Procurar termo

Soluções ágeis e transformadoras: Schaeffler se destaca com gama de produtos para a indústria 4.0

Pressrelease Stage Image

10-05-2022 | Sorocaba

  • Companhia visa ser uma grande parceira para integrar o monitoramento de condições nas plantas de produção
  • Entre os principais destaques, encontra-se o OPTIME™, produto destinado a 90% dos equipamentos monitorados ou não na indústria
  • Sistemas digitais da Schaeffler possuem a flexibilidade de funcionarem globalmente

Impulsionar o desenvolvimento de novas soluções capazes de contribuir com a antecipação de problemas, melhoria da produtividade e a minimização de custos operacionais são algumas das principais vantagens da indústria 4.0. A Schaeffler, fornecedora líder global dos setores automotivo e industrial, além de estar atenta a esse cenário possui um poderoso valor agregado, que é o seu conhecimento em aplicações de máquinas rotativas e rolamentos. Com suas soluções focadas na indústria 4.0, a companhia é uma parceira estratégica para um amplo monitoramento de condição dos ativos industriais.

Entre os principais destaques em sua gama, encontra-se o OPTIME™, produto destinado a 90% dos equipamentos monitorados ou não em uma planta industrial. Facilmente escalável, o sistema é composto de sensores de vibração sem fio, alimentados por bateria; um gateway e um aplicativo para visualizar os dados de análise resultantes. Dados esses que são capturados pelos sensores e avaliados por algoritmos especialmente desenvolvidos para essa solução e que se apoiam na expertise técnica da Schaeffler, aprimorada ao longo de décadas.

A economia proporcionada pelo OPTIME™ é de até 50%, quando comparada com as medições offline mensais feitas utilizando dispositivos manuais, e traz o conceito Plug. Play. Predict. (instalar, ligar e prever) para um amplo monitoramento de condição de todos os equipamentos de baixa e média criticidade.

Por outro lado, para os equipamentos mais críticos, o ProLink CMS monitoriza o estado de máquinas e equipamentos pela medição das vibrações. Disponível para rolamentos, motores, redutores, ventiladores e bombas, o produto conta com um modo de aprendizagem que permite adaptar individualmente os limites de alarme para otimizar a monitorização. Destaque também que o sistema permite a manutenção preditiva e, portanto, uma maior disponibilidade das máquinas, além de ser compatível com o ambiente cloud.

Já o SmartCheck permite uma conexão diretamente à nuvem, sem passar por uma unidade intermediária. Esse sistema de medição online compacto, inovador e modular permite um monitoramento permanentemente e de forma descentralizada das máquinas e dos processos. O SmartCheck é adequado, por exemplo, para detectar com antecedência os danos nos rolamentos e os erros de equilíbrio e de alinhamento em motores elétricos e motoredutores, bombas de vácuo e de fluidos, ventiladores e ventoinhas, engrenagens e compressores, e fusos e máquinas-ferramenta.

Soluções disponíveis globalmente

Os sistemas digitais da Schaeffler possuem a flexibilidade de funcionarem globalmente. O mais recente lançamento do grupo, o OPTIME™ está sendo apresentado ao mundo por áreas, tendo iniciado na Europa, em 2020, e o Brasil é o primeiro país da América do Sul a ter o produto disponível, recém-lançado no fim do ano passado.

Além da presença mundial, as soluções apresentadas pela Schaeffler possuem disponibilidade para atender diversos segmentos.

“Tradicionalmente, indústrias onde o custo de parada dos equipamentos é elevado são implicitamente um alvo para oferecer soluções 4.0, devido ao fácil retorno do investimento pelo custo das paradas. No entanto, não apenas equipamentos altamente críticos podem ser incluídos. Com a democratização da tecnologia sob a perspectiva de custos levantada pela Schaeffler, o grande percentual de equipamentos da planta que não eram monitorados, agora podem ser”, comenta Antônio Campos, Engenheiro Técnico Industrial Distribuição da Schaeffler Brasil.

“Nesse sentido, segmentos como celulose e papel, mineração, indústria de cimento, indústria alimentícia e geração eólica definitivamente têm em sua parceria com a Schaeffler soluções muito efetivas. Além disso, durante o primeiro semestre de 2022 será lançada a certificação EX (à prova de explosão) para o produto OPTIME™, o que o torna bastante atrativo também para a indústria de óleo e gás”, complementa Fernando Bataglin, Gerente de Vendas Industriais e Distribuição da Schaeffler Brasil.

Acessibilidade e democratização da Indústria 4.0

Hoje em dia, integrar o monitoramento das condições em uma planta de produção é algo simples, e não requer mais do que um smartphone, sinal de celular (ou internet), sensores e gateways. A Schaeffler deseja ser a grande parceira no fornecimento e apoio desse tipo de investimento, mostrando como essa tecnologia pode ser acessível para qualquer segmento.

Tornar a visão da Indústria 4.0 simples e fácil, se traduz dentro da empresa como Plug, Play e Predict, que faz referência ao principal produto para monitoramento de condições da companhia - o OPTIME™.

Com o crescimento dos conceitos de Indústria 4.0 e de IoT, a empresa enxerga novas vantagens para o mercado. “O que está presente é a possibilidade de conectar os bancos de dados de monitoramento de condições, para permitir que os clientes integrem suas próprias análises de dados por meio de uma API, que significa Interface de Programação de Aplicação, para que, por meio de processos de inteligência artificial, os clientes possam integrar seu processo completo com manutenibilidade, conceito que busca contemplar os três tipos de manutenção já existentes: corretiva, preditiva e preventiva”, finaliza Donizeti Batista, Diretor da Divisão Industrial América do Sul da Schaeffler.

Evento - "Indústria 4.0: a transformação já chegou e vem mais por aí"

Na segunda-feira, 09/05, a Schaeffler promoveu o webinar "Indústria 4.0: a transformação já chegou e vem mais por aí", com o objetivo de explorar as tecnologias da Indústria 4.0, trazendo os cenários no exterior e no Brasil, e apresentar o OPTIME™.

O evento contou com a participação de Gil Giardelli, estudioso de Inovação, Indústria Digital e Economia Digital; Claudio Castro, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul; e Antônio Campos, Engenheiro Técnico Industrial Distribuição da Schaeffler Brasil.

Confira na íntegra em: https://bit.ly/3F0CpZc

Editor: Schaeffler Brasil Ltda.
País: Brasil

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG
Corporate Communication
Industriestraße 1-3
91074 Herzogenaurach
Alemanha

presse@schaeffler.com

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar