Procurar termo

De motores elétricos a células de combustível: inovações da Schaeffler estreiam na IAA Transportation

Pressrelease Stage Image
Com o objetivo de aumentar a participação em tecnologias para veículos comerciais, a Schaeffler faz neste ano a primeira aparição como expositora da IAA Transportation, em Hanôver Foto: Schaeffler (Digitas Pixelpark)

19-09-2022 | Sorocaba

  • Logística sustentável: Schaeffler eletrifica veículos comerciais e desenvolve mobilidade com hidrogênio para o setor de transporte;
  • Propulsores do futuro para comerciais: protótipo de van utilizando célula de combustível da Schaeffler está em exposição na IAA;
  • Automação: Schaeffler já desenvolve soluções de chassis para o incipiente mercado de direção autônoma.

No ano que marca a primeira aparição da Schaeffler como expositora na IAA Transportation, maior feira global para o setor de transporte e logística, o cenário é desafiador: caminhões e ônibus representam apenas 4% do estoque global de veículos, mas respondem por 40% das emissões globais de CO2 no transporte rodoviário. Ao mesmo tempo, as demandas em transporte e logística continuam aumentando.

“Isso significa que os desafios para OEMs (Original Equipment Manufacturer - fabricante do equipamento original) e fornecedores são óbvios: expandir a eletrificação, reduzir emissões e desenvolver soluções inteligentes em automação e digitalização. Estamos desenvolvendo produtos inovadores de propulsão e chassis para apoiar o desenvolvimento de uma logística sustentável”, disse Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG. Como parceira confiável do setor de transporte e logística há mais de 75 anos, a Schaeffler produz anualmente mais de 80 milhões de rolamentos para clientes de veículos comerciais em todo o mundo.

Os veículos comerciais do amanhã serão elétricos

O maior crescimento no mercado de powertrain de veículos comerciais virá da eletrificação. “A Schaeffler oferece uma gama muito ampla de soluções para acionamentos elétricos e estamos buscando um grande crescimento aqui”, disse Matthias Zink, CEO Automotive Technologies da Schaeffler AG. As soluções incluem acionamentos elétricos para cargo bikes e eixos elétricos para picapes de até 7,5 toneladas, além de sistemas e componentes para eletrificação de grandes caminhões. Já no próximo ano, os primeiros motores elétricos de alto desempenho para veículos comerciais entrarão em produção em série. Além disso, está em desenvolvimento uma nova geração de motores elétricos refrigerados a óleo, com eficiência de conversão de energia superior a 97%. Muitos componentes individuais desses motores elétricos são fabricados internamente - a Schaeffler é uma das poucas empresas em todo o mundo que domina tecnologias altamente especializadas em bobinagem de estatores, como enrolamentos em hairpin e wave. Essas tecnologias permitem à empresa produzir motores com desempenho cada vez mais alto.

A Schaeffler prevê que cerca de 60% de todos os veículos comerciais ainda serão movidos por motores de combustão interna em 2030, com 20% movidos de forma híbrida e aproximadamente 20% serão totalmente elétricos. Porém, em 2035 – apenas cinco anos depois –os veículos totalmente elétricos e movidos a células de combustível representarão cerca de 40% do mercado.

Células de combustível

O foco tecnológico da Schaeffler para powertrains de veículos comerciais também inclui o hidrogênio. A empresa acredita que o setor de transporte de longa distância será o primeiro a adotar os propulsores por células de combustível. No entanto, vans também se beneficiam dessa tecnologia já que usualmente percorrem distâncias maiores de forma regular. Na IAA Transportation, a Schaeffler apresenta uma van movida a célula de combustível: o eixo elétrico do veículo e as pilhas de células de combustível, bem como seu sistema de gerenciamento de energia, foram desenvolvidos internamente – processo que expandiu significativamente o know-how da companhia em powertrains movidos a células de combustível.

A Schaeffler também irá industrializar a produção de placas bipolares - componentes estratégicos das células a combustível - por meio de uma joint venture chamada “Innoplate”. A parceria será com a Symbio, propriedade da Forvia e da Michelin, para fabricar essas chapas em grande volume. A criação da Innoplate foi anunciada pela Schaeffler e pela Symbio em junho deste ano e os parceiros iniciarão suas atividades conjuntas em Haguenau, na França, assim que as aprovações regulatórias forem concluídas. A produção das placas bipolares de alta densidade de potência deve começar em 2024.

A Schaeffler desenvolve sistemas e componentes para todos os tipos de motorizações para veículos comerciais leves e pesados, visando descarbonizar ainda mais o transporte de cargas. É por isso que a Schaeffler também oferece tecnologias para melhorar a eficiência dos sistemas de injeção de combustível: isso inclui um sistema variável de trem de válvulas, projetado especificamente para veículos comerciais e que reduz o consumo de combustível e as emissões. Além disso, estão sendo desenvolvidas tecnologias inovadoras de motores para combustíveis alternativos, particularmente direcionadas à combustão direta de hidrogênio em motores de combustão interna especialmente convertidos. O sistema de válvula variável permite um controle muito preciso do fluxo do ar, independentemente da mistura de combustível, garantindo assim maior eficiência.

Soluções para automação de veículos comerciais

O portfólio de produtos da Schaeffler para veículos comerciais também inclui soluções de chassis para aplicações em direção autônoma. “Aqui também estamos nos preparando para um mercado em crescimento, que continuará ganhando força nos próximos anos”, disse Matthias Zink. Por exemplo, a joint venture entre Schaeffler e Paravan Technologies está desenvolvendo o Space Drive, um sistema steer-by-wire sem qualquer conexão mecânica entre volante e caixa de direção dos veículos, o que abre novas e importantes possibilidades de design para as montadoras. Essa tecnologia está sendo desenvolvida para uso em veículos de produção em série, com o objetivo de permitir a automação e o controle remoto de caminhões, ônibus e veículos de transporte e logística, tornando-os mais eficientes, econômicos e seguros.

Clique aqui para fotos de Klaus Rosenfeld e Matthias Zink:
www.schaeffler.com/en/executive-board

Editor: Schaeffler Brazil
País: Brasil

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG
Corporate Communication
Industriestraße 1-3
91074 Herzogenaurach
Alemanha

presse@schaeffler.com

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar