Schaeffler apresenta soluções de reparo para o transporte de hoje e do futuro na Automec 2023

Sistema mecatrônico inteligente de direção da roda traseira (iRWS)

17-04-2023 | Sorocaba

• Com o conceito “Your business, our focus”, a Schaeffler mostra ao mercado de reposição suas tecnologias e serviços com foco no cliente;
  • Visitantes poderão participar de treinamentos técnicos em espaço reservado no estande da marca

A Schaeffler, com as marcas LuK, INA e FAG, participará da 15ª edição da Automec, maior evento do Aftermarket Automotivo da América Latina, de 25 a 29 de abril, em São Paulo (SP). Com o conceito “Your business, our focus” (“O seu negócio é o nosso foco”, em tradução livre), a Schaeffler irá apresentar seu portfolio de soluções de manutenção para motores a combustão, veículos híbridos e elétricos, focada no mercado de reparação do hoje e do amanhã.

Com novas tecnologias e com a sua ampla experiência em equipamento original, a Schaeffler dedica parte da sua presença na feira aos temas da mobilidade do futuro e da sustentabilidade, apresentando o kit de reparo RepSystem-G para o eixo elétrico, o sistema mecatrônico inteligente de direção da roda traseira (iRWS), e o rolamento especial TriFinity voltado para a eletromobilidade. “Estamos focados nas necessidades dos nossos clientes, onde se incluem as soluções de manutenção que as oficinas precisam hoje e no futuro próximo. O nosso objetivo é ajudar as oficinas neste novo cenário repleto de mudanças devido às novas tecnologias, como a eletrificação, e ao mesmo tempo continuar fornecendo produtos da mais alta qualidade e capacitação para o reparo profissional das tecnologias atuais”, reforça Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior Aftermarket Automotivo – Schaeffler América do Sul.

Durante a Automec 2023, os visitantes encontrarão no estande da Schaeffler inovações tecnológicas desenvolvidas por cada uma das suas marcas de produtos.

Com a marca LuK, a Schaeffler apresenta suas soluções completas para a reparação do sistema de embreagem, os conhecidos RepSet, que são desenvolvidos para atender as exigências diárias das oficinas, trazendo em uma única embalagem componentes que se encaixam perfeitamente entre si e agilizam o processo de manutenção. Dentre eles, podemos destacar o RepSet DMF, composto pelo disco de embreagem, o platô, o atuador hidráulico (CSC), o volante bimassa (DMF) e em algumas aplicações os parafusos de fixação. No Brasil, atualmente uma boa parte dos veículos comerciais leves, como furgões, vans e pick-ups, adotam a tecnologia do volante bimassa (DMF), que conta com duas massas circulares que rotacionam entre si conectadas por molas, essa solução tem uma maior eficácia no amortecimento das vibrações indesejáveis geradas pelo motor a combustão. O efeito prático é um veículo que roda mais suave e mais confortável para dirigir, proporcionando ainda menores consumo de combustível e emissões de gases.

A Schaeffler também apresentará um novo produto para a linha de embreagens automatizadas de caminhões e ônibus, o CPCA LuK. Os visitantes poderão conhecer mais detalhes do sistema de acionamento de embreagem pneumático concêntrico (CPCA), cuja função é desengatar e engatar o conjunto de embreagem automatizado, utilizando-se de ar comprimido e comandos originados da central eletrônica. Solução, essa que proporciona maior durabilidade do conjunto de embreagem, favorece economia de espaço e menor peso, pois reduz o número de componentes.

“A Schaeffler está focada em apresentar inovação, qualidade, proximidade e serviços. A meta da empresa é contribuir com o mercado de reparação com novas tecnologias e com a sua ampla experiência em equipamento original”, enfatiza Thiago Martins, Gerente de Produto/P&D Aftermarket Automotivo.

Sob a marca de produtos INA, a Schaeffler irá apresentar os kits inteligentes para a troca de correias de distribuição. Estes Kits variam de acordo com a necessidade de manutenção de cada veículo. Geralmente, contêm correia, tensores, polias de desvios, correia e, em vários casos, os elementos de fixação, como parafusos, porcas, prisioneiros, entre outros. Já os kits por corrente possuem correntes, engrenagens, guias e guias tensoras, tensores hidráulicos, bem como os fixadores e o refil de graxa específica para a lubrificação do sistema durante a montagem.

Os rolamentos FAG também estarão expostos na feira. Com excelente durabilidade, são fáceis de montar, otimizam o tempo de manutenção, melhoram a rentabilidade do reparador e, consequentemente, aumentam a disponibilidade do veículo para os clientes.

Podem ser de roletes cônicos, de dupla carreira de esferas, de primeira geração, vedados e engraxados para a vida útil, com cubos de roda para posição dianteira e ou traseira. Atendem todas as gamas de veículos: carros de passeio, veículos comerciais leves e pesados, pick-ups, tratores. Para a linha de caminhões e ônibus, vale destacar, as unidades de Reparo de Rolamento Compacto, RIU (Repair Insert Unit). Este conjunto, que já conta com lubrificação, pré-montagem e de fábrica, é uma solução completa para redução de custos operacionais, ou seja os dois rolamentos já são fornecidos engraxados, vedados e pré-ajustados para a manutenção do cubo de roda do caminhão/ ônibus, permitindo uma manutenção mais enxuta, rápida e segura, e também excelente performance operacional durante longo tempo em serviço, devido ao acabamento superficial das pistas para alta performance, garantindo melhor coeficiente de deslizamento, o que colabora para a redução do consumo de combustível e, consequentemente, das emissões.

Outro atrativo do estande Schaeffler será o “Espaço Super Dicas REPXPERT” reservado para experiências e treinamentos, os visitantes terão a oportunidade de tirar suas dúvidas sobre componentes e as soluções de reparação oferecidas pela empresa. “Além das soluções tecnológicas e produtos de qualidade original, a Schaeffler também tem como foco a assistência para os mecânicos. A nossa equipe de experts está sempre disponível para ajudar os clientes em suas dúvidas de aplicação através do 0800 ou WhatsApp da empresa. Além do portal REPXPERT, que reúne em uma única plataforma catálogo, material técnico e vídeos como a web série ‘Super Dicas para Super Mecânicos’, com dicas rápidas das principais aplicações”, destaca Renata Costa Silva, Gerente de Marketing e Comunicação Corporativa da Schaeffler para a América do Sul e México.

A Automec 2023 ocupará todo os oito pavilhões do São Paulo Expo e a estimativa da organização da feira é receber um público aproximado de 80 mil visitantes. Além de conhecer as principais novidades da indústria de autopeças, o visitante poderá acompanhar uma variedade de atividades e experiências.

Serviço - Schaeffler na Automec

Local: São Paulo Expo - Rod. dos Imigrantes, Km 1,5 – Água Funda, São Paulo