Marketing e Comunicação Corporativa – América do Sul

Tel.  +55  15 3335-1422

2018-08-27 | Sorocaba

Tecnologias para a mobilidade do futuro serão apresentadas pela Schaeffler no Congresso SAE

• Empresa já desenvolveu vários componentes para veículos híbridos e totalmente elétricos, inclusive os eixos elétricos dos carros da equipe campeã da Fórmula E
  • Visitantes do estande da Schaeffler poderão vivenciar, em realidade virtual, as sensações de uma corrida de Fórmula E

Tecnologias de ponta desenvolvidas para a mobilidade do futuro serão apresentadas pela Schaeffler – uma das pioneiras em soluções para veículos híbridos e elétricos – durante o Congresso SAE Brasil 2018, que ocorrerá entre 3 e 5 de setembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, na capital paulista.

No estande da Schaeffler, que está completando 60 anos no Brasil em 2018, os visitantes terão a oportunidade de experenciar a emoção de dirigir um carro de corrida de verdade. Com óculos de realidade virtual 360° e um simulador que se movimenta conforme a direção do motorista. este mesmo equipamento é utilizado para o treinamento dos pilotos!

Detentora das marcas LuK, INA e FAG, foi a Schaeffler que desenvolveu os eixos elétricos – compostos por motor elétrico, redutor e todo o sistema de controle de torque e rotação – para os dois carros da Audi Sport ABT Schaeffler, que conquistou o título de equipe campeã na Fórmula E da última temporada 2017/2018, finalizada em julho deste ano.

A tecnologia desenvolvida para a Fórmula E já está sendo aplicada na produção em série de três diferentes tipos de eixos elétricos pela Schaeffler para montadoras em alguns países do mundo. No Brasil, a Schaeffler fabrica em sua planta em Sorocaba, dois componentes fornecidos para a produção de eixos elétricos: os anéis e as molas de precisão. Assim, a produção em série desses componentes demonstra como a tecnologia aplicada nas pistas de corrida pode ser rapidamente transferida para as ruas e estradas.

“A Schaeffler tem um grande diferencial: 72 anos de pioneirismo, inovação e desenvolvimento tecnológico em sistemas de transmissão, motor e chassi. É com esse conhecimento que estamos desenvolvendo soluções para veículos híbridos e elétricos, cuja eficiência depende da integração perfeita de todos os componentes”, destaca Marcos Antonio Zavanella, Presidente & CEO Schaeffler América do Sul.

Soluções tecnológicas para a mobilidade elétrica
A Schaeffler já tem um amplo portfólio de componentes e sistemas para carros híbridos e totalmente elétricos: além dos eixos elétricos desenvolvidos para a Fórmula E, também produz desde módulos híbridos, transmissão híbrida, rolamentos para motores elétricos até a roda elétrica.

Com o objetivo de aperfeiçoar a mobilidade do futuro, a empresa também já criou vários protótipos e carros conceito. Os mais recentes são "Schaeffler 4ePerformance", carro totalmente elétrico, equipado com quatro motores do carro da Fórmula E duas baterias com potência total de 880 kW (1.200 hp), e o “Schaeffler Mover”, carro elétrico urbano que se move sem motorista, tem a capacidade de girar sobre ele próprio e estacionar lateralmente, além de poder ser configurado em vários tamanhos, ideal para uso em grandes cidades.

“A Schaeffler detém conhecimento completo sobre os veículos à medida que produz componentes e sistemas para motor, câmbio e chassi. Todo nosso know-how está sendo aplicado nos projetos e fabricação de componentes para veículos híbridos e elétricos, inclusive no que se refere a ruído, vibração e conforto. Estamos empregando nossa experiência para a redução dos ruídos e vibrações dos motores elétricos, de forma que causem maior conforto aos motoristas”, explica Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento Schaeffler América do Sul.

O foco da estratégia corporativa Mobility for tomorrow
As tecnologias direcionadas à E-Mobility são resultado de amplos investimentos em pesquisas e desenvolvimento que a Schaeffler tem promovido com a implementação da estratégia global Mobility for tomorrow, com a qual pretende moldar a mobilidade do futuro. Até mesmo uma nova Divisão de Negócios – E-Mobility – foi criada para coordenar todas as pesquisas e projetos de novas tecnologias nessa área, passando a agrupar suas capacidades de Engenharia, atividades, produtos e soluções tecnológicas voltados para os veículos híbridos e totalmente elétricos do futuro. Com essa iniciativa, a empresa pretende ampliar o portfólio de produtos para esse segmento, que terá um forte crescimento no mundo.

A estratégia Mobility for tomorrow tem como foco quatro áreas de atuação:

VEÍCULOS ECOLÓGICOS
Desenvolver sistemas com eficiência ener¬gética e com baixos ou zero níveis de emissões é um dos principais objetivos da Schaeffler. Na área automotiva está se concentrando em otimizar os sistemas de combustão convencional e investir na E-Mobiity. Nos segmentos industriais, está trabalhando em sistemas modernos de acionamento industrial.

MOBILIDADE URBANA
Microveículos, conduções de duas rodas e ferrovias internas nas cidades são algumas soluções de mo¬bilidade urbana com as quais a Schaeffler espera contribuir com sua diversidade de produtos, em virtude do volume de tráfego nas grandes cidades. Como solução para a mobilidade urbana do futuro, a Schaeffler desenvolveu o Bio-Híbrido, veículo compacto, com apenas um ou dois assentos, semelhante a uma bicicleta.

MOBILIDADE INTERURBANA
Soluções inovadoras para veículos ferroviários, aeronaves e para o segmento agrícola fa-zem parte da estratégia Mobility for tomorrow. A expectativa é que os centros urbanos se tornem mais in¬terconectados nos próximos anos, o que levará ao cresci¬mento dos tráfegos ferroviário e aéreo, e consequentemen¬te à necessidade de desenvolvimento de soluções mais eficientes e menos poluentes.

CADEIA ENERGÉTICA
A otimização de soluções de produção e uso de energia re¬novável – desde energia eóli¬ca, solar como também hidrelé¬trica – são os objetivos dessa área de atuação. Esta meta está dire¬tamente relacionada às outras três áreas-foco, devido à neces¬sidade da produção de energia limpa.

Estande Schaeffler: E19
Data: 3 a 5 de setembro de 2018
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center - Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5, Água Funda, São Paulo (SP)