Schaeffler equipa novos trens das linhas 8 e 9 de São Paulo

29-11-2022 | Schaeffler Brasil Ltda.

• Novos trens fabricados pela empresa Alstom serão providos com rolamentos e mancais da Schaeffler;
  • Composições do metrô do Rio de Janeiro também são frutos da parceria;
  • Outros projetos ao redor do mundo contarão com trens de fabricação da Alstom e componentes Schaeffler.

O Grupo Schaeffler, fornecedor líder global dos setores automotivo e industrial, marca sua presença nos novos trens das linhas 8 (Diamante) e 9 (Esmeralda), em São Paulo (SP), mediante o fornecimento dos mancais e rolamentos.

Os rolamentos são produzidos na planta de Yinchuan, na China e os mancais – peças que servem como apoio para os rolamentos - veem de Mumbai, na Índia. As peças contam com suporte técnico dos profissionais brasileiros na verificação de todos os requisitos do manual técnico, garantindo a qualidade dos trens que serão fabricados na planta da companhia francesa, Alstom, em Taubaté (SP).

A escolha da Alstom pela Schaeffler como fornecedora se deve à parceria estabelecida há muitos anos entre as empresas, presente em diversos projetos como, por exemplo, as composições do metrô do Rio de Janeiro (RJ), em circulação desde o mês de maio de 2018.

“É uma satisfação muito grande para nós contribuir com essa expansão da frota das linhas 8 e 9 através de nosso cliente, Alstom, e principalmente com o aprimoramento da mobilidade dos paulistanos. As linhas 8 e 9 transportam mais de um milhão de passageiros por dia e, além disso, estamos muito contentes em poder repetir a parceria de sucesso com uma empresa que é referência global no transporte ferroviário”, enfatizou Donizeti Batista, Diretor de Vendas Industriais América da Sul da Schaeffler.

Cooperação entre as empresas
Além da parceria nos novos trens paulistanos, Schaeffler e Alstom também são parceiras em diversos projetos ao redor do mundo e contam com uma sólida cooperação de longo prazo em desenvolvimento, fabricação e serviços de mobilidade no setor ferroviário.