Procurar termo

O banco de ensaio mais potente do mundo para rolamentos principais de turbinas eólicas: A Schaeffler colabora com a LORC e a R&D Test Systems

Pressrelease Stage Image

16-02-2024 | Sant Just Desvern

  • Em colaboração com a LORC (Lindø Offshore Renewables Center) e a R&D Test Systems, estão atualmente a ser construídas em Lindø, na Dinamarca, o banco de ensaio mais potente do mundo para rolamentos principais de turbinas eólicas
  • A Schaeffler é o primeiro cliente a dispor destas instalações
  • O "Closed Loop Engineering" da Schaeffler como uma abordagem abrangente para o desenvolvimento de rolamentos de turbinas eólicas

As turbinas eólicas são de grande importância quando se trata de impulsionar a expansão das energias renováveis. As turbinas eólicas estão a cada vez maiores e mais potentes. O sistema de rolamento do veio principal, como parte integrante do sistema de acionamento, tem uma importância fundamental, uma vez que é para aqui que convergem todas as forças e binários exercidos pelo vento sobre a turbina. Como líder de mercado e parceiro estratégico de desenvolvimento, a Schaeffler está à altura das circunstâncias e contribuirá ativamente para o desenvolvimento de turbinas eólicas multimegawatts.

Nas instalações do LORC (Lindø Offshore Renewables Center) em Lindø, Dinamarca, está a ser construído o banco de ensaio mais potente para rolamentos do veio principal. O investimento ascende a cerca de meia centena de milhões e inclui subvenções do programa dinamarquês GreenLab. Prevê-se que até ao final de 2025 estejam em funcionamento os primeiros programas concretos de ensaios. A LORC estabeleceu uma colaboração com a R&D Test Systems, um dos principais fornecedores de equipamentos de ensaio para a indústria eólica, visando construir o novo banco de ensaio. A Schaeffler desempenhou um papel fundamental na definição das especificações das instalações. Além disso, será o primeiro cliente a testar os seus rolamentos do veio principal para as futuras gerações de turbinas eólicas, em cooperação com os fabricantes de equipamentos originais.

O Dr. Michael Pausch, CTO Industrial Schaeffler, sublinhou: "Somos um fabricante líder ao nível tecnológico e de mercado no que respeita a tecnologias de rolamento na indústria eólica. Na LORC, um dos operadores mais experientes em instalações de ensaio para trens de potência de turbinas eólicas, encontrámos um parceiro que nos ajudará a ampliar os nossos conhecimentos e a melhorar o rendimento dos nossos produtos. Temos agora a oportunidade de dar forma ao desenvolvimento das novas gerações de turbinas eólicas com a tecnologia de ensaio e o desenvolvimento de métodos adequados".

"Desde 2011, com o nosso banco de ensaio de rolamentos de grandes dimensões "Astraios", temos adquirido conhecimentos valiosos para desenvolver soluções de rolamentos principais. Com estas novas instalações de ensaio, poderemos avançar para novas e futuras dimensões e contribuir para o desenvolvimento mais rápido de turbinas eólicas multimegawatts fiáveis", acrescentou Bernd Endres, Vice President Business Unit Wind, da Schaeffler Industrial.

"Closed loop engineering" para rolamentos principais de turbinas eólicas
Há cerca de 40 anos que a Schaeffler oferece soluções fiáveis de rolamentos para turbinas eólicas onshore e offshore. Os rolamentos da Schaeffler estão presentes em uma em cada duas ou três turbinas eólicas no mundo.

A Schaeffler aposta numa abordagem de "closed loop engineering" para os seus rolamentos de turbinas eólicas. Além de se concentrar no desenvolvimento efetivo de soluções de rolamento, os especialistas da Schaeffler também colaboram no design de turbinas eólicas com simulações de sistema, ensaios e campanhas de medição no terreno. Os conhecimentos adquiridos contribuem para o desenvolvimento dos projetos dos clientes, das ferramentas de design e para a criação de novas soluções de rolamento. Os especialistas da Schaeffler trabalham em estreita colaboração com os fabricantes de equipamentos originais para aumentar a fiabilidade das turbinas eólicas e tornar a energia eólica mais rentável. O novo banco de ensaios constituirá um importante pilar para os avanços das próximas décadas.

Editor: Schaeffler Iberia S.L.U.
País: Portugal

Meios relacionados

Uso das imagens da Schaeffler

As imagens da Schaeffler para a imprensa apenas podem ser usadas para fins editoriais. Salvo indicação em contrário, todos os direitos editoriais e direitos de uso e exploração pertencem à Schaeffler Technologies AG & Co. KG, Herzogenaurach (Alemanha) ou a uma das suas empresas afiliadas. A reprodução e publicação das imagens de imprensa da Schaeffler apenas está permitida se a fonte for indicada da seguinte forma: "Imagem: Schaeffler". As imagens podem ser usadas gratuitamente nesses casos. É proibido o uso de imagens para fins publicitários ou outros fins comerciais, e em particular a sua divulgação a terceiros para fins comerciais. As imagens só podem ser editadas com a aprovação da Schaeffler.

Agradecemos que nos seja enviado um exemplar quando as fotos da Schaeffler forem publicadas em meios impressos (ou uma cópia digital no caso de publicação em formato digital). Ao utilizar as imagens da Schaeffler em filmes, agradecemos que nos notifique e indique o título do filme.

O uso e a utilização das imagens da Schaeffler está sujeita à normativa da Alemanha sem considerar conflitos de cláusulas legais. O local da jurisdição competente será Nuremberg, Alemanha.

Endereço postal:
Schaeffler Technologies AG & Co. KG
Corporate Communication
Industriestraße 1-3
91074 Herzogenaurach
Alemanha

presse@schaeffler.com

Downloads

Comunicados de imprensa

Pacote (Comunicado de imprensa + meios)

Partilhar página

A Schaeffler aplica os cookies para garantir o melhor uso possível. Ao usar este b site você estará concordando com a aplicação destes cookies. Mais informações

Aceitar