Procurar termo

O Grupo Schaeffler encerra o exercício de 2021 com resultados sólidos e aumenta os dividendos

Pressrelease Stage Image

10-03-2022 | Sant Just Desvern

  • O Grupo Schaeffler aumenta o volume de negócios 9,7% a uma taxa de câmbio constante
  • A margem EBIT antes de rubricas extraordinárias situa-se nos 9,1% (após 6,3% no exercício anterior), a margem EBIT antes de rubricas extraordinárias aumentou 59%
  • A diversificação e a resiliência produziram resultados, com as divisões Automotive Aftermarket e Industrial a contribuírem com mais de 50% dos resultados
  • Sólido cash flow disponível antes de entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições de 523 milhões de euros, ao nível do exercício anterior (539 milhões de euros)
  • É proposto um dividendo por ação ordinária sem direito a voto de 50 cêntimos, duas vezes mais do que no exercício anterior
  • As previsões foram suspensas devido aos acontecimentos atuais

A Schaeffler, fornecedor global dos setores automotivo e industrial, apresentou os resultados de 2021. O volume de negócios do Grupo Schaeffler ascende aproximadamente a 13.900 milhões de euros o período do relatório (exercício anterior: cerca de 12.600 milhões de euros). O aumento do volume de negócios foi de 9,7% a uma taxa de câmbio constante. O exercício caracterizou-se por um crescimento considerável no volume de negócios em todas as divisões e regiões.

Os benefícios antes dos resultados financeiros, os benefícios (perdas) das empresas participadas pelo método de equivalência e os juros e impostos (EBIT) foram afetados em 1 milhão de euros em rubricas extraordinárias (exercício anterior: 946 milhões de euros) e ascendeu a 1.266 milhões de euros, após os 798 milhões de euros no exercício anterior, um aumento aproximado de 59%. O Grupo Schaeffler gerou uma margem EBIT antes de rubricas extraordinárias de 9,1% em 2021 (exercício anterior: 6,3%), impulsionada principalmente pela melhoria adicional dos resultados da divisão Industrial e, durante o primeiro semestre do exercício, da divisão Automotive Technologies. As medidas de redução de custos estruturais também tiveram um impacto positivo.

Os lucros líquidos atribuíveis aos acionistas da empresa-mãe do período do relatório ascenderam a 756 milhões de euros em relação às perdas líquidas de 428 milhões de euros do exercício anterior. Os dividendos por ação ordinária sem direito a voto foi de 1,14 euros (exercício anterior: -0,64 euros).

Antes das rubricas especiais, os lucros líquidos atribuíveis aos acionistas da empresa-mãe foi de 748 milhões de euros (exercício anterior: 321 milhões de euros). Sobre esta base, o Comité Executivo da Schaeffler AG irá propor um dividendo de 50 cêntimos por ação ordinária sem direito a voto (exercício anterior: 25 cêntimos) na Assembleia geral anual. Representa um rácio de pagamento aproximado de 44% (exercício anterior: aproximadamente 50%) dos lucros líquidos atribuíveis aos acionistas antes de rubricas extraordinárias, o dobro dos dividendos propostos por ação do exercício anterior.

Forte entrada de pedidos de mobilidade elétrica na Automotive Technologies
A divisão Automotive Tecnologies gerou um volume de negócios de 8.436 milhões de euros (exercício anterior: 7.816 milhões de euros). A uma taxa de câmbio constante, o volume de negócios aumentou 7,4% em relação ao exercício anterior. As tendências de recuperação na sequência da pandemia de coronavírus promoveram o crescimento do volume de negócios durante o período do relatório, em particular durante os primeiros seis meses, enquanto a produção mundial de automóveis registou uma tendência contrária no segundo semestre do exercício. A produção mundial de automóveis aumentou aproximadamente 3,4% durante o período do relatório.

Em conjunto, a divisão Automotive Technologies superou a produção global de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros uns consideráveis 4,0%. A divisão gerou uma carteira de pedidos no valor de 10,2 mil milhões de euros em 2021. 3.200 milhões de euros destes pedidos estavam relacionados com a unidade de negócio de e-Mobility, superando claramente o objetivo estabelecido de 1.500 a 2.000 milhões de euros.

Apesar do crescimento inesperadamente contido da produção mundial de automóveis em 2021, a divisão Automotive Technologies reportou aumentos notáveis no volume de negócios em todas as regiões. A região da Europa registou o maior crescimento em termos absolutos, com o seu volume de negócios a aumentar 7,1% a uma taxa de câmbio constante. Nas regiões das Américas, Greater China e Ásia/Pacífico, o volume de negócios aumentou 6,8%, 5,7% e 13,8% respetivamente, uma taxa de câmbio constante.

O EBIT antes de rubricas extraordinárias ascendeu a 585 milhões de euros (exercício anterior: 263 milhões de euros). A margem EBIT da divisão antes de rubricas extraordinárias aumentou 6,9% (exercício anterior: 3,4%).

O volume de negócios de Automotive Aftermarket cresceu significativamente
A divisão Automotive Aftermarket reportou um aumento considerável do volume de negócios em 2021. Este volume de negócios ascendeu para 1.848 milhões de euros (exercício anterior: 1.642 milhões) situando-se ao mesmo nível que em 2019, impulsionado pelos volumes. Isto representa um crescimento de 13,0% a uma taxa de câmbio constante. As tendências relacionadas com o volume de negócios têm sido claramente positivas em todas as regiões.

Na região Europa, o volume de negócios aumentou 8,1% a uma taxa de câmbio constante, o que representa o maior crescimento em termos absolutos. Nas regiões das Américas, Greater China e Ásia/Pacífico, o volume de negócios aumentou 26,1%, 27,5% e 37,9% respetivamente, uma taxa de câmbio constante.

O EBIT antes de rubricas extraordinárias ascendeu a 254 milhões de euros (exercício anterior: 258 milhões de euros). O aumento dos custos dos produtos e os custos comerciais adicionais relacionados com a colocação em serviço do novo centro de montagem e embalagem para a Europa reduziu a margem EBIT antes de rubricas extraordinárias para 13,8% (exercício anterior: 15,7%).

A divisão Industrial aumenta ainda mais a sua contribuição para os resultados
A divisão Industrial continua na sua trajetória de sucesso de crescimento rentável e gerou um volume de negócios de 3.568 milhões de euros (exercício anterior: 3.132 milhões de euros), uma aumento do 13,6% a uma taxa de câmbio constante. As soluções setoriais têm registado tendências variadas, com taxas de crescimento particularmente elevadas na automatização industrial, a transmissão de potência e a maquinaria offroad, tal como na distribuição industrial.

Na região Europa, o volume de negócios aumentou 12,3% a uma taxa de câmbio constante. As soluções setoriais da automatização industrial e a transmissão de potência, assim como a distribuição industrial, geraram taxas de crescimento significativas, sobretudo no segundo semestre do exercício. O crescimento do volume de negócios de 13,8% na região das Américas a uma taxa de câmbio constante foi impulsionado principalmente pela distribuição industrial. Tal como esperado, o volume de negócios da região Greater China aumentou 14,5% a uma taxa de câmbio constante, devido ao impacto do fim das subvenções na solução setorial da energia eólica. Na região Ásia/Pacífico, o volume de negócios aumentou 18,3% a uma taxa de câmbio constante, situando-se a um nível superior ao do exercício anterior, principalmente como resultado de maiores volumes da solução setorial da energia eólica na Índia.

O EBIT antes de rubricas extraordinárias aumentou consideravelmente, 54,4% , até aos 426 milhões de euros (exercício anterior: 276 milhões de euros). A margem EBIT da divisão antes de rubricas extraordinárias melhorou 12,0% (exercício anterior: 8,8%).

Cash flow sólido disponível, reduzindo ainda mais a dívida financeira líquida

Com 523 milhões de euros (exercício anterior: 539 milhões de euros), o cash flow disponível do Grupo Schaeffler antes das entradas e saídas de fundos para as atividades de fusões e aquisições situou-se no nível do exercício anterior , mantendo-se no quadro das previsões ajustadas durante o exercício. Os investimentos realizados em ativos corpóreos e incorpóreos durante o período do relatório ascenderam a 671 milhões de euros durante o período do relatório (exercício anterior: 632 milhões de euros), o que representa um rácio CAPEX de 4,8% (exercício anterior: 5,0%). A taxa de reinvestimento aumentou para 0,74 (exercício anterior: 0,67).

A 31 de dezembro de 2021, a dívida financeira líquida do Grupo diminuiu para 1.954 milhões de euros (31 de dezembro de 2020: 2.312 milhões de euros), pelo que o índice Gearing, ou seja, a relação entre as dívidas financeiras líquidas e os fundos próprios, diminuiu para 62% aproximadamente (31 de dezembro de 2020: 114,4%). O Grupo Schaeffler, cujo total de ativos aumentou aproximadamente para 14.400 milhões de euros a 31 de dezembro de 2021 (exercício anterior: aproximadamente 13.500 milhões de euros), tinha nesta data uma equipa de 82.981 colaboradores (exercício anterior: 83.297), uma ligeiramente redução de aproximadamente 0,4%.

Claus Bauer, CFO da Schaeffler AG, disse: "O exercício de 2021 foi encerrado com sucesso em todas as divisões e regiões; sublinhou a nossa capacidade de equilibrar a nossa transformação com resultados sólidos, mesmo num ambiente de mercado muito difícil. O nosso elevado cash flow disponível permite-nos propor uma vez mais um dividendo atrativo à Assembleia geral anual, que foi substancialmente melhorado quando comparado com o exercício anterior"

Foi impulsionada a transformação, e melhorada a capacidade para aproveitar futuras oportunidades.
Mediante a preparação da construção do laboratório central, o estabelecimento do centro de tecnologia do hidrogénio em Herzogenaurach e o início da construção do novo centro tecnológico de ferramentas em Hoechstadt, a empresa executa sistematicamente as medidas previstas para impulsionar a sua competitividade. Também a divisão Industrial leva a cabo as medidas adotadas em setembro de 2020 para consolidar as localizações na Alemanha. No contexto destas medidas, a divisão reforçou as capacidades de produção na sua sede em Schweinfurt, ampliou o grau de integração vertical nesta localização e começou a fabricar peças de alta precisão para as engrenagens robotizadas. Ao mesmo tempo, continuou-se o reforço das regiões fora da Europa, com a deslocalização das linhas de produção e montagem necessárias nos locais. Em Nanjing, na China, foi colocado em serviço um novo pavilhão de produção para o fabrico de rolamentos de grandes dimensões para aplicações de energia eólica. Esta expansão reforça a pegada de produção do Grupo Schaeffler na Ásia e consolida a posição da Schaeffler como fornecedor líder neste importante mercado em crescimento. Na divisão Automotive Technologies, foi iniciado o processo de concentração de especialização e de capacidades relacionadas com a e-mobilidade nas instalações de Bühl, tendo-se ainda colocado em serviço a nova fábrica de componentes e sistemas para trens elétricos de potência em Szombathely, na Hungria. São marcos que foram alcançados com sucesso no exercício passado. Além disso, o Grupo Schaeffler conseguiu chegar a acordos decisivos com os representantes dos trabalhadores. Para todas as fábricas afetadas pelas medidas anunciadas em setembro de 2020, foram acordadas e já parcialmente implementadas as reestruturações correspondentes. Os custos destas medidas são inferiores aos do investimento inicialmente previsto.

Suspensas as previsões para todo o exercício de 2022
O Comité Executivo da Schaeffler AG suspendeu as previsões para todo o exercício de 2022 para o Grupo Schaeffler e as suas divisões, publicadas a 8 de março de 2022, devido aos acontecimentos na Ucrânia e às implicações resultantes para a economia mundial. Ao aprovar as suas demonstrações financeiras anuais a 22 de fevereiro de 2022, o Comité Executivo da Schaeffler AG emitiu as previsões para todo o exercício de 2022, que não é possível manter devido aos acontecimentos que ocorreram desde a data da sua aprovação. É impossível, nesta fase, prever com um mínimo de fiabilidade o curso dos futuros acontecimentos ou as suas implicações económicas. Serão publicadas logo que possível as novas previsões.

Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, assinalou: "Apesar de um ambiente muito desafiante, 2021 foi um bom exercício para o Grupo Schaeffler, uma vez que aumentámos, aproximadamente, 10% o volume de negócios do Grupo a uma taxa de câmbio constante, e 6% o nosso EBIT antes de rubricas extraordinárias. Devido aos dramáticos acontecimentos na Ucrânia e às grandes incertezas e perturbações que implicam, decidimos suspender as previsões que o Comité Executivo tinha decidido internamente em 22 de fevereiro de 2022, antes da invasão. O nosso posicionamento diversificado, com três divisões e quatro regiões, a qualidade das nossas atividades operacionais e as nossas sólidas finanças vão ajudar-nos também a ultrapassar a crise atual. As iniciativas estratégicas e as prioridades definidas no nosso Roadmap 2025 serão mantidas inalteradas. Isto aplica-se em particular à questão da sustentabilidade."

Poderá consultar o balanço anual neste link: www.schaeffler-annual-report.com

O nosso dossier de imprensa digital está disponível aqui www.schaeffler.com/apc

Afirmações e previsões que fazem referência ao futuro
Determinadas declarações deste comunicado de imprensa são afirmações orientadas para o futuro. De acordo com a sua natureza, as declarações focadas no futuro implicam geralmente uma série de riscos, incertezas e pressupostos que podem fazer com que os resultados ou as evoluções reais variem consideravelmente das previsões expressas. Estes riscos, incertezas e pressupostos podem incidir negativamente no resultado e nas consequências financeiras dos planos e desenvolvimentos aqui descritos. Não existe nenhuma obrigação de publicar atualizações ou revisões das previsões aqui expressas devidas a novas informações, desenvolvimentos futuros ou outros motivos. O destinatário do presente comunicado não deve confiar excessivamente nas afirmações prospetivas que refletem exclusivamente a situação na data do comunicado. As afirmações incluídas no presente comunicado sobre as tendências ou os desenvolvimentos do passado não devem ser consideradas uma previsão de que essas tendências ou desenvolvimentos serão mantidos no futuro. O aviso acima também deve ser considerado em relação a qualquer declaração escrita ou oral efetuada pela Schaeffler, ou por pessoas que atuem em seu nome.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.
País: Portugal

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar