Lubrificação com graxa adequada para um desempenho máximo do rolamento
A lubrificação está entre as operações mais importantes para a manutenção de máquinas e equipamentos industriais. Isso porque os problemas associados à lubrificação inadequada podem trazer consequências extremas, como falhas prematuras nos rolamentos e consequentes paradas inesperadas do maquinário.

As graxas de classificação Premium, como a linha Arcanol da Schaeffler, cobrem praticamente todos os campos de aplicação. Elas foram formuladas para dar desempenho máximo ao rolamento a partir de uma lubrificação mais duradoura e mais estável em comparação às graxas convencionais. Com isso, oferecem um custo-benefício atrativo para o cliente.
Qual a vantagem de utilizar graxa?
A graxa é um dos componentes mais versáteis na lubrificação industrial. Em relação aos óleos, ela se sobressai por ser menos custosa e mais resistente. A fórmula ideal deve conter a seleção correta de componentes, o que inclui óleo lubrificante, espessante e aditivos.
É dessa forma que ela consegue desempenhar seu papel de reduzir o atrito entre as peças, diminuir a energia térmica no mancal e contribuir com a vedação para prevenir contaminação.
Para fazer parte do portfólio da Schaeffler, as graxas são submetidas a testes nos laboratórios de lubrificantes da empresa, onde são analisados os aspectos relacionados à durabilidade, fricção e desgaste.
Erros recorrentes na lubrificação e as consequentes falhas
Na maior parte dos casos, as falhas nos rolamentos e os altos custos de manutenção são provenientes de problemas relacionados à lubrificação. Entre os principais erros cometidos nesse processo estão a lubrificação insuficiente ou a excessiva, a contaminação dos lubrificantes e a escolha errada do produto para o equipamento.
Graxas específicas para cada aplicação
A decisão pela melhor graxa depende inteiramente da aplicação que será feita, considerando fatores como tipo e tamanho do rolamento, temperatura, carga, rotação e outros. As linhas de graxas Arcanol englobam desde a versão Multitop, de graxas universais para rolamentos de esferas e rolos, até opções para utilizações específicas.
No portfólio da Schaeffler é possível encontrar a linha Load (especial para rolamentos submetidos a altas cargas), a linha Temp (focada em temperaturas elevadas), a linha Speed2.6 (para rolamentos submetidos a rotações elevadas), a linha VIB3 (para aplicações vibratórias) e a linha FOOD2 (para aplicações na indústria alimentícia).

Ainda tem dúvidas?
Para determinar o lubrificante adequado, a Schaeffler possui um corpo técnico qualificado que realiza os cálculos necessários e instrui os clientes sobre qual graxa utilizar.