Procurar termo

A Schaeffler melhora a rentabilidade das aplicações de hidrogénio – e ganha o MATERIALICA Award com a sua tecnologia inovadora

Pressrelease Stage Image
Rostos sorridentes depois de ganhar o Materialica Award com a Enertect (a partir da esquerda): Robert Metzger, CEO da MunichExpo GmbH e organizador do certame; Dr. Edgar Schulz, especialista no âmbito das tecnologias de revestimentos na Schaeffler; Dr. Mehmet Öte, Director of Coating Technology na Schaeffler e o apresentador Prof. Dr.-Ing. Karl Reiling, da Universidade de Ciências Aplicadas de Landshut, cátedra de Tecnologia de Adesivos e Materiais Compósitos. (Foto: Victoria Broome/eMove360°)

18-10-2023 | Sant Just Desvern

  • Aço em vez de titânio: A gama de revestimentos Enertect da Schaeffler recebe o MATERIALICA Design + Technology Award 2023
  • Prémio por um sistema de desempenho sustentável e de alto rendimento para placas bipolares metálicas onde foi otimizada a relação preço-desempenho.
  • A Schaeffler amplia a gama de revestimentos modulares para a tecnologia do hidrogénio nas células de combustível e na eletrólise tipo PEM

Com a sua solução de revestimento Enertect, a Schaeffler, a empresa de tecnologia de movimento, ganhou o prestigiado MATERIALICA Design + Technology Award 2023 na categoria "Material". O sistema Enertect permite produzir, de forma ainda mais sustentável e otimizando, as placas bipolares metálicas para aplicações na tecnologia do hidrogénio. O galardão foi apresentado na eMove360° Europe 2023, a feira comercial internacional para a mobilidade elétrica e autónoma de Munique. Ao comentar a sua decisão, o painel de juízes especialistas destacou, entre outros aspetos, a redução da pegada de carbono em até 99% nos revestimentos da Schaeffler, em comparação com outras opções disponíveis no mercado. Foram nomeadas um total de oito empresas e organizações como finalistas nas categorias "Material", "Produto", "Superfície e Tecnologia", "Eficiência de CO2" e "Estudante". Este é o quinto MATERIALICA Design + Technology Award que a Schaeffler recebe desde 2014.

O Prof. Dr.-Eng. Tim Hosenfeldt, Senior Vice President Corporate Research and Innovation & Technology da Schaeffler, disse: "Estamos verdadeiramente orgulhosos por termos ganho uma vez mais o MATERIALICA Award. As soluções inovadoras de revestimento, como a Enertect, desempenham um papel fundamental na mobilidade sustentável do futuro, por exemplo, no segmento estratégico do futuro crescimento do hidrogénio. Este prémio demonstra que, graças ao nosso trabalho intensivo em I+D sobre tecnologias de superfície, cumprimos uma missão importante para tornar a tecnologia do hidrogénio sustentável e viável no futuro”.

Enertect: Mais económica e menos CO2 ao longo da totalidade do ciclo de vida do produto
O inovador sistema de revestimento de alto desempenho Enertect é utilizado nas placas bipolares metálicas com PEM (membrana de intercâmbio de protões) para células de combustível e eletrolisadores. O revestimento preserva a alta condutividade elétrica ao longo da vida útil das células de combustível e protege o material de base contra a corrosão. Por este motivo, quando combinado com este revestimento, é possível utilizar aço, menos dispendioso e mais fácil de processar, em vez de titânio. O revestimento, desenvolvido pela empresa, é particularmente fino e não contém metais nobres. Graças ao seu design especial nanoestruturado, trata-se de uma solução tão forte e eficaz como se tivesse metais nobres, mas é muito mais sustentável e menos dispendiosa. Desta forma, é possível reduzir a pegada de carbono do revestimento em mais de 90%, enquanto a pegada de carbono de toda a placa metálica bipolar pode ser reduzida em 20%. A partir do início de 2024, a Schaeffler iniciará a produção de placas bipolares com o revestimento Enertect PC+ em Haguenau, França, na empresa conjunta Innoplate que fundou em associação com a Symbio. A Schaeffler também continuará a desenvolver o produto tendo em vista outras aplicações.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U
País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG
Corporate Communication
Industriestraße 1-3
91074 Herzogenaurach
Alemanha

presse@schaeffler.com

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar