A Schaeffler fortalece ainda mais seus negócios industriais com a aquisição do Grupo Ewellix

O portfólio de produtos da Ewellix inclui uma ampla gama de acionadores eletromecânicos de alto desempenho com uma variedade de desenhos e configurações tanto para aplicações gerais como para aplicações industriais específicas. (Fotos: Ewellix)

02-08-2022 | Sorocaba

• Líderes de mercado, produtos inovadores de tecnologia linear oferecem um complemento atraente ao portfólio existente na divisão industrial.
  • Área comercial tem alto crescimento movido pelo crescente investimento em eletromecânica, otimização da eficiência e automação e robótica por parte dos clientes.
  • Integração de equipe altamente experiente promete excelente adequação cultural.
  • Principal escopo será em sinergias, especialmente na área de vendas.
  • O robusto balanço patrimonial da Schaeffler e posição de liquidez permitem busca contínua por fusões de aquisições estratégicas mesmo em períodos voláteis
.A Schaeffler, fornecedora dos setores industrial e automotivo, assinou ontem um acordo com uma afiliada da Triton Fund V para aquisição do Grupo Ewellix. A compra do fabricante global e fornecedor de componentes e sistemas de tecnologia linear, que ainda está em fase condicional de escrutínio regulamentar e aprovação, fortalece a posição de mercado da Schaeffler, particularmente nos negócios lineares. A Ewellix é líder de mercado em múltiplas áreas da tecnologia, incluindo acionadores eletromecânicos industriais e colunas de suspensão, assim como parafusos de rolo. Estes produtos são usados em setores como robótica e tecnologia medicinal e em maquinário móvel. A gama de produtos do Grupo Ewellix é altamente complementar ao portfólio de produtos existente na divisão industrial da Schaeffler. As equipes de vendas e de P&D da Ewellix e suas seis plantas de produção e customização – que juntas possuem uma força de trabalho combinada de cerca de 1.200 pessoas – constituem uma forte unidade comercial e trabalhará de perto com a equipe industrial da Schaeffler para a realização de sinergias.

“Com a compra da Ewellix, fortalecemos ainda mais nossos negócios industriais e continuamente seguimos com nossa estratégia, apesar do atual período de volatilidade”, diz o Diretor Chefe Executivo da Schaeffler AG, Klaus Rosenfeld. “Esta aquisição representa uma etapa da diversificação de nossos negócios como fornecedor global para os setores automotivo e industrial e nos colocará em uma posição ainda mais forte para investir em mercados com crescimento atrativo. A negociação é outro marco importante que fará com que o Grupo Schaeffler fique ainda mais bem preparado para o futuro”.

A tecnologia linear promete ser o principal motivador de crescimento dentro do negócio de tecnologia industrial nos próximos anos. O foco compartilhado nesta área está sobre os setores com alto crescimento do mercado, tais como automação industrial, robótica, tecnologia medicinal, indústrias de alimentos e bebidas e maquinário automotivo.

Schaeffler é novo proprietário ideal para a Ewellix
A Ewellix é uma companhia global com matriz em Gotemburgo, Suécia. Anteriormente braço de tecnologia linear da SKF, foi adquirida pela empresa de investimentos Triton em 2018 e reposicionada como companhia independente sob a marca Ewellix.

O Grupo Ewellix é fabricante e fornecedor líder de acionadores lineares com mais de 50 anos no negócio. A companhia combina projetos e desenvolvimentos de vanguarda com experiência comprovada em fabricação, engenharia de aplicações centralizadas no cliente e digitalização. Seus principais produtos são acionadores, colunas de suspensão, extensores robóticos de alcance, parafusos de esfera e rolo e guias lineares (sistemas de orientação monotrilho e rolamentos lineares de esferas). Estes produtos são usados em uma ampla gama de aplicações e tipos de equipamentos, incluindo tecnologia medicinal, maquinário móvel, automação de montagem, robótica e várias outras áreas da indústria. A Ewellix possui seis plantas de produção e customização nos Estados Unidos, Europa e Ásia, opera 16 escritórios de vendas em 15 países e trabalha com uma rede de cerca de 550 parceiros de vendas. A companhia declarou receita de aproximadamente 216 milhões de euros em 2021 e espera-se que declare receita em torno de 250 milhões de euros para o ano fiscal de 2022.

“Adquirindo o Grupo Ewellix, estamos significativamente expandindo nossa pegada em tecnologia linear na divisão industrial, particularmente em áreas e importância estratégica para o futuro”, comenta Dr. Stefan Spindler, CEO Industrial da Schaeffler. “Conheço a Ewellix e sei que é uma unidade comercial muito bem administrada com forte foco no cliente e em vendas apoiada por sólido desenvolvimento de produtos. Consequentemente, a companhia possui rico canal de soluções altamente inovadoras e projetos de clientes. Apoiaremos a equipe da Ewellix com relação à implantação de seus planos ousados de crescimento. Alavancaremos sinergias em cada fase da jornada e parceria com eles para desenvolvimento dos sistemas de produção em suas plantas”.

Megatendências para eletromecânica, otimização da eficiência e automação e robótica
A negociação com a Ewellix representa importante expansão do portfólio de tecnologia linear do Grupo Schaeffler, permitindo que a companhia personalize seus produtos nesta área de forma ainda mais próxima aos requisitos do cliente. A compra da Ewellix também significa que a Schaeffler agora pode focar mais fortemente do que antes em três tendências centrais nos negócios industriais. A primeira delas é a tendência com relação à substituição ou suplementação de soluções hidráulica e pneumática por/com sistemas eletromecânicos. A segunda é a busca por eficiência ótima. E a terceira é a tendência para automação e robótica. A Ewellix possui uma gama modular de tecnologias acionadoras que permite que o desenvolvimento de soluções personalizadas e específicas para uma determinada aplicação rapidamente e de forma rentável. Combinando esta gama com sua própria, a Schaeffler destravará soluções personalizadas adicionais com base nos princípios de projeto inteligente.

O robusto balanço patrimonial do Grupo Schaeffler e posição de liquidez
Ao longo dos últimos anos, o Grupo Schaeffler construiu um robusto balanço patrimonial e posição de liquidez que a coloca em boa posição para realizar a aquisição com sucesso, independente do período atual de volatilidade.

“Nosso robusto balanço patrimonial e posição de liquidez, devidos principalmente a nosso custo e disciplina capital rígidos ao longo dos anos, significam que somos capazes de buscar e tirar proveito de oportunidades de crescimento estratégico, mesmo em períodos voláteis”, diz o Diretor Chefe Financeiro da Schaeffler, Claus Bauer.

O preço de compra para a aquisição, que terá a forma de cessão de ações, é de aproximadamente 582 milhões de euros. Este valor não inclui a dívida líquida da Ewellix, que é de aproximadamente 120 Milhões de euros e que será assumida pela Schaeffler, nem inclui os custos de transação. O preço de compra será pago com recursos financeiros internos e externos existentes. Espera-se que a negociação desencadeie uma melhoria nos ganhos por ação da Schaeffler AG em porcentagens de um dígito até o começo de 2024.

O fechamento do acordo de compra está sujeito a condições habituais de fechamento de aquisições do mercado com relação a controle de fusões e liberação estrangeira de investimentos diretos. Espera-se que tal fechamento ocorra até o fim do ano de 2022.

Declarações e projeções prospectivas
Determinadas declarações no comunicado de imprensa são declarações prospectivas. Por sua natureza, declarações prospectivas envolvem uma série de riscos, incertezas e suposições que podem provocar resultados ou eventos reais materialmente diferentes dos expressos ou implícitos nas declarações prospectivas. Estes riscos, incerteza e suposições podem adversamente afetar o resultado e as consequências financeiras dos planos e eventos descritos aqui. Ninguém assume qualquer obrigação pela atualização ou revisão pública de qualquer declaração prospectiva, seja como resultado de uma nova informação, eventos futuros ou outro. Você não deve depositar confiança em declarações prospectivas que somente falam a partir da data deste comunicado de imprensa. Declarações contidas neste comunicado de imprensa relacionadas às últimas tendências ou eventos não devem ser tomadas como reprodução de que tais tendências ou eventos continuarão no futuro. As declarações cautelares estabelecidas acima devem ser consideradas em conexão com qualquer declaração prospectiva feita por escrito ou oral que a Schaeffler, ou pessoas agindo em nome dela, possam emitir.

Editor: Schaeffler Brazil