e ajudar a diversificar ainda mais nossos negócios de chassis e transmissão. O acordo de hoje é, portanto, um outro grande passo em direção ao alcance da nossa estratégia ‘Mobility for tomorrow’”.

A tecnologia SPACE DRIVE e as competências principais a ela associadas em termos de segurança funcional através de eletrônica de alta confiabilidade complementa as competências da Schaeffler em mecatrônica e acelerará o futuro desenvolvimento de sistemas de direção “by-wire” ao fortalecer a expertise em áreas-chave, principalmente no que diz respeito à engenharia de sistemas, eletrônica e softwares funcionais.

Com o acordo, o Grupo Schaeffler irá contribuir com a tecnologia do veículo-conceito, “Mover”, para a joint venture, onde desempenhará papel central. O “Schaeffler Mover” é um conceito para chassis pequenos e altamente versáteis, completamente elétrico e que combina diversas versões para suprir uma alta gama de aplicações de mobilidade urbana e transportes. A Schaeffler divulgou o conceito do “Mover” pela primeira vez ao público na Conferência Geral Anual de 2018.

Dr. Dirk Kesselgruber disse: “o conceito do ‘Schaeffler Mover’ demonstra nosso compromisso em sermos parceiros inovadores para sistemas mecatrônicos de chassis e para aumentar ainda mais esta capacidade e, portanto, nos posicionarmos no médio prazo como fornecedores líderes de sistemas de chassis. O ‘Schaeffler Mover’ é primeiramente uma plataforma para desenvolvimento e industrialização de futuros produtos para fabricantes automobilísticos. Nós vemos o SPACE DRIVE como uma base funcionalmente segura e confiável para estes produtos, e iremos, portanto, buscar ativamente seu desenvolvimento e aperfeiçoamento sistêmico com foco no cliente sob esta joint venture. De fato, futuramente nós talvez venhamos a desenvolver plataformas de veículos completos para empresas de serviços e logística”.

“A Schaeffler é o parceiro perfeito para continuar desenvolvendo, aperfeiçoando e industrializando a tecnologia ímpar do SPACE DRIVE”, disse Roland Arnold. “A empresa detém expertise técnico em uma ampla variedade de áreas, sobretudo em áreas altamente promissoras de sistemas mecatrônicos e de acionamento mecânico. Tão relevante quanto isso, na minha visão, é o fato de as duas empresas serem uma boa combinação cultural. Como empresas familiares, nós temos uma perspectiva similar. Este é um ganho para ambas as empresas. Como a Schaeffler, a Paravan GmbH e seus clientes se beneficiarão da parceria que estabelecemos aqui hoje”.

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar