O Grupo Schaeffler adquire a Melior Motion GmbH e reforça o negócio da robótica

A última geração de engrenagens planetárias da Melior Motion GmbH encaixa perfeitamente com os robôs industriais de alta precisão e uma capacidade de carga média a elevada para aplicações como a soldadura, a montagem e a aplicação de adesivos e tintas.

07-02-2022 | Sant Just Desvern

• Aquisição de um fabricante de engrenagens de precisão para robôs industriais
  • Aquisição complementar estratégica numa área de crescimento dentro da unidade de negócios de Automatização Industrial
  • As engrenagens planetárias patenteadas facilitam o posicionamento de alta precisão e a precisão de repetição dos robôs, em conjunto com uma duração de vida útil particularmente longa
  • Potencial de crescimento na robótica, além de nas máquinas de ferramenta, tecnologia médica, logística e máquinas de embalagem.

O fornecedor dos setores automotivo e industrial Schaeffler assinou um acordo de compra de todas as ações da Melior Motion GmbH. A aquisição deste fornecedor de engrenagens de precisão para robótica e outras aplicações de automatização amplia a gama de produtos de robótica da divisão Industrial do Grupo Schaeffler. À medida que a automatização, tanto de tarefas simples e repetitivas como de processos complexos de fabrico e montagem, progride rapidamente, a divisão Industrial expande o seu posicionamento como fornecedor de sistemas e componentes robóticos. Numa primeira fase, a divisão avançou com uma engrenagem equipada com sensores e um motor elétrico para utilização em robôs colaborativos (cobots), até ao ponto de estar pronta para a produção em série. Numa segunda fase, incorpora na sua gama de produtos engrenagens mais potentes para capacidades superiores de carga em aplicações industriais.

Ao longo de vários anos, a Melior Motion GmbH desenvolveu e lançou no mercado com sucesso uma inovadora engrenagem planetária para robôs industriais que é de alta precisão, oferece uma precisão de repetição excecional, baixas emissões de ruído, assim como uma robustez muito sólida. Foi desenvolvido um conceito de plataforma modular com base nesta tecnologia. As primeiras engrenagens deste design estão no mercado desde 2017 e estão a demonstrar o seu valor, ao mesmo tempo que satisfazem uma procura em rápido crescimento.

A empresa, que gerou um volume de negócios de aproximadamente 23 milhões de euros em 2021, tem mais de 100 empregados e está localizada em Hameln, Alemanha. Atualmente está a planear outra localização de produção na China. A Europa e a China são atualmente os principais mercados de venda da Melior Motion GmbH. A empresa foi fundada em 2017 e a sua origem remonta a Stephan-Werke, fundada em 1908, que foi adquirida pela Premium Ltd. em 2011.

As partes acordaram não divulgar os detalhes financeiros da transação, cujo encerramento está programado para o final de janeiro de 2022, sujeito ao cumprimento das condições habituais de encerramento de um acordo.

Aquisição estratégica numa área de crescimento dentro da unidade de negócios de Automatização Industrial
O Dr. Stefan Spindler, CEO Industrial da Schaeffler, declarou: "Com a Melior Motion GmbH adquirimos uma empresa altamente inovadora no campo da robótica e com uma forte trajetória de crescimento. Esta aquisição junta-se à nossa ainda jovem gama de produtos de módulos robóticos e expande consideravelmente a nossa posição como fornecedor inovador nesta importante área de negócios. Também como utilizadores de robôs, aproveitaremos as características especiais desta gama de produtos para aumentar a eficiência nas 75 instalações de produção da Schaeffler.”

Há mais de 30 anos que a Melior Motion GmbH e as suas antecessoras têm vindo a desenvolver engrenagens de precisão para fabricantes de robótica e aplicações de automatização industrial. Após muitos anos de colaboração com a Kuka, a nova e inovadora engrenagem de precisão também se qualificou para utilização em dois robôs industriais, e está atualmente instalada em dois eixos da KR Cybertech e em seis eixos da KR Iontec. Como resultado do sucesso destes produtos no mercado, promovido em especial pelas prestações do novo conceito de acionamento, a Melior Motion GmbH irá ampliar significativamente a sua capacidade de produção em 2022.

Ralf Moseberg, Senior Vice President Industrial Automation na Schaeffler Industrial, afirmou: "Os desenvolvimentos e produtos da equipa altamente qualificada da Melior Motion GmbH constituem uma incorporação ideal para a gama de produtos do Grupo Schaeffler. Em comparação com os produtos da concorrência, a folga é muito menor e deriva de um conceito de engrenagem planetária ultraprecisa com características especiais. A elevada densidade de binário, prolongada vida útil e excelente eficiência energética são de extraordinário interesse para a nossa grande base de clientes no campo da robótica. Os produtos das duas empresas são complementares e partilham o mesmo tipo de clientes. Esperamos ainda que as semelhanças entre as nossas tecnologias de fabrico nos permitam materializar sinergias nas compras e na produção.”

Chris Morrell, diretor executivo da Melior Motion GmbH, disse: "Estamos muito entusiasmados por ganhar um novo proprietário e parceiro estratégico para o futuro com o Grupo Schaeffler. A sua implantação global, conhecimentos especializados de fabrico, e em especial a sua capacidade de expansão do negócio, vão permitir-nos lançar outra fase de crescimento acelerado no que se refere ao mercado das máquinas-ferramentas e dos robôs industriais. Juntamente com a Alemanha, planeamos aumentar significativamente a capacidade local de produção na China. Podemos agora converter na realidade estes planos muito mais rapidamente dentro da infraestrutura existente da Schaeffler.”

Pode encontrar uma imagem de imprensa do Dr. Stefan Spindler aqui: www.schaeffler.com/en/executive-board

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.
País: Portugal

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG